ZANITO Posted August 28, 2004 Share Posted August 28, 2004 À entrada da sua toca : De noite: Nome Científico: Hypancistrus sp.( L-201) Nome Comum: L-201 Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica: Rio Orinoco e Rio Casiquiare (Venezuela) Tamanho: 10 - 12 cm Dimorfismo Sexual: O primeiro raio da barbatana peitoral do macho está rodeada de “odontodes” (algo semelhante a pequenos “picos”) bem desenvolvidos, ao contrario da fêmea. Temperatura: 27—32°C pH: 5,5—7,0 Outros Parâmetros da Água: A água ideal para manter estes peixes de modo a simular o melhor possível o seu ambiente natural, deve ser bem oxigenada e macia…e claro com corrente!!! ”Decoração”: O aquário deve ser decorado com areia e “montes” de rochas (de preferência arredondadas), com as quais se simulam algumas cavernas onde os peixes se abrigarão e criarão o seu território. Outra grande diferença é que deve ser disponibilizada muita corrente, e deverão ser mantidos em aquários no mínimo com 80 - 100 litros. (eu tenho o meu num aquário 240 litros só com troncos, e ele tem-se adaptado muito bem a este tipo decoração, sem as rochas/cavernas que caracterizam o seu habitat normal). Alimentação: Apesar de se poder dizer que é Omnívoro, é preferencialmente carnívoro (algo que aliás se pode ver pelo seu aparelho bocal). Deve-lhe ser fornecida uma dieta variada (aliás como a todos os animais), na qual pode estar: Larvas de mosquito (blood worms e blackworm) e Artémia salina, de preferência esterilizadas (por exemplo por Raios Gama); Camarão descascado; Peixe; Mexilhão, Amêijoas; de vez em quando Ervilhas descascadas e esmagadas, Couve Lombarda (o meu come sem problemas, como poderão ver na foto, e é bem mais nutritiva do que a alface), batata , pepino; Bem como pastilhas de ração ESPECIALMENTE concebidas para Loricarideos. Compatibilidade: São peixes tímidos, mas territoriais especialmente para com os da mesma espécie e da mesma família. De dia ficam na sua toca, mas quando lhes cheira a comida, saem logo cá para fora e perdem a timidez toda! Devido ao facto de serem territoriais, já presenciei algumas disputas por comida entre ele e outro Loricarideo, sendo sempre o Inspector que leva a melhor. Pode-se dizer que são fracos competidores por comida em relação a peixes com portes diferentes, muito maiores que eles como o meu caso dos Pangasius Sutchi. Por isso mesmo e a fim de evitar algumas mazelas, devemos ter em conta os “companheiros” que colocamos com eles no aquário e/ou a hora a que distribuímos os alimentos (especialmente enquanto eles mantiveram o seu comportamento “super-tímido”). Devido ao seu comportamento tímido é normal por vezes eles recusarem-se a comer quando são mudados de ambiente, o que pode em casos extremos leva-los a morrer de subnutrição (ou por doenças que se aproveitam deste estado de debilidade do animal). Quando recentemente introduzidos num determinado “ambiente” devem ser deixados em paz e a comida deve ser colocada em local onde eles se alimentem sem se sentirem ameaçados. ( eu coloco sempre a comida ao pé da sua toca, quando a dou de dia, a noite, quando as luzes estão apagadas, poderá ser colocada em qualquer parte do aquário, porque eles percorrem o aquário todo de noite para uma vistoria geral. Devem ser sempre adquiridos peixes que se saiba terem tido uma boa quarentena, que já estejam a comer e apresentem uma boa saúde para que não haja surpresas desagradáveis… Reprodução: Ter disponíveis o máximo de cavernas possível, para que o macho escolha a que para ele é a ideal. Como já foi referido atrás muita corrente, boa oxigenação, água de excelente qualidade, temperatura em torno dos 30°C, pH 6,3—6,8, etc…. Quando tudo funcionar, a fêmea vai convencer o macho a deixa-la entrar dentro da sua “toca” onde vai ficar por uns dias depositando até um máximo de aproximadamente 20 ovos… Posto isto o fêmea é impedida de entrar na “toca” que será bloqueada pelo macho. Os ovos que são normalmente colocados no fundo da “toca” serão cuidados e guardados exclusivamente pelo macho. Em aproximadamente 7 dias os ovos eclodem e com mais 10 dias é absorvido o saco vitelino. Separam-se as crias do pai em caso de estarem num aquário comunitário. No caso de estarem num aquário de criação vigia-se o macho (para evitar surpresas desagradáveis). A alimentação das crias é a típica… Artémia recém-nascida, alimento seco para crias, etc…. Atenção que a taxa de crescimento destes peixinhos é bastante lenta, por isso não desesperem… Outras Notas: -> A coloração do seu corpo poderá variar entre preto e castanho, e as suas pintas, alternadas entre brancas e amarelas. -> As fotos foram tiradas ao meu exemplar que tenho no aquário. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LyGen Posted August 27, 2010 Share Posted August 27, 2010 Este não é o Inspector, o inspector cresce até aos 16cm max. acredito que tenham trocado esta ficha com a ficha do L201 pois o da foto é o L201 O verdadeiro Inspector será o L102 tem as manchas maiores e cresce um pouco mais que este, apesar de serem os dois da família Hypancistrus 1 L's e mais L's Procuro L's Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts