II Jundiá (Rhamdia quelen) - Meu Bigode (com fotos)


betinha_chan

Recommended Posts

Oi gente,

 

Tenho um peixe gato bem legal, ele é um Jundiá, muito comum aqui na minha região.

Vou escrever um artigo para que vocês conhecam mais sobre ele

Ai vai a descrição do meu exemplar de Jundiá:

 

 

Meu exemplar, tem o nome de Bigodão:

3219547675_94328007f5.jpg

3219558089_0e5cc0142b.jpg

3220412046_26cefe1431.jpg

 

Jundiá (Rhamdia quelen)

 

O meu exemplar está no aquário comunitário de 100L, enquanto ainda é pequeno. Ele é o favorito entre os demais. Não é um peixe muito comum de se ter no aquário, mas dá um toque especial, principalmente quando se habitua ao seu dono. Deve ser conciliado com as espécies certas, por causa de seu apetite. O meu é a atração principal do meu comunitário. Apelidado de “Bigode” vem comer na minha mão, sempre que o chamo vem todo agitado xeretar ver o que tem de interessante para comer, é muito apegado comigo. Nunca saio de casa sem dar um bom punhado de ração a ele.

O Jundiá é um peixe de couro, apresentando manchas ou pintas amarronzadas escuras contrastando com o tom bege da pele. É um parente dos grandes surubins como Pintados, Jaús e Cacharas. Adapta-se bem ao aquário e têm um apetite muito voraz, devorando peixes menores, ou o que der bobeira em sua frente. É carnívoro até onde pude presenciar. Gosta de ração floculada, mas não dispensa um pedaço de carne crua ou salsicha de frango, às vezes dou até ração de cachorro amolecida na própria água do aquário pra ele.

Gosta de cavar e fazer tocas, no meu aquário cavou embaixo de uma grande pedra vermelha, dormindo de dia e sendo mais ativo no fim da tarde. Possui seis barbilhões que ficam constantemente em movimento, tem olhos pequenos situados nas laterais de uma cabeça ovalada. Possui duas cavidades operculares e dois pentes de brânquias. Possui nove nadadeiras sendo uma adiposa e bem desenvolvida. Tem uma capacidade impressionante de expandir seu estomago capacitando-o a devorar grandes quantidades de comida ou peixes relativamente grandes. É um caçador implacável, é resistente a doenças e mudanças de parâmetros da água. Gosta de habitar o fundo do aquário limpando o e comento a ração que sedimenta.

Gosta de água mole, ácida, de movimentação, de aquários com muitas plantas e pedras. Não gosta de muita luz. É um peixe que na natureza pode atingir mais de quarenta centímetros tendo um parente amazônico que cresce mais de um metro.

Consegui esse exemplar em um córrego próximo a minha cidade natal, no dia 27 de agosto. Quando o peguei tinha apenas 6 cm agora esbanja seus 12 cm.

Estou muito feliz com ele, pelo menos enquanto não crescer muito. Sinto pensar que um dia ele terá que sair do meu aquário. Mas não penso em me desfazer dele quando crescer, pretendo por ele na minha caixa d’água se crescer demais. Obrigada a todos que se interessaram e tiveram paciência de ler tudo ^_^.

 

Gente fica ai o meu abraço e até mais!!! :bs_quesexclaim::P;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais