Várias dúvidas


Exabyte

Recommended Posts

Olá todos!

 

Comecei no mundo da aquariofilia ha 3 meses e julgo ter cometido alguns erros, como não ter introduzido uma camada de substrato por debaixo do areão, já que pretendo ter um aquario moderadamente plantado.

 

Iluminação:

 

Ainda em relação às plantas, o aquario que possuo, um modelo da Hagen, um Elite de 60 ltrs, com uma lãmpada PL de 18 W que me parece fraca para a sua capacidade. Pensei em acescentar mais 9 Watts, na outra extremidade, já que a tampa tem 3 encaixes, um no meio e dois nas extremidades, ficando assim com 27 W. Será suficiente? Ou será melhor acrescentar mais uma de 18 Watts?

 

CO2:

 

É mesmo indispensável um sistema de CO2 num aquario desta capacidade? O meu filtro(Elite Jet-Flo 100), se calhar como a maioria, possui dois sistemas de circulação de água e de aereação. Um por meio de tubagem, em que a água cai em cascata agitando a água (Barra de aereação) e outra um Sistema Venturi, que extrai ar fora do aquário por meio de uma mangueira, injectamdo-o para dentro do aquario. Este último é o que estou a utilizar neste momento. Este meio pelo que sei é bom para oxigenar a água, mas e em relação ao CO2? Pelo que li o CO2 é libertado com a agitação da água, mas com este meio está a ser injectado algum CO2 ou está a ajudar a libertá-lo do aquário?

 

Caracois:

 

Tenho caracois no aquário. Provavelmente alguma planta que introduzi com posturas. Já tentei eliminá-los com Gastro-Cell, seguindo as instruções do fabricante, tirando , claro, o carvão activo, e deixei de um dia para o outro. Julgo que a maioria dos caracois sobreviveram. Não sei dizer que especime é, mas é pequeno, por enquanto, e é bastante voraz. Já comprei outro produto, Sera Snail Ex, mas não o quero utilizar directamente com os peixes, até porque tenho 5 platis pequenos em criação e Peixes-Gato (Duas coridoras) que segundo o fabricante, não toleram este tratamento. Tenho tambem como peixe de fundo um Pleco e um Limpa Vidros. Será que ha uma forma natural de os retirar, por exemplo uma armadilha?

 

Enfim devido aos caracois e não existência de substrato estou seriamente a pensar em refazer o aquário. Sera a melhor medida?

 

Obrigado pela vossa atenção!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação:

 

Ainda em relação às plantas, o aquario que possuo, um modelo da Hagen, um Elite de 60 ltrs, com uma lãmpada PL de 18 W que me parece fraca para a sua capacidade. Pensei em acescentar mais 9 Watts, na outra extremidade, já que a tampa tem 3 encaixes, um no meio e dois nas extremidades, ficando assim com 27 W. Será suficiente? Ou será melhor acrescentar mais uma de 18 Watts?

 

Se for possível instalar, 18W seria bom, mas não o ideal. Para um aqua moderadamente plantado, aplica-se a regra básica de 1W/litro.

 

CO2:

 

É mesmo indispensável um sistema de CO2 num aquario desta capacidade? O meu filtro(Elite Jet-Flo 100), se calhar como a maioria, possui dois sistemas de circulação de água e de aereação. Um por meio de tubagem, em que a água cai em cascata agitando a água (Barra de aereação) e outra um Sistema Venturi, que extrai ar fora do aquário por meio de uma mangueira, injectamdo-o para dentro do aquario. Este último é o que estou a utilizar neste momento. Este meio pelo que sei é bom para oxigenar a água, mas e em relação ao CO2? Pelo que li o CO2 é libertado com a agitação da água, mas com este meio está a ser injectado algum CO2 ou está a ajudar a libertá-lo do aquário?

 

Está a contribuir para a sua dissipação. Sem injecção artificial, o unico CO2 que tens é o produzido pelos próprios vivos (presumindo que lá estão). O venturi e a agitação da superfície da água provocam um maior ritmo de trocas gasosas, nas quais o CO2 tendencialmente se dissipa. Agora, podes é usar o venturi para introdução de CO2, acoplando a tomada de ar do venturi a um sistema caseiro de produção de CO2. Muita gente o faz, inclusivamente com resultados satisfatórios.

 

Caracois:

 

Tenho caracois no aquário. Provavelmente alguma planta que introduzi com posturas. Já tentei eliminá-los com Gastro-Cell, seguindo as instruções do fabricante, tirando , claro, o carvão activo, e deixei de um dia para o outro. Julgo que a maioria dos caracois sobreviveram. Não sei dizer que especime é, mas é pequeno, por enquanto, e é bastante voraz. Já comprei outro produto, Sera Snail Ex, mas não o quero utilizar directamente com os peixes, até porque tenho 5 platis pequenos em criação e Peixes-Gato (Duas coridoras) que segundo o fabricante, não toleram este tratamento. Tenho tambem como peixe de fundo um Pleco e um Limpa Vidros. Será que ha uma forma natural de os retirar, por exemplo uma armadilha?

 

Uma folha de alface dentro do aqua à noite... luzes apagadas... manhã seguinte, taaaauuu! tens uma caracolada pró pequeno-almoço. Infalível e natural!

 

Enfim devido aos caracois e não existência de substrato estou seriamente a pensar em refazer o aquário. Sera a melhor medida?

 

Fertilizas directamente na coluna de água com rigor, e podes ter na mesma bons resultados, mesmo sem substracto fértil... não deixo contudo de acreditar que, se esta era a tua ideia inicial, deverias ter planeado melhor esta parte...

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já meti uma folha de alface, mas nada caracois. Estava era um bocado roída. Se calhar tenho de tira-la antes das luzes se acenderem, não?

 

Se calhar o melhor é refazer o aquario e acabar com a aereação do aquario e utilizar um sistema de CO2. Agora aqui tenho duvidas, não sei como o fazer correctamente com um sistema caseiro. Já vi que há receitas caseiras, mas basta inserir o tubo, que sai da garrafa no aquario, que o CO2 é misturado na água? Não é necessário mais nada?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

 

para os caracóis, eu uso um botia palhaço, em poucos dias, acabas com a praga. mesmo os pequenos que se vendem nas lojas é o suficiente para fazer a limpeza, eu tive uma praga enorme e ele tratou de tudo em dias. depois de tratar da praga, é mais um peixe de pimpeza de fundo.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso isso era uma boa solução, mas cresce muito, até 30 cms e o meu aquario é pequeno, de 60 ltrs. Alem disso já tenho muitos peixes. A não ser que haja algum que cresca pouco.

Bem mas o vicio de refaze-lo não pára lol.

Tenho que arranjar um nano para meter os peixes enquanto refaço o outro.

 

Agora parei o arrejamento do filtro, desliguei o tubo de ar e só esta a fazer a circulação de agua. Penso fazer um sistema de CO2 caseiro e já comprei uma pedra difusora e tubo. Agora fiquei com a impressão que os peixes estão com falta de oxigênio, parece que têm uma respiração ofegante. Bem se calhar é impressão minha ou se calhar estavam mal habituados com uma água muito oxigenada. Sera que as plantas dão conta do recado, no que respeita a fornecimento de oxigênio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá amigo!

Já conseguiste controlar o aquário?

Penso que os peixes não devem ter falta de oxigénio, a não ser que tenhas aí "gente" a mais. Quantas TPA's fazes?

E tem atenção no seguinte: ao introduzires o CO2 tens de controlar o pH com frequência, pois tem tendência a baixar. Se isso acontecer, experimenta subir o difusor mais um pouco. Vai fazendo isso até teres o pH controlado.

Tenho andado a "engendrar" um difusor caseiro de CO2, se resultar ponho nos DIY's.

 

Outra coisa: tenho Feto de Java de sobra. Se quiseres alguns é só buzinar.

 

Abraço e boa sorte com isso.

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.