Sou novata


betarato

Recommended Posts

Olá! Sou a Beta e sou iniciante em aquariofilia, gostaria de partilhar com todos vocês os meus passos, esperando de vocês todas as críticas possíveis para poder dar o melhor conforto aos seres vivos que já existem e aos que estão para vir.

Desde já peço desculpa se algum dos nomes não for o específico.

É um aquário com capacidade para 40 litros, areão, 5 plantas naturais, 3 pedras (bem fervidas). O aquário está em flora à 4 dias e coloquei as plantas à 2 dias, como ainda não vi qualquer alteração suponho que esteja tudo bem, seguindo as indicações da loja.

Aceito qualquer comentário e agradeço.

Cumprimentos,

Beta

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, e bem vinda.

 

O aquário é para água fria ou quente? as pedras são calcárias? se forem sobem o pH, por falar em pH já fizeste o teste para saberes qual é e escolheres a fauna adequada a ele?

 

Flora=plantas, logo não entendi o que está a bold....

 

Sabes o que é o ciclo do azoto? Se não sabes aproveita aqui no fórum para pesquisares, vai ser importante para saberes quando colocares e como colocares (com segurança) a tua fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Beta.

Bem vinda a este mundo viciante :P fico contente que te queiras informar e tratar bem futuramente dos teus peixitos.Estás a começar mais ou menos,eu aconselhava-te duas leituras

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

 

Após leres isso saberes melhor sobre o ciclo do ozoto que para já é o que deves fazer de modo a que esse mal termine possas meter peixes em segurança ;)

Começa por meter um pouco de comer no aquário para dar inicio ao ciclo do ozoto.Não dizes nada sobre o filtro nem termostato,por acaso tens isso?

Se tiveres dúvidas apita que estamos cá é para aprender e ajudar :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, e bem vinda.

 

O aquário é para água fria ou quente? as pedras são calcárias? se forem sobem o pH, por falar em pH já fizeste o teste para saberes qual é e escolheres a fauna adequada a ele?

 

Flora=plantas, logo não entendi o que está a bold....

 

Sabes o que é o ciclo do azoto? Se não sabes aproveita aqui no fórum para pesquisares, vai ser importante para saberes quando colocares e como colocares (com segurança) a tua fauna.

O aquário é de água quente, as pedras encontrei-as à beira rio, na expo, na loja pediram-me para dentro de 3 semanas ir lá para fazer teste à água.

Queria colocar uma foto, mas não sei como se faz, se me conseguir ajudar, agradeço]

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Beta.

Bem vinda a este mundo viciante :yahoo: fico contente que te queiras informar e tratar bem futuramente dos teus peixitos.Estás a começar mais ou menos,eu aconselhava-te duas leituras

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

 

Após leres isso saberes melhor sobre o ciclo do ozoto que para já é o que deves fazer de modo a que esse mal termine possas meter peixes em segurança :lol:

Começa por meter um pouco de comer no aquário para dar inicio ao ciclo do ozoto.Não dizes nada sobre o filtro nem termostato,por acaso tens isso?

Se tiveres dúvidas apita que estamos cá é para aprender e ajudar :alberteinstein:

Ofereceram-me este aquário, mas rapidamente dei por mim a sonhar com peixes, engraçado, este assunto é apixonante. O filtro e o termostato foram-me oferecidos pelo mesmo amigo, acho que são bons. Quanto ao cilco do azoto, ainda vou ter que ler melhor estes links, para entender melhor. Quero aprender a colocar fotos, para vos mostar.

Cumprimentos,

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui envio a foto do meu aquário.

 

med_gallery_31262_1086_234059.jpg

 

Aquário com capacidade para 40Litros, 1 bomba de ar, 1 termostato, 1 termómetro, clha com lâmpada para plantas a peixes, areão e água com o aquaplus e cycle, 5 plantas naturais e uma bola de fertilizante por cada pola e fertilizante líquido, 3 pedras do rio bem fervidas.

 

Tal como já tinha referido aceito sugestões vossas.

 

Até lá!

Cumprimentos,

 

Beta

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não tens filtro é isso?Sem filtro é complicado ter o aquário sem te andarem a morrer os peixes.O termostato diz quanto na potência?Ele deve dizer de lado a potência (W).Foi o teu amigo que te disse que tinha 40 litros ou mediste (comprimento x largura x altura / 1000 ) ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Jorge Oliveira,

quanto mais leio, mais confusa fico. Mas o entusiasmo é tanto que não pretendo tirar o melhor conforto ao meu aquário.

Bem, como não consigo colocar foto tem que ser sem foto. Quanto ao termostato é o aparelho que aquece a água? (200W), (está a uma temperatura de 26º), o aquário foi medido na loja onde comprei os produtos aquaplus e cycle, lâmpada para plantas e peixes (tampa), a bomba de ar é um aparelho externo com uns tubos que unem num T que ligam para dentro do aquário que por sua vez está dentro de um tubo transparente que faz as bolinhas de oxigenação, é isto que uso.

Desculpe a pergunta, talvez seja mesmo de alguém muitooooooo iniciante, fico sem saber o que é o filtro, ou será alguma coisa destas?

Desde já agradeço todas as recomendações que serviram de preciosas ajudas.

 

Cumprimentos,

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho é o filtro ser de 40L e teres um termostato de 200W :sunbathing: e mais estranho é não teres filtro.Vou deixar-te o link que explica como meter fotos

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

 

Depois tudo será mais fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos,

 

Mais uma vez, venho pedir a vossa preciosa ajuda!

Depois de dúvidas, indecisões, asneiras, já tenho o aquário a bombar da seguinte forma:

- fertilizante, areia do rio, tronco.

- termostato 100W, filtro interno aquael 350l/h tripla filtragem, iluminação: tampa para lâmpada T8 14W 38cm (com previsão breve para alteração da iluminação).

- Plantas de fundo, duas plantas de meio porte e musgo.

- 1 pleco, 1 corydora july e 1 corydora panda (há 2 semanas e não observo qualquer sintoma anormal).

 

Estou a fazer TPA's 2Xsemana, cylce, aquaplus, ferropol e nas duas últimas TPA's fiz organic waste eliminator, pois os nitritos estão de penúltimo grau a último.

- 5 gotas/dia de sera flor daydrops.

Este problema sempre se manteve, desde que montei o aqua nunca consegui obter outro resultado (montado no início de Janeiro).

 

O problema é que não estou a perceber onde está o defeito para os nitritos estarem elevados, já fiz testes à água da torneira, a água engarrafada (para ver se havia diferença e nada), a água com areia, tudo apresenta resultados a zero.

Já fiz uma pesquisa pelos outros tópicos mas não encontrei o resultado de quem já teve este problema, todas as dúvidas expostas já fiz o teste mas não obtive resultados válidos.

 

Se alguém tiver alguma explicação para isto agradecia que e ajudasse.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey Beta,

 

A explicação para a acumulação de nitratos é simples. Eles têm de vir de algum lado. Portanto, ou o teste está fora de prazo, ou estás a sobrealimentar. Estás também a adicionar um grande número de químicos à água dos quais desconheço o funcionamento em concreto, especialmente o do "organic waste eliminator", mas não deverá ser daí o problema.

 

Tem atenção ao tamanho que o teu pleco irá atingir. Rapidamente esse aquário será apertado, apra além de serem animais que geram bastantes detritos.

 

boa sorte,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

A alimentação a mais não deve ser pois estou a dar um bloquinho cortado para os três.

Os líquidos que utilizo são os do ciclo, aquaplus e ferropol (os normais), para além destes agora tenho o waste control para eliminar as bastérias más.

Quanto ao pleco comprei-o para limpar e para ver se os nitritos baixavam, mas nada. Sei que o pleco me vai ocupar o espaço do aqua, a minha intenção é dá-lo assim que começar a ser grandinho.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beta,

 

Pelo que li muito por alto, o "waste control" serve para eliminar matéria orgânica em decomposição. Se realmente te está a eliminar bactérias, fica explicado o porquê de ter níveis elevados de nitrito. O pleco, sendo mais um a produzir amónia, não os diminuir vai diminuir.

 

Acho que para quem está a começar, quanto mais simples melhor. Com isto refiro-me a adicionar produtos à água. Há "n" variáveis que temos de ter em conta e ao adicionar umas quantas mais ainda mais confusos ficamos.

 

Vai dando notícias,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Onde comprei o waste control disseram-me que iria ajudar a eliminar o que há de mau no aqua, e quanto aos nitros elevados sempre teve, desde o início (jan).

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eliminar "o que há de mau no aquário" é muito vago. Os comerciantes aproveitam-se de quem não sabe e gostam muito de impingir produtos.

 

Montaste o aquário em Janeiro de 2009? Em que dia? É estranho que estejam elevados desde o primeiro dia! (como fizeste teste a outra água e o resultado foi nulo, os reagentes devem estar ok) Possivelmente ainda não tens é o ciclo feito.

 

A minha sugestão: Faz TPAs de 5 litros, dia sim dia não (enches o garrafão, repousa 48 horas, utilizas a água e recomeça o processo), de preferência pelo método de conta gotas. Fá-lo durante umas duas semanas, sem adicionar nada à água. Depois contas-nos o resultado. O problema não deve ser nem do produto para o ciclo, nem dos fertilizantes, mas por via das dúvidas simplifica-se.

 

edit: Controla os níveis de amónia e nitrito para que não intoxiquem os peixes.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quando digo que os resultados dos testes dos nitritos foi nulo foi quando fiz só à água da torneira e à água do garrafão.

Vou fazer como disseste, só não percebi bem quando dizes para utilizar a água, é para utilizar sempre água nova, certo? e os fertilizantes, cilco e aquaplus coloco 1X semana?

 

Agradeço a ajuda de todos, daqui a duas semanas volto para dizer como estão os resultados.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.. para baixares os valores tanto de amonia, nitritos, nitratos... a solução mais indicada e barata :bad-words: é fazeres TPAs.

 

A ideia que tirei foi que o filtro ainda não está ciclado, ou seja, não existe bacterias suficientes para consumir a amonia e nitritos..

 

Com as TPAs reduzes os valores destes parametros enquanto se criam bactérias no filtro.

 

Se deixares a água das TPAs em repouso não precisas de meter quimicos nenhuns.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

A minha pergunta é:

A agua dos TPA's que uso é sempre água nova repousada? ou a que retiro do aqua ponho a repousar e depois coloco novamente?

A água que vem com os peixes deito sempre fora.

 

Agradeço a todos a vossa ajuda!

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.