Ligação de dois filtros externos- aqua 300 L


Recommended Posts

Boas !

 

Gostaria que me ajudassem na montagem do meu novo projecto (plantado 300 L brutos) para o qual estava a pensar usar dois filtros exteriores Eheim que já tenho (2213 - 440 L/h + Ecco Pro 300 - 2036 - 700 L/h). Tenho duas opções pelo menos, que tentei esquematizar da seguinte forma:

 

1) Ligação em paralelo

 

Paralelo.jpg

 

2) Ligação em série

 

Srie.jpg

 

Na ligação em série o 2213 deve permanecer desligado ou não ?

 

Nas duas hipóteses pensava em deixar o 2213 apenas com filtragem mecânica e o 2036 com filtragem biológica e mecânica.

O sistema UV que possuo é um JBL 9 W pelo que na saída do 2213 estava a pensar fazer uma ramificação com apenas um dos braços a passar no UV, com redutor de fluxo, de forma a lentificar o fluxo. Este UV estaria ligado apenas umas cinco horas por noite.

 

O aquecedor/termostáto será um externo da Hydor de 300 W ligado a um dos filtros.

 

Qual será a melhor opção ? Haverá outras ? Chegaria por o 2036 só a tomar conta daquilo ?

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar, se tens esses dois filtros, coloca os dois a funcionar independentemente um do outro. Terás sempre melhores resultados. Podes utilizar um para a filtragem mecânica e outro para a biológica. Assim ficas com duas entradas de água e duas saídas, mas contenta-te com a tua sorte. Num dos meus aquários tenho 3 filtros externos...

 

Se mesmo assim optares por uma das tuas sugestões, opta pela segunda, em série. E tens de desligar um deles!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2236 não chega para esse aqua todo.

Eu ligava em serie, mas só punha o 2236 a trabalhar.

 

Por acaso estava a pensar montar algo do genero mas ainda não me decidi.

 

Ao invés de um filtro comprava isto:

b9c1_1.JPG

 

Tem 1.5L, mas ainda não reflecti se vale a pena ou não.

 

1_G.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem esse objecto é 5* para o que eu quero

 

onde se arranja ??? 2 ou 3 objectos desses ligados a um potente filtro é exelente para complementar a filtragem

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Onde é que se pode comprar essa brincadeira ?

 

 

Tenho um amigo nos EUA que normalmente me arranja algum material para os meus aquas e foi ele que me falou deste pre filtro. Acho que ficava já com portes por 35€.

 

Mas como ainda não me decidi por isso não dei muita importancia .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se dá para fazer algum tipo de redução se for mais do que um, tenho que perguntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas acho que o 2036 chega, mas fica muito aquém da filtragem ideial...

 

Ligar em paralelo acho que está fora de questão, vais forçar as turbinas... pois a carga no outlet será excessivo.

 

Ligar em serie é bacano para só ter 2 tubos no aquario.. mas por fim acabas por não aproveitar as eficácias de circulação de ambos os filtros.. eu recomendo o uso em serie caso a cabeça de um dos filtros esteja pifada... pois assim consegues aproveitar a capacidade de materias mesmo estando sem trabalhar..

 

Se realmente vais decidir por uma dessas opções recomendo ligares em serie e deixares apenhas a cabeça com mais potencia a trabalhar..

 

Mas nada melhor que ter 2x filtros a trabalhar... 1x em cada canto do aquario

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à ligações dos filtros já foste mais que (bem) aconselhado :)

 

Só uma "chamada de atenção", dizes que pensas usar uma quecedor externo Hydor, esse tipo de aquecedores externos funcionam mal, conheço algumas pessoas que compraram e se desfizeram deles logo em seguida :agrue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação ao pré filtros estes podem ser encontrados no ebay ficam a por +/- por 28 eurois sem seguro com seguro vai para pouco mais de 30eurois.

 

Quanto a pergunta do Neon Tetra para optares pela primeira opção terás de aumentar o diametro do tubo desde o ponto onde unes os dois filtros e mesmo assim poderás perder parte do caudal

 

Na segunda opção o melhor mesmo é ter um dos filtros desligados mas assim também perderás caudal pois a agua encontra mais resistência.

 

O melhor mesmo na minha opinião será ter os dois a funcionar em separado.

 

Espero ter ajudado

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o vendedor no ebay a coisa fica +- por 29€...mesmo que fossem comprados varios, para reduzir os portes, continuo achar caro!

Já para não falar de que não sabemos a qualidade do material.

 

Alguém ficou com vontade de arriscar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

julgo que o mais correcto ficasse

para o 1º filtro a funcao mecanica, seria o de menor capacidade/caudal e eventualmente estaria ligado ou não.

para o 2º com a funçao biologica, seria obrigatoriamente o de maior capacidade/caudal e obrigatoriamente estaria sempre ligado.

qunto as camadas filtrantes em cada um deles é q teria algumas duvidas,

se seria o 1º so com uma camada de esponja azul com mesma densidade,

ou se seria esponjas azuis com varias densidades do mais grosso para o mais fino

ou mesmo se existe outras opçoes de camadas e materiais.

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aproveitando a boleia, do que já aqui se escreveu, faço intenções de montar 2 filtros externos p/um aqua de 450lt, gostava que dissessem que tipo de materiais contem um filtro biologico e um filtro mecânico...

 

eu fiz um search pelo forum (e não só) sobre filtros, fala-se muito dos biológicos com carvão, esponjas e o mecânico com bio-bolas... mas nada muito explicito. Assim, se tivessem 2 filtros iguais (ou lá perto), e quisessem um com uma função biológica e outra mecânica, que materias devia conter um e que materiais devia conter outro ?!

 

Obrigado.

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo feedback !

 

Concluo então que :

 

1º o melhor será ligar os dois filtros separados um em cada canto do aquário ? Mas a questão é: fica o tudo de aspiração de um filtro do mesmo lado que tubo de saído do outro filtro ? ( a aspiração geralmente é no fundo e a flauta de saída fica mais à superfície)

 

2º O filtro mais fraco deve ficar com as matérias filtrantes mecânicas: esponjas de densidades progressivamente maiores até lâ mineral ?

 

3º O filtro 2036 ficará com a parte biológica embora ele já venha com materiais de diversos tipos: esponja, lâ , esponja com carvão ?, EHEIM MECHpro, EHEIM bioMECH....devo retirar alguns e por mais cerâmicas ?

 

4º Vou ter de arriscar o termostáto externo Hydor de 300w ( já está pago !) apesar de alguns dizerem que nem sempre funciona bem. Alguém tem experiência com este aquecedor ?

 

 

No futuro talvez resolva mudar para um dos filtros Eheim Thermo com maior capacidade de massas filtrantes e maior caudal. A regra fluxo ideal do filtro em L/ H corresponder a dos 4-5 x o volume real de água no aqua ainda é válida para este aqua? 750 + 440 = 1190 L/H....em 260 L reais ? - 4,5 x o volume, ok ? Não sei se podem fazer as contas assim.

 

Maior fluxo não é necessariamente melhor, acho eu, porque : 1) se for muito rápido o tempo contacto da água com as matérias filtrantes pode não ser o desejável ( depende também do volume das massas filtrantes, claro);e 2) a maior agitação da água na saída do filtro vai levar a perdas de CO2 dissolvido

 

A resina PURIGEN da Seachem tem algum interesse particular ? Nos sites brasileiros é muito afamada ...

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O purigen é simplesmente :puppydogeyes: Espectacular!

 

É o que chamo o seguro dos aquas...sou 100% fã!!!

Uso nos meus 2 aquas e aind apor cima é reciclavél!

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se usares os dois filtros independentes, não deves usar um filtro exclusivamente biológico.

 

O objectivo da filtragem mecânica é reter as partículas maiores para que estas não entupam os micro poros da filtragem biológica.

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O purigen é simplesmente :shock: Espectacular!

 

É o que chamo o seguro dos aquas...sou 100% fã!!!

Uso nos meus 2 aquas e aind apor cima é reciclavél!

 

 

Só uma curiosidade..... que sacos é que vocês usam para por o purigen dentro? :roflroll2:

Ou compram o purigen já dentro de saquetas? (100gr ???)

 

Eu já usei meias de vidro..... e "Filter bag" da JBL...... e deixam sempre passar uma pequena quantidade de purigen! :bs_quesexclaim:

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Nano coloquei uma saqueta de 100g, no Platado usei um saco para 250g que comprei na Avipeixe em Almada que é simplesmente espectacular não sai nada(não me lembro da marca.Também experimentei uma meia de vidro e era uma treta.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neon tetra na minha opinião chegaste as conclusões mais acertadas..

 

Em relação a tua pergunta dos tubos.. metes o inlet/outlet de cada filtro em cada canto.. ou seja nao necessitas de cruzar as mangueiras!!

 

Um filtro dedicado a filtragem mecanica não precisa de ter materias biologicas... pois as proprias esponjas colonizam bactérias apesar de ser em nº reduzido comparado com ceramicas e substrat pro.

 

Aconselho é a manteres 1x esponja mecanica e um pouco de lã no topo do filtro biologico para tb filtrar impurezas!

 

Volto a frisar.. ligar filtros em serie só acho uma mais valia quando têm algum filtro com a cabeça estragada... desta forma conseguem aproveitar na mesma o volume de massas filtrantes....

 

Em relação ao copo que mostraram do EBAY, acho o preço um absurdo... com mais 10€ compram 1x eheim 2213 novinho em folha :bs_quesexclaim::roflroll2:

 

Atenção que o PURIGEN, tanto retira amonia e nitritos mas também retira nitratos. o que pode ser mau para aquarios plantados, se a fauna for reduzida e não for capaz de produzir amonia e nitritos suficientes para manter um valor minimo de nitratos na coluna de água

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no Platado usei um saco para 250g que comprei na Avipeixe em Almada que é simplesmente espectacular não sai nada(não me lembro da marca.Também experimentei uma meia de vidro e era uma treta.
Não te lembras se o saco vinha dentro de um saco de plástico... ou dentro de uma caixinha de cartão?

É só uma unidade ou mais?

Como é que fecha o saco... é tipo "saco do pão" com atilhos... ou tem uma braçadeira de plastico?

(Desculpa lá as perguntas.... mas é para tentar identificar o saco.. se alguma vez o vir!)

 

 

 

 

:bs_quesexclaim: Para manter o post OnTopic....

Um filtro dedicado a filtragem mecanica não precisa de ter materias biologicas... pois as proprias esponjas colonizam bactérias apesar de ser em nº reduzido comparado com ceramicas e substrat pro.

 

Aconselho é a manteres 1x esponja mecanica e um pouco de lã no topo do filtro biologico para tb filtrar impurezas!

 

Volto a frisar.. ligar filtros em serie só acho uma mais valia quando têm algum filtro com a cabeça estragada... desta forma conseguem aproveitar na mesma o volume de massas filtrantes....

Concordo a 100% e reforço a opinião/conselho do Godlike!

 

 

 

Um abraço,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tenho o purigen, só que comprei a embalagem de 500ml e vem solto.....

já tentei vários tipos de sacos e não encontrei nenhum impermeável ao purigen,

deixa sempre passar uma pequena quantidade.

Mas vou tentar a avipeixe em Campo de Ourique.

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos hydor por acaso tenho 1x de 200w que ainda não usei, mas tenho a ideia que a capacidade para atingir temperaturas mais elevadas será complicado... agora em termos de estabilizar a temperatura pelo aquario será concerteza melhor que os convencionais..

 

Os convencionais não permitem ter uma temperatura certa em toda a água.. pois eles aquecem mas a água quente sobe, dai ser sempre recomendado manter o termostato perto do filtro para que grande parte dessa água não chegue a subir e entre no filtro e seja distribuido pelo aquario!

 

Tanto os hydor ou os convencionais têm pontos bons e maus!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que conseguia usar o Hydor externo de 2ooW num aqua de 27lt?Ou teria peixe cozido?...LOL

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.