Dúvidas novato please help!


Recommended Posts

Boas pessoal, já ando aqui pelo fórum há uns bons meses embora não tenho postado muito, tento normalmente acompanhar as criações do pessoal e também observar as dúvidas dos outros, que correspondem muitas vezes às minhas. No entanto e como quero dar uma remodelação no meu aquariozeco, preciso eu próprio de tirar algumas dúvidas que me invadem a mente. Vou ordena-las por pontos para mais fácil clarificação de alguma alma caridosa deste fórum :P

 

O meu aquário pertence a este modelo da tetra (60 litros 57 x 30 x 35cm ):

 

60laquariumxg3.gif

 

 

1 - O meu primeiro problema é o filtro interno, ocupa grande parte do aquário e queria tirar aquele trambolho e comprar algo do género deste "Elite HUSH", gostaria de saber se é uma boa compra e se basta basicamente colocar o aparelho e este fica "pendurado" de fora do aquário a filtrar, ou isto envolve eu ter de criar um compartimento traseiro ao aquário para a filtragem?

 

elitehush35nk3.jpg

 

2 - Segundo problema é eu querer trocar o meu areão branco por akadama ou areão preto. Gostaria de saber qual o melhor no vosso entender, mais barato, etc?

 

3 - Para mudar completamente o aquário precisarei colocar os peixes numa bacia por algumas horas. Haverá problema estes estarem sujeitos a uma temperatura de água baixa durante estas horas (14 ou 15 graus, penso eu por esta altura do ano) ou preciso de arranjar alguma maneira de manter a agua quente? os peixes são maioritariamente espadas, assim como 2 plecos e 4 coridoras.

 

4 - Tenho anubias ha uns 6 ou 7 meses e estão BASTANTE desenvolvidas, gostaria de saber se o corte deve ser efectuado ao nivel do rizoma, visto este estar bastante desenvolvido mas como pelos vistos aconselham simplesmente a cortar folhas velhas, nao sei como hei-de fazer :\

 

5- Por último tenho uma luz bastante fraca no aquario e estava a pensar adquirir calhas daquelas que muitos usam no forum, onde o aquario se encontra "aberto" superiormente com a calha encaixada lateralmente, gostaria de saber se isso tem de ser feito a medida, ou se posso adquirir (onde?) e qual será o preço? deste genero:

 

019xl2.jpg

 

 

obrigado a todos se puderem responder a 1 ou 2 perguntas já me ajudavam bastante!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vou tentar responder.

 

Boas pessoal, já ando aqui pelo fórum há uns bons meses embora não tenho postado muito, tento normalmente acompanhar as criações do pessoal e também observar as dúvidas dos outros, que correspondem muitas vezes às minhas. No entanto e como quero dar uma remodelação no meu aquariozeco, preciso eu próprio de tirar algumas dúvidas que me invadem a mente. Vou ordena-las por pontos para mais fácil clarificação de alguma alma caridosa deste fórum :P

 

O meu aquário pertence a este modelo da tetra (60 litros 57 x 30 x 35cm ):

 

 

 

 

1 - O meu primeiro problema é o filtro interno, ocupa grande parte do aquário e queria tirar aquele trambolho e comprar algo do género deste "Elite HUSH", gostaria de saber se é uma boa compra e se basta basicamente colocar o aparelho e este fica "pendurado" de fora do aquário a filtrar, ou isto envolve eu ter de criar um compartimento traseiro ao aquário para a filtragem?

 

elitehush35nk3.jpg

 

Esse é chamado o filtro de cascata, depende dos peixes e da quantidade pode chegar ou não (melhor será sempre um externo). Se o teu aquário é igual ao da imagem terá tampa, logo para teres filtro de cascata ou cortas a tampa ou retiras-a.

 

2 - Segundo problema é eu querer trocar o meu areão branco por akadama ou areão preto. Gostaria de saber qual o melhor no vosso entender, mais barato, etc?

 

Mais barato entre areão preto (normal) e akadama será o areão preto, agora tb tens areões muito caros (o melhor será veres nos sites dos patrocinadores e ficas logo com uma ideia em relação aos preços).

 

 

3 - Para mudar completamente o aquário precisarei colocar os peixes numa bacia por algumas horas. Haverá problema estes estarem sujeitos a uma temperatura de água baixa durante estas horas (14 ou 15 graus, penso eu por esta altura do ano) ou preciso de arranjar alguma maneira de manter a agua quente? os peixes são maioritariamente espadas, assim como 2 plecos e 4 coridoras.

 

Tenta arranjar uma bacia, caixa plástica em que caiba o termostato, e liga-os o lá, aproveitas e enches o recipiente com água do teu aquário.

 

4 - Tenho anubias ha uns 6 ou 7 meses e estão BASTANTE desenvolvidas, gostaria de saber se o corte deve ser efectuado ao nivel do rizoma, visto este estar bastante desenvolvido mas como pelos vistos aconselham simplesmente a cortar folhas velhas, nao sei como hei-de fazer :\

 

Cortar folhas velhas serve para não estragarem a água e ajudar a planta a não perder "tempo" com elas, a poda da anúbia é feita sim no rizoma como tu pensas e bem, convém é ser com uma boa tesoura, bem afiada e num único corte.

 

5- Por último tenho uma luz bastante fraca no aquario e estava a pensar adquirir calhas daquelas que muitos usam no forum, onde o aquario se encontra "aberto" superiormente com a calha encaixada lateralmente, gostaria de saber se isso tem de ser feito a medida, ou se posso adquirir (onde?) e qual será o preço? deste genero:

 

Tens disso à venda em lojas de aquariofilia e nos patrocinadores do fórum tb, podes solicitar orçamento para o que pretendes e logo ficas a saber com o que contares.

 

Tem em atenção que a luz que irás necessitar dependerá do tipo e quantidade de plantas que queiras usar.

 

obrigado a todos se puderem responder a 1 ou 2 perguntas já me ajudavam bastante!

 

cumprimentos

 

Tentei ajudar.....

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou tentar responder a algumas, mas ouve mais gente, eu ando sempre a aprender.

 

1 - Não conheço esse filtro parece de cascata, mas acho referivel um filtro externo, que pode inclusive no futuro servir para um aquario maior

 

2 - A akadama é mais cara no entanto o areão precisa de substracto o que á posteriori é pior por causa da sinfonagem (eu ando sempre aflito)

 

3 - Aqui ainda é pior, está a falar de mudança completa do aqua, para fazer isso sem precisar de ciclar de novo tens numa primeira fase montar o novo filtro, usares um produto para o cultivo de bactérias (sera nitrivec por exemplo), isto ainda com o antigo no aqua. Na semana seguinte tiras o filtro velho e ai uns quinze dias depois fazes a mudança, mesmo assim não sei se não vais ter perdas. Quanto á temperatura da água metes o termoestato e para encher o aqua tens de usar a agua dele se meteres nova matas as bactérias. Tudo isto tem de ser feito o mais rápido possivel porque enquanto o filtro estiver para a água não circula no seu interior, depois de tudo montado mais nitrivec e umas rezas para que tudo fique bem.

 

4 - Eu corto as folhas velhas o mais abaixo possivel

 

5 - Aqui não te posso ajudar procura nos projecto diy, têm boas ideias e a preços razoáveis.

 

 

Espero ter ajudado mas espera por mais opiniões.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já obrigado pelas rápidas respostas. (!!)

 

Se bem entendi um filtro externo requeria a "criação" de um compartimento atras do aquario certo? é que o movel é feito à medida e nao tenho espaço para mais, será que esse filtro em cascata se aguantará bem? o principal mesmo é ocupar o mínimo e ser eficiente.

 

Quanto ao akadama, se usar akadama não preciso de substracto? Não estou a pensar pôr plantas muito exigentes por enquanto, mas não sabia que o akadama teria essa "função". Quer então dizer que o akadama por si só é já um substracto fértil?

 

Cumprimentos.

 

Ps: depois de mudar o fundo e podar as plantas todas, voltarei a repôr a água do aquário (cerca de metade 20 25 litros) assim mesmo que mude de filtro e adicione o Nitrivec, terei menor probabilidade de baixas certo?

Editado por sOuLk4sT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já obrigado pelas rápidas respostas. (!!)

 

Se bem entendi um filtro externo requeria a "criação" de um compartimento atras do aquario certo? é que o movel é feito à medida e nao tenho espaço para mais, será que esse filtro em cascata se aguantará bem? o principal mesmo é ocupar o mínimo e ser eficiente.

 

Um filtro externo coloca-se normalmente no chão ou dentro ou fora do móvel e já vem com mangueiras e tudo

 

Quanto ao akadama, se usar akadama não preciso de substracto? Não estou a pensar pôr plantas muito exigentes por enquanto, mas não sabia que o akadama teria essa "função". Quer então dizer que o akadama por si só é já um substracto fértil?

 

Pelo que sei sim a akadama é um substracto fértil, também se usa para os bonsai (não sei se é igual, a dos bonsai é mais barata)

Cumprimentos.

 

Ps: depois de mudar o fundo e podar as plantas todas, voltarei a repôr a água do aquário (cerca de metade 20 25 litros) assim mesmo que mude de filtro e adicione o Nitrivec, terei menor probabilidade de baixas certo?

Sim mas nunca se deve mudar tudo ao mesmo tempo primeiro o filtro uma ou duas semanas antes para fixar as bactérias, depois na mudança usar agua do aquario para não as matar

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas nunca se deve mudar tudo ao mesmo tempo primeiro o filtro uma ou duas semanas antes para fixar as bactérias, depois na mudança usar agua do aquario para não as matar

 

 

Pelo que percebi ele vai manter tudo excepto o areão (que é o objectivo deste tópico) e por ventura o filtro.

 

 

sOuLk4sT

 

O filtro externo não precisa estar atrás, mas sim em baixo, por outro lado o filtro de cascata fica sempre um pouco mais para trás do aquário, se o teu aquário já tem a traseira encostada não vai lá caber o filtro de cascata.

 

 

Akadama é um substrato rico em micros, não tem os macros (NPK). Pesquisa melhor sobre substratos férteis.

 

E sim terás menor probabilidade de baixas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia eh essa, quanto ao NPK talvez o melhor seja entao os adubos liquidos proprios embora não possua plantas muito exigentes...

 

Agora o problema principal vai ser mesmo tirar a "tampa" deste aquário, dá-me ideia que aquilo está bem fixo :\

Editado por sOuLk4sT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maioria já foi dito, mas posso-te ainda ajudar nalgumas coisas, eu tenho um aquário igual ao teu, Tetra de 60L, o que eu fiz, foi tirar a tampa (nas dobradiças da tampa da parte de trás tem uns grampos que saem), ainda fica o rebordo do vidro que eu deixei, mas podes tirar, bastando apenas fazer um pouco de força já que esta colada com silicone ao vidro, qualquer calha com as medidas de 60cm dão, eu no meu caso comprei uma calha sun sun hdd 600 B 2x24w ficou perfeito, tenho praticamente 1W/L, já que o aquário nunca leva os 60L e com substracto + hardscape etc... ficamos com perto de 50L. Em relação ao filtro, também te aconselho um externo, foi o que eu meti no meu caso e como o pessoal já te disse podes meter por baixo do movel ou ao lado no chão (caso não caiba na parte de baixo do movel).

O resto das perguntas já o pessoal te respondeu e bem! :)

Se precisares de umas fotos para veres como fica esse aquário sem tampa e com a calha e filtro externo, manda um MP que eu envio-te umas fotos do meu!

Um abraçao

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.