Como controlar o ph??


Recommended Posts

Eu tenho um injector caseiro de Co2 (pois tenho plantas que necessitam de muito Co2) mas este faz com que a minha agua fique muito acida como posso mante-la neutra, mas mantendo tambem o injector???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não percebo muito de Co2, mas do que li, penso que terá a ver com o nivel onde tens a pedra difusora(no caso de usares no injector se for caseiro) ou o tubo ligado ao reactor Co2, quanto maior profundidade ele tiver mais ácida a água fica, quanto mais a superficie tiver menos ácida. Penso que se poderá dizer dessa maneira, mas espera por mais opiniões.

Tanto o Governa como o Just_me te podem ajudar

 

Tens estes dois tópicos referentes ao CO2, podes tirar algumas dicas deles

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9929

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :wink:

 

Epá a cena das ostras ou areão de coral metidos nos filtro, juntamente com mudas de água é mesmo a melhor maneira de elevar o ph.

 

Eu tambem tenho o ph ou melhor tinha o ph sempre a baixar muito, devido a muita comida congelada na água, tenho discus. E concegui resolver o problema com o tal areão de coral. Mas a cena das ostras é capaz de ficar mais barato não sei :shock:

 

Basicamente qualquer treta feita de calcário faz o serviço.

 

Atenção que o ph pode não descher tão depressa mas os nitritos, ou seja a (palavra censurada) que mata os peixes de um momento para o outro, continua a acumular na água. Daí as mudas de água serem tambem importantes :shock:

 

[[]]'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o pH te está a descer demasiado é porque tens CO2 a mais...

 

O objectivo que se pretende é dar CO2 suficiente ás plantas, se a tua agua está a acidificar demais é porque injectas muitoa mais CO2 do que as tuas plantas consomem.

 

Como já foi dito para controlares o CO2 sobes e desces a pedra difusora no caso de a estares a usar, já que encurtando o caminho que o CO2 percorre na água diminuis a sua dissolução.

 

A outra solução é aumentares o pH da água com carbonatos, solução que tambem podes utilizar. Isto tambem te vai aumentar a dureza da água...e portanto tens de ver se os peixes e plantas que tens gostam dessas condições.

 

Tens tabelas na net com valores de KH, pH e concentração de CO2.

 

Já agora isso das plantas "precisarem de muito CO2" ... não me parece uma afirmação correcta... há valores estabelecidos para o valor de CO2 optimo na água e penso que nao passa dos 20ppm (nao tenho a certeza deste valor).

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.