Recommended Posts

Publicado (editado)

boas, venho aki pedir ajuda ja que sou pouco experiente nisto da aquariofilia e apos muito tempo a namorar alguns aquarios k andei a ver por aqui decidi que esta mais do que na hora do meu ficar uma coisa bonitinha :lol:

Setup:

Aquario - 33.5 x 19 x 25 - 15L

Luz - 15w

Filtragem - nao sei direito a marca mas a caixa diz que faz filtragem ate 60L

Termometro - a temperatura ronda os 25-26º

Decoraçao:

uma planta de plastico que é pra sair :shock:

Flora

Fauna

2 ras albinas

1 betta

eu gostaria que me ajudassem a escolher as plantas que melhor se adaptem sem precisarem de muito mais dakilo que ja tenho, como so tenho este aqua nao sei como fazer pra por as plantas com o betta e as ras porque pelo que li elas podem alterar as caracteristicas da agua certo? (ou sera que disse alguma asneira?)

gostaria que ele ficasse sustentavel pros bichos nao sofrerem muito ja que depois nao tenho onde os por se correr mal :flick_tongue:

e como sou nova disto vou pedir pra me explicarem quase passo a passo como fazer :lol:

obg...

Editado por isinha
nada2.jpg

Publicado:

Eu tenho varios Nanos, quase todos com filtro de mochila, e pratico, barato e funciona muito bem. As plantas mais utilizadas por mim sao Musgo e Feto de Java, coloco tambem uns tronquinhos, substrato utilizo desde areia inerte, que nao altera o PH, ate solo fertilizado, ha muitas opcoes. Por exemplo, montei um ha 10 dias para reproduzir Camaroes, Red Cherry. Boa sorte e Cumps.

Publicado:

podes começar por aquí

Com 15 litros, pouco ou quase nada se pode fazer e principalmente quando se é iniciante é provávelmente a pior forma de começar.

A 1ª regra da aquariofilia é que quanto maior o volume do aquário melhor. A principal razão tem a ver com a estabilidade dos parametros da água em que num volume maior, as alterações são mais lentas e com menor impacto para a fauna. Com isso, tudo se torna mais fácil.

As rãs não faço ideia, mas julgo que muito provávelmente te chamarão à atenção que são incompativeis com o peixe ou com o volume do aquário.

As plantas ajudam bastante à estabilização dos parametros da água e previnem certos problemas uma vez que consomem o maldito azoto que é uma das principais causas da morte permatura dos peixes.

Mas o único conselho que te posso dar para já, é o de pensares em arranjar um aquário maior. A 2ª regra mais importante da aquariofilia é a paciencia. Não é por menos que os aquários são tidos como elemento relaxante.

Por isso, espera um pouco, pensa primeiro, não te precipites, e se for preciso aguentar uns meses até teres € para ter um sistema melhor, esse será o caminho certo.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Boas Jose ja li esse topico bem como todos sobre os primeiros passos e mais alguns... ;)

Ja tenho este aquario ha mais de 4 meses assim e ate ver as ras dao se lindamente com o betta... Pois eu adorava ter outro mas acho k a minha irma ia morrer se eu pussesse outro aquario ca em casa ja com este ela reclama!!

Em relaçao aos parametros da agua como eu tenho uma mina ponho a agua dela... a agua é otima e sem cloro :) os niveis dos nitritos no aquario rondam sempre numeros mto baixos... a unica coisa que la sobe de vez em quando sao os nitratos que resolvo com as tpas...

sim o filtro que tenho no aquario é desses de mochila

nada2.jpg

Publicado: (editado)

boas,

eu andei pensando em colocar feto de java e eleocharis acham viavel para este aquario? preciso fazer alguma alteraçao de luz? essas plantas precisam de co2 adicional?

eu ja andei aki no kintal a ver uns tronquitos de videira que tenho por ca... como é que as preparo pra por no aqua? é lavar e ferver?

e o substrato qual o melhor (mais gorsso, mais fino?) e mais em conta pra estas plantas?

ha algum tipo de invertebrado que possa colocar com o betta pra ajudar a controlar as algas? eu nao tenho problemas com elas nunca apareceram no aqua, mas acho que se puser plantas sao capazes de surgir pelo que ja andei lendo...

obg

Editado por isinha
nada2.jpg

Publicado:

O tronco e lavar e ferver, aconselhei o musgo e o feto porque nao necessitam de um substrato especial, nem de uma luz forte, obviamente se o substrato for fertilizado desenvolvem mais, sobre a fauna, se o Betta nao incomoda as Ras talvez nao chateie uns Caridina Japonica, nao aconselho especies mais pequenas. Podes por uma areia de rio, pedras, tronco e musgo, os camaroes adoram pastar no musgo. Cumps.

Publicado: (editado)
O tronco e lavar e ferver, aconselhei o musgo e o feto porque nao necessitam de um substrato especial, nem de uma luz forte, obviamente se o substrato for fertilizado desenvolvem mais, sobre a fauna, se o Betta nao incomoda as Ras talvez nao chateie uns Caridina Japonica, nao aconselho especies mais pequenas. Podes por uma areia de rio, pedras, tronco e musgo, os camaroes adoram pastar no musgo. Cumps.

lol areia de rio é o que mais tenho por ca... tenho dois rios a escolha :mrgreen: pra areia do rio é lavar e ferver tambem? entao se puser so a areia como substrato da pro feto e pra eleocharis? e nao preciso mesmo do co2?

eu ja tinha pensado nos camaroes mas achava que o betta ia-se a eles... por isso tava a pensar nuns caracois... nao sei se as ras os comem :S mas ja tive neos e na loja nao me avisaram, quando dei por ela ja nao sobrava um... e as ras tao inchadas que pensei que fossem arrebentar... uma delas a barriga ficou de tal maneira que consegui ver um olho de um dos neons la dentro :?

desculpem la ser chata... mas como ja disse sou nova nisto...

obg

Editado por isinha
nada2.jpg

Publicado:

A areia e so lavar bem, Eleocharis nao, e bem mais exigente, recomendada para plantados. Volto a insistir, Musgo e Feto de Java. Camaroes: Caridina Japonica, mete um e logo ves, que esteja ja com cerca de 5 cm. Cumps.

Publicado:

olá isinha

desculpa nao ter podido responder antes, mas o pessoal ja deu bons concelhos.

alem do que ja foi dito, tambem tens estas possiblidades que podes muito bem adicionar nesse teu setup que é quase identico ao meu.

nao uso co2 no nano nem fertilizaçoes quase nenhumas so mesmo muito lés a lés um pouco de micros da tropica.

Cladophora aegagrophila

Cryptocorynes

Hydrocotyle verticillata

Hydrocotyle leucocephala

Marsilea hirsuta

Microsorum pteropus 'Windeløv'

Staurogyne sp.

Taxiphyllum barbieri (Vesicularia)

Vesicularia dubyana 'Christmas'

Vallisneria nana

Publicado:

boas

como tenho pouca experiencia acabei por optar por uma coisa simples pa começar... vou por musgo de java, feto de java e lemna menr... so num futuro se eu nao "matar" estes que ponho mais plantas... qual o substrato mais indicado pro musgo... sem esquecer que se correr bem daki a um tempo meto mais umas plantitas?

cumpz

nada2.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!