Calhas electricas - Que potência ?!


Recommended Posts

Boas,

 

estou a montar "calmamente" um aquario c/ 450l, que é para ser um plantado, mas com fauna, tentando conciliar o melhor dos 2 mundos...

 

entretanto, tenho uma duvida, relativamente à iluminação e à regra de 1W por litro (mais ou menos...), o aqua possui 2 calhas de 2 lampadas flurescentes cada... e cada lampada tem 36W de potência, o que dá um total de cerca de 150W... o que é que eu estarei a fazer mal nesta equação ??

 

que outros valores devo levar em conta p ter uma iluminação correcta?? (o aquario tem 60cm de altura !!)

 

agradeço a vossa ajuda.

 

Obrigado e cumprimentos.

 

Sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Tens de descrever melhor essas lampadas....

 

T8? T5? PL-L?

 

Qual o comprimento do aqua e largura (altura 60cm)? É panoramico (vidro da frente abaulado)?

Queres alterar essa iluminação ou saber quais as plantas que se adquam a essa iluminação?

 

Os valores de refencia das iluminações são:

- Watts

- Lumens

- Kelvins

 

A conjugação destes factores + altura da coluna de agua (não é a altura do aqua, é a altura da agua dentro do aqua) + comprimento do aqua, fazem a iluminação.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

T8? T5? PL-L? - hummmm... não faço ideia... sei que são lampadas flurescentes p/aquario, não sei se consigo ler isso na referencia das proprias lampadas... mas vou tentar descobrir qdo chegar a casa.

 

as dimensoes do aqua são 150x50x65, sendo a coluna de agua de 60. O vidro da frente e rectilineo, ou seja o aqua é um rectangulo.

 

alterar a iluminação, não quero uma vez que vou utilizar as 2 calhas que vem com o aquario... é mais saber se a iluminação produzida é suficiente ou não p/o "plantado"...

pretendo ter uma iluminação equilibrada, para manter uma visão agradavel das plantas, assim como da fauna (discus).

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos

Sportcv

Editado por William
quote desnecessário

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para serem lampadas de 36w o mais provavel é serem T8

 

Para 487 litros tens 144w, fazendo as contas dá cerca de 0,29 w/l o que é efectivamente pouco

 

Mas tudo depende do tipo de plantas por que optares, aconselho-te fetos de java, anubias, valisnerias, echinodorus etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

então lá vai a referência das lampadas:

 

 

2 Gro Flux - Gro T8 de 36W

 

1 TL-D de 36W

 

1 Marine Gro de 40W

 

As 4 lampadas sao de ~120cm

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumpriementos,

Sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e então, as ajudas ?? Será que alguem com experiência em plantados ou semi-plantados em aquas grandes, pode ajudar ??

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em aquários grandes, aí a partir de 200L, a regra de 1W/L em minha opinião não se aplica.

Imagina um aquário de 1000L com 1000W. Os peixes tinham de andar de óculos escuros. :lol:

Depende sempre de outros factores, altura de água, tipos de plantas, CO2, etc...

 

Pelo que percebo, o teu aquário traz uma tampa com 4 lampadas incorporadas e queres manter essa tampa.

A meu ver, as tuas hipoteses são as seguintes:

 

- Manténs tudo tal e qual como está e optas por plantas menos exigentes. Atenção que isso não significa que tenhas um aquário menos belo, em minha opinião.

 

- Tentas adaptar lampadas mais potentes na tampa que tens, mudando os balastros e os casquilhos e ai sim podes pensar em outras plantas e tapetes, etc... Para esse aquário podias optar por 4x54 T5 ou 4x80 T5.

 

Também tens sempre a opção de desistires de vez da tampa e comprares uma calha e aí as hipoteses são imensas.

 

Tem em atenção que só a luz por si não faz milagres e se te decidires por aumentar o que tens, tens de pensar também num sistema pressurizado de CO2 e fertilização à altura.

 

Em suma, é tudo uma questão de €€€€.

 

Espero ter ajudado

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pela tua resposta Mario, e de facto para além de teres ajudado, acertaste em algumas das questões, tais como manter a tampa no aquario... acho que se retirar a mesma, estrago a estética do aqua...

 

qto a plantas menos exigentes, apesar de fazer um aqua bonito, não é o que pretendo... o que eu gostaria mesmo de ter era uma tapete (ex: riccia), com uns troncos e afins... pelo que vou pedir orçamentos ou estudar um DIY para a alteração da calha...

 

quanto ao sistema de CO2, ja esta à espera de ser utilizado... assim como uma UV de 11W, 2 filtros... etc., daí que o plantado é mesmo para avançar... mas devagar !!!

 

Obrigado e cumprimentos

 

Sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.