Filtragem da rocha é feita a que profundidade?


Recommended Posts

Boas

 

tenho a duvida, a que profundidade é feita a filtragem na rocha, nas zonas anerobicas. Ou seja, de outra forma, será que uma rocha que seja muito grossa esteja uma parte dela so a ocupar espaço, ou o interior terá a função filtrante na mesma? E nas rochas finas? A filtragem chega a ser feita?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A ideia que tenho é a de que apenas a superficie da rocha tem a capacidade de alojar bactérias ou, dito de outro modo, as bactérias não têm capacidade perfuradora da rocha para se ir alojar no seu interior. Quanto mais área apresentar a superficie de uma rocha mais bactérias consegue alojar e é por isso mesmo que se aconselha a comprar rocha o mais esburacada e porosa possivel. As bactérias não se alojam no interior da rocha, apenas na sua superficie, é esta a ideia que possuo.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

 

Boas

 

tenho a duvida, a que profundidade é feita a filtragem na rocha, nas zonas anerobicas. Ou seja, de outra forma, será que uma rocha que seja muito grossa esteja uma parte dela so a ocupar espaço, ou o interior terá a função filtrante na mesma? E nas rochas finas? A filtragem chega a ser feita?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis e Rui

 

Não concordo com o Rui e não percebo o porquê da ideia de que a filtração anaerobia ocorra na superficie. Na minha opinião ( e não só :thumbup3: ) é exactamente o contrário, já que a superficie da rocha nao reune as condições minimas para que este processo ocorra. As bactérias não perfuram a rocha, apenas colonizam os seus poros e o seu interior.

 

Acredito que, ao contrário do substrato, não existe uma profundidade definida para a existência ou não de desnitrificação.

 

Para ela acontecer tem que se verificar basicamente a porosidade elevada da rocha, a velocidade reduzida de passagem de água e concentrações muito baixas de oxigénio nestas zonas da rocha viva. Existindo estas condições a desnitrificação vai efectivamente ocorrer . As bactérias não perfuram a rocha, instalam-se nos poros existentes e nas cavidades interiores da rocha.

 

 

Na prática, o que acontece muitas vezes é a dificuldade em conseguir manter nos nossos aquários estas 3 condições e a niveis aceitáveis. Surgem vários obstáculos como a utilização de rocha curada donde foi retirada grande parte da biodiversidade , o excesso de alga coralina que cobre os poros da rocha viva e mesmo a colagem de corais na mesma, que reduzem em muito a capacidade de filtração da rocha. Pode-se dar como outros exemplos para esta redução de eficácia, a existência de peixes ou outros seres predadores da biodiversidade da rocha viva, que directamente influenciará a presença de colónias de bactérias desnitrificantes.

Um outro exemplo para ilustrar a importancia de outros seres na rocha viva e a sua capacidade de desnitrificação é a acção dos tube worms que perfuram quimicamente a rocha, permitindo a passagem lenta de água e a instalação de colónias de bactérias anaeróbias.

 

Pessoalmente acho a utilização da DSB muito mais efectiva no processo de desnitrificação do que a própria rocha viva. Esta ideia ficou ainda mais clara para mim, aquando da desmontagem do meu aquario. O mesmo teve com peixes e corais e uma DSB com 2 meses e sem rocha viva.

Alimentando os peixes normalmente e sem qualquer mudança de água, o aquario manteve-se equilibrado até ao dia da desmontagem, ou seja durante 2 meses.

Editado por Gil Miguel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helloo.....

 

 

Eis uma questão nunca muito abordada, pois normalmente o pessoal quer é ver KG's de rocha no aqua, e esquece um pouco o resto.

 

Ora respondendo há pergunta do Luís, existe filtração biológica em todas as rochas. Aliás, não só nas rochas mas existe filtração em todo o material poroso, seja ela a Rocha, areão, massa filtrante, inclusive o próprio vidro do aquário contém bactérias, de outra forma não se formavam algas nos vidros.

 

Onde realmente reside o "segredo" é no modo em como mantemos essa rocha.

Imaginando um Aquário atolado de rocha, onde a circulação seja apenas feita na sua frente, esta será a zona onde existe uma maior cultura de bactérias Aeróbicas e Anaeróbicas. Na camada superficial onde existe oxigénio em abundância temos Nitrificação, e com a passagem dessa corrente para o interior da rocha, mas já na ausência do Oxigénio devido ao consumo deste pelas primeiras bactérias, temos a Desnitrificação.

 

Agora, tendo em conta o primeiro exemplo, mas ao invés de termos a rocha atolada no aquário, temos uma boa disposição de rocha, onde toda ela ( rocha ) esteja bem oxigenada, iremos ter um maior numero de bactérias nitrificantes e desnitrificantes.

 

Ou seja, para efeitos práticos, de que adiante ter 60 kgs de rocha quando posso ter apenas 30 e consigo fazer o trabalho de 60 ?!

 

Tenho como um exemplo o meu Aquário. Não tenho muita rocha, não tenho DSB, no entanto optei por ter a rocha toda ela bem oxigenada, frente e trás, impedindo assim a acumulação de detritos nas partes traseiras das rochas, facilitando deste modo as bactérias nitrificantes, e por igual modo, facilito as desnitrificantes ( o chamado Equilibrio ).

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou só dar uma pequeníssima achega aos dois fantásticos textos do Gil e do João. Como já foi dito a filtragem e feito na rocha toda mesmo se ela tivesse 100 metros aliás a pouco tempo (2006) descobriu-se bactérias no subsolo a uma profundidade de 2,5km 2,8km. Se tiverem curiosidade aqui fica os links dessa descoberta Portugues e em Inglês (mais completo) . Isto para dizer que ao contrario do que se imaginava as bactérias adaptam-se melhor ao meio do que os Homens, existindo bactérias em todo o lado que fazem praticamente tudo (emitem luz, consomem co2, o2, etc....).

 

Uma pequena introdução agora as achegas:

Gil és capaz ter razão porque as colónias de bactérias podem ser maiores do que na rocha, podem não estou a dizer que os outros sistemas sejam maus, o que realmente importa e que no aquário tenhamos as bactérias em numero suficiente para uma boa filtragem ,independentemente se é em DSB na rocha viva ou em outro local qualquer no aquário.

 

João o que dissestes não é 100% verdade como vimos temos muitos tipos de bactérias, e há bactérias que sobrevivem com pouco oxigénio, e não vejo qual é o mal de ter como tu dissestes "um Aquário atolado de rocha, onde a circulação seja apenas feita na sua frente" e como se pode ver na natureza o terreno não e propicio a que toda a roxa receba a mesma intensidade de corrente, tendo algumas cavidades e depressões que a corrente e mínima ou quase nula(nunca será nula porque ate um peixe agita a água) e não impede que não acha filtragem nesses pontos, tudo depende do gosto de cada um para layout e de ter la as bactérias suficientes.

 

Espero não ter chateado ninguém com estas achegas e aqui esta mais um link muito interessante sobre rocha viva e filtragem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais