Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Venho aqui pedeir que me expliquem algo que penso ser inedito ou não (ja que não percebo muito disto)

Há bocdo quando vim para dar comida aos meus peixes reparei que no cima de uma folha de uma anubia que tenho no aquario jah bem crescida estão uma catrefada de ovos. Axei estranho, mas pensei que era de caracois jah que o meu botia palhaço morreu ha semanas e os caracois jah estão mais ha vontade.

Mas verifiquei que o meu escalar (12cm) que jah tenho ha um ano mas nunka akompanhado kom algum da sua especie os estava e esta a defender com unhas e dentes jah que tanto um gourami como um disco andam sempre a ver se lhes chegam.

Agora questiono como é possivel que o escalar ponha ovos se nunka teve companhia?

As unicas alterações que tive no aquario ultimamente foi arranjar um filtro externo decente e colocar dois discos (um pequeno e um medio)

Ele continua perto dos ovos a defende-los com unhas e dentes para nhum peixe se aproximar. Sei que não vão durar muito mesmo assim jah que estão muito ha vista e o gourami esta sempre com investidas e o disco maior ta estatico a mira-los à espera de oportunidade.

Agradeço que me iluminem pois não sei o que se passou e tb queria que o meu escalarzito não se stressasse muito jah que é o meu menino.

Obrigado

Publicado:

Boas

Sim é possivel a Femea ter posto os sozinha , tens que arranjar um machos pois esses não vão dar em nada

Publicado:

Pois ja li que é possivel. Axei estranho porque jah o tenho ha bastante tempo e nunka o vi nestas andanças.

Obrigado pela resposta

Publicado:

Olá "fartolas" completa ai o teu perfil que é uma regra do fórum e também escreve em Português de Portugal porque cá não é permitido linguagem de telemóvel.

Sobre o tópico já vi que encontraste a resposta.É possivel sim a fêmea meter ovos mas vão fungar sempre.Posso perguntar o setup?É que só 1 escalar e já tiveste só 1 discu é no minimo estranho pois são ambos peixes de cardume.

Publicado:
Olá "fartolas" completa ai o teu perfil que é uma regra do fórum e também escreve em Português de Portugal porque cá não é permitido linguagem de telemóvel.

Sobre o tópico já vi que encontraste a resposta.É possivel sim a fêmea meter ovos mas vão fungar sempre.Posso perguntar o setup?É que só 1 escalar e já tiveste só 1 discu é no minimo estranho pois são ambos peixes de cardume.

Boas.

Quanto à escrita compreendo e vou fazer para a melhorar (é o habito). O perfil não sei mais o que queres que la ponha.....

O setup é o seguinte:

Aquario Aquapor 80l

Filtro externo sera precision bioactive 25+uv

termo elite 100w

iluminação - 2 calhas aquapor 80 e 60cm com 18 e 15 w respectivamente (sei que é pouco mas ainda não arranjei maneira nem capital para alterar

Co2 - JBL Bioflora CO2 100

Fauna:

1 otto

2 corydoras

1 gourami perola

1 disco red pearl (+-9cm)

1 disco azul turquesa (+-4cm)

1 escalar

2 espadas

Flora:

valisnerias

anubia anã que de anã jah não tem nada :transport027:

e mais dois tipos que não sei o nome com varios pes

substrato de rio

2 troncos

3 pedras vulcanicas

pH - 6.8

Os outros teste são o futuro investimento

Sei que tanto discos como escalares são de cardume mas o escalar que tenho jah ta sozinho ha mais de um ano e sempre me pareceu bem feliz da vida; é o rei do aquario e ninguem faz farinha com ele. nunca adicionei mais nenhum porque tinha quase a certeza que o(s) que chegassem seriam recebidos à pedrada por ele por isso decidi deixa-lo como esta (e na minha opinião está bem)

Quanto aos discos, iniciei-me na aquaiofilia mais a serio ha coisa de ano e meio e desde o inicio o objectivo foi evoluir para que um dia com o que apredi ao longo do tempo me sentisse capaz de tomar conta de discos ja que sabia de antemão que são bichinhos muito especiais.

Há 1 mês senti ue jah tinha material e condições para os poder adicionar e foi o que fiz. Meti os dois que estão na descrição do setup; a ambientação foi algo lenta mas agora penso que estão bem, a comer e de saude.

Tento dar as melhores condições aos meus peixes e se axas estranho ter so um escalar e so 2 discos é porque sei que estar a adicionar mais seria estar a superpopular o aquario o que seria bem pior.

Assim apenas tenho estes e penso estarem bem.

Se tiver problemas que melhor sitio senão esta para colocar as minhas duvidas.

Espero que te tenha esclarecido

Cumprimentos

Publicado:

Só falta mesmo a localidade :lol:

Pois entendo-te,é que falta mesmo espaço para eles :eusathink: mas pensas em arranjar algo maior?Mas qual a largura e altura?É que 80L parece-me até curto para esses discus e para o escalar.Para já pode servir mas vais ter que arranjar algo para eles.Minimamente 40cm de largura e altura para escalares e discus 50cm,claro para crescerem sem problemas é que ainda á dias um membro meteu uma foto de um escalar com 4 anos e tinha o tamanho de um meu com alguns meses.É que o dele estava em 60L e nunca consegui crescer.Mas vi que gostas bem dos teus peixes,assim como todos nós e mais tarde irás arranjar uma casa boa para eles :drool3:

Se morares perto de mim até te ajudo no que for preciso :(