Correcto uso de lâmpadas?


FredUnik

Recommended Posts

Boa noite, tenho um aquário de 120 litros (100litros reais), 100x30x40cm

Um pouco de substrato fértil (se nao me engano da JBL, já foi comprado há 4 anos ou pouco mais, daí que não me lembre ao certo da marca), CO2 da Sera e faço fertilizaçoes semanais também com os produtos da Sera. TPA's todas as semanas de 15% (15 litros)

 

 

 

A minha dúvida é a seguinte:

 

Tenho duas lâmpadas de 25W (0,5W/L de ratio que dá). Uma Power glo e uma Aqua glo (ambas da Hagen). São ambas T8 e têm 18000 kelvin.

Pergunto aos mais experientes se esta temperatura, 18000kelvin, não é demasiado alta.

 

Tenho plantas como cryptocoryne wenditii, echinodorus bleherii e hartii, juncus, cerathopteris thalicroides, anubia var. nana, bacopa, vallisneria spirallis, nymphaea lotus.

 

Nota: Não coloquei o setup completo do aquário por achar dispensável, mas se for preciso colocarei cabecadura

 

 

Agradecido desde já pela paciência, aguardo por respostas :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, tenho um aquário de 120 litros (100litros reais), 100x30x40cm

Um pouco de substrato fértil (se nao me engano da JBL, já foi comprado há 4 anos ou pouco mais, daí que não me lembre ao certo da marca), CO2 da Sera e faço fertilizaçoes semanais também com os produtos da Sera. TPA's todas as semanas de 15% (15 litros)

 

 

 

A minha dúvida é a seguinte:

 

Tenho duas lâmpadas de 25W (0,5W/L de ratio que dá). Uma Power glo e uma Aqua glo (ambas da Hagen). São ambas T8 e têm 18000 kelvin.

Pergunto aos mais experientes se esta temperatura, 18000kelvin, não é demasiado alta.

 

Tenho plantas como cryptocoryne wenditii, echinodorus bleherii e hartii, juncus, cerathopteris thalicroides, anubia var. nana, bacopa, vallisneria spirallis, nymphaea lotus.

 

Nota: Não coloquei o setup completo do aquário por achar dispensável, mas se for preciso colocarei cabecadura

 

 

Agradecido desde já pela paciência, aguardo por respostas :discuss_gathering:

Ola.

Pelos tópicos e leituras que tenho efectuado diria que sim, sempre que vi recomendações foi entre 4200K e 10000K

Esses 18 000K é de cada uma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim as tuas duvidas pela minha opinião fazem sentido e de facto para além de teres lampadas com demasiados ºK tb tens watts a menos para a litragem do teu aqua

 

Mas tudo é genericamente falando, sei que disseste as plantas que tem mas não fui ver as caractetisticas de todas...é tudo um clico, fertilizações, CO2 e luz...

 

 

 

Se só tiveres anubias com 25wts aguentam-se....outras plantas mais exigentes nao consegues manter

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

tens a certeza que a Power glo tem 18000K? eu tive uma em tempos e tinha 10000K... A serem os 18000K de facto é demasiado (essas lampadas são utilizadas em aquas salgados) De resto como Joao_pm disse e bem o ideal seria uma combinação de lampadas com temp de cor enre os 4200K e os 10000K. Se tiveres oportunidade vai ao patrocinador do fórum Aquaeden e mete lá uma mensagem que o Rui Alves certamente te responderá da malhor maneira (no site tem uns excelentes artigos sobre iluminação de aquarios plantados).

 

Quanto ao ratio de 0,5 W\Lt para as plantas que manténs parece-me suficiente... para mim ronda o ratio ideal para a manutenção de um aqua plantado de baixa\muito baixa manutenção.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos pelas respostas.

O meu único problema quanto às lâmpadas era se a temperatura destas nao iria "queimar" as plantas, em vez de proporcionar o seu crescimento, ou se não iria influir um boom de algas. É que algas já eu tenho há uns tempos. Tenho vindo a pesquisar muito aqui no fórum e já vi boas soluções. Mas na altura que o meu aqua teve algas só tinha uma lâmpada, 25W, nao adicionava CO2, a lampada estava ligada para ai 16 horas...enfim...um monte de erros que fui solucionado com a preciosa ajuda dos membros do fórum.

 

Murkas, tenho a certeza que a Power-glo tem 18000 kelvin (74cm, 25W). Comprei-a há duas semanas (cai no erro de, ao ter lido no fórum que a frente do aquário "agradece" uma luz com maior temperatura, ideal para as plantas de frente do aquário e para formar tapetes, comprar uma de 1800kelvins).

 

Joao_pm, sim, os 18000 é de cada uma: uma Power-glo e outra Aqua-glo

 

A minha questão é mesmo essa: haverá problemas a nível de algas?

 

Obrigado a todos pela disponibilidade

Frederico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Pelos tópicos e leituras que tenho efectuado diria que sim, sempre que vi recomendações foi entre 4200K e 10000K

Esses 18 000K é de cada uma?

Só uma pequena correcção: a temperatura de uma lampada referece à "cor" ou seja se ela emite mais para o espectro de cor azul ou para o outro extremos (vermelhos) e é medida em Kelvins (K)

 

A intensidade de luz é que indica a "força" da lampada e é medida em Lumens (lm) e pode estar ou nao relacionada com a potencia. Embora exista a regra do watt por litro, acho que se devia começar a usar Lumens/litro pois ao surgirem novos tipos de lampadas essa relação deixa de fazer sentido (Isso na minha opiniao)

Se quiseres perceber melhor o que quer dizer uma lampada de mais ou menos kelvins podes ler este artigo que achei: Aqui

 

ou este Aqui

Parece um bom começo.

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais