Iluminação suficiente?


Puer

Recommended Posts

Bom dia aquariófilos,

 

Mais uma vez recorro a este maravilhoso fórum para nos ajudar-nos mutuamente.

Irei montar um aquário plantado de cerca de 200 Litros (50cm de altura) mas creio que 1 Lãmpada Power-glo de 40 w e uma lâmpada flora-glo também de 40 w são insuficientes. Serão 18000 Kelvins insuficientes? Numa loja aconselheram-nas mas a acreditar no princípio de 1w/litro estou muito longe e não vai chegar.

O problema é o seguinte: é dificil (talvez nem se vendam) encontram lâmpadas com mais de 40 w com 100 cm de comprimentos (ideal para o meu aquário). MAs eu só possuo uma calha de iluminação comm lugar para duas Lâmpadas. COmo chegar a, no mínimo, 120 W de luz? Preciso desta quantidade porque tenciono manter cambombas que requerem muita luz.

 

Como estão os vossos plantados? de referir que vou colocar substrato fértil... mas só isso não chega:-)

 

O que puderem dizer, eu agradeço

Obrigado

 

Samuel

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio não se encontram lampadas fluorescentes de um mesmo tamanho e potência diferente...já que o tamanho é o que define a distância entre os electrodos e portanto a potência por elas consumida. A solução passa muitas vezes por adaptar a calha ou adquirir/fazer mais calhas. De certeza que se procurar encontrara muita informação sobre o assunto...

 

Agora...não percebi ao que se referia com 18000ºK, esta temperatura de cor deve corresponder a uma actinica, ou seja, uma emissão quase toda ela no azul...

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não sei onde obter mais calhas... não se vêem à venda.

Como é que costumam fazer?

18000 K é a medida das power-glo.

 

Obrigado pelos esclarecimentos just-me

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais