Apisto obstipado? *COM FOTO*


paulosaints

Recommended Posts

Olá! Tenho uma apisto cacatuoides que anda meio parado, sempre escondido e com um pequeno inchaço na zona de onde sai o cagalhão. Apesar disto ele tentar comer sempre que apareço com a pipeta com artémia perto dele.

Desconfio ou de parasitas intestinais ou de obstipação.

Para começar queria tentar com que ele cagasse, para tal vou usar sais Epson. Já pesquisei pela posologia, mas o que descobri foi pouco, 1 colher sopa com cada 40L e deixar por 5 dias, e depois uma valente TPA!

 

Depois vou avaliar a situação, e se tiver igual, arranco com flagyl.

 

Só tenho uma duvida, alguem sabe como usar os sais Epson?? (eu usaria sulfato magnésio mas não arranjo disso)

 

Obrigado

Paulo

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tive de ir a uma fármacia comprar uns medicamentos, aproveitei e perguntei por Sulfato de Mágnesio. Aparecerem com uma embalagem de 100gr de Sulfato de Mágnesio Heptahidratado.

Assim, comecei hoje o tratamento com a dosagem de 2 colheres de chá por cada 40L, são 180L, é só fazer contas. Daqui a 5 dias faço uma grande TPA, e logo veremos como fica!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

apesar da minha experiência com apistos ser muito limitada, e não sei se o que vou dizer é um dipsrate ou não, parecem-me ser sintomas de malawian bloat (pensava que apenas se verificava nos ciclideos africanos).

 

Fica um link com fotos e mais informações http://www.cichlid-forum.com/articles/malawi_bloat.php

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Murkas! Tenho seguido o apisto de perto, e ele tem mostrado algo que me preocupa, o ventre seco e uma respiração pesada e ofegante. Isto são grandes indícios de tuberculose piscícola, que não tem cura. Vou esperar e ver o que acontece.

 

A pouco tempo morreu-me no aquário um apistogramma agasizi super red com o ventre seco e com alguma descoloração, e notei que de vez em quando (antes de morrer) ele mostrava a espinha algo torta, nunca liguei até porque ele andava vivaço e comia bem. De repente apareceu morto. Calculo que, ao ser a tuberculose, tenha sido este a trazer para dentro do aquário a doença e a pegá-la ao apisto cacatuoides.

 

Agora resta esperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena porque o peixe é muito bonito Paulo.

Á primeira vista olha que o peixe só me parece "gordinho", e não consigo diferenciar assim tanto o tal alto nessa zona.

Olha que ele até me parece que está sobre-alimentado e tem uma certa obesidade... Tanto que até se distingue uma certa "lomba" a seguir á cabeça e antes da barbatana dorsal.

Pelo menos é o que consigo distinguir na imagem, bem bonita por sinal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal! Não são lá muito boas as novidades... Inicialmente fiz um tratamento com Sulfato de Mágnesio, que durou 5 dias, depois fiz um boa TPA e deixei descansar. Após mudei-o para um aqua de 20L para mais facilmente tratá-lo, mas os sintomas continuavam, respiração pesada e ofegante e a ficar magro, isto porque já não come. Ontem larguei um pouco de artémia ao lado dele e ele ainda abocanhou uns bocados, mas acontece que ele dá umas "dentadas" e cospe tudo. Hoje tou no fim do tratamento de Esha2000, vou deixar descansar e depois logo vejo :animal_fish:

Obrigado

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, hoje acabou.

 

De manhã ao acordar e antes de sair fui espreitar o aquario onde estava, e lá estava ele, já sem respirar.

 

Custou um pouco, pois era um peixe que estimava bastante. Mas é assim.

 

Em relação á enfermidade, não aprendi muito, pois não sei o que aconteceu. Isto como aconteceu após a morte de um outro apistogramma no aqua, calculo que tenha sido contágio, e tendo em conta a loja de onde comprei o apistrogramma que morreu primeiro, não me admiro, nada, pelo contrário.

A opinião que tenho da loja onde comprei o apistogramma que morreu primeiro(um agasijji super red) começou a ser formada desde que comecei a frequentar mais lojas. E resume-se nisto: quem quer peixes de qualidade não os pode comprar em qualquer lado. Lojas de animais há muitas, mas especializadas, há poucas. Certos peixes em certas lojas, simplesmente não sobrevivem porque essas lojas não têm empregados com conhecimentos nem experiência suficientes para proporcionar conforto aos diferentes peixes que têm as suas próprias especificidades.

De referir, que todos os peixes que comprei nesta loja, acabaram sempre por morrer passados uns tempos.

 

A minha aventura vai continuar, e vou continuar com o projecto de criar um biotópo para apistogrammas.

Será 60L de águas castanhas, com pouco areão, troncos e folhas. Os peixes, apenas 1 casal, virão de uma loja de confiança.

 

Um abraço ao Luís e ao Murkas pelo apoio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais