Recommended Posts

Publicado

Comprei ontem o meu primeiro aquário, um Wave Box Cubo 25. É pequeno (25x25x30), com ele vinha incluído um filtro de cascata Niagara (190 l/h (3w)) e uma lâmpada Solaris de 9w. Coloquei 5ml de Biotopol (condicionador de água) na água nova para remover o cloro, e durante as primeiras duas semanas vou colocar 1ml de Denitrol (cultura bacteriana) a cada três dias. Na loja onde comprei o aquário disseram-me para não colocar nenhum peixe durante as primeiras duas semanas, para colocar apenas os produtos na água e deixar o filtro a funcionar. Por isso neste momento só lá tenho o areão e a água. As questões que tenho são:

1 * Posso colocar no aquário rochas vulcânicas que trouxe dos Açores sem que isso interfira significativamente com a composição da água? Quando é que as posso colocar?

2 * Na loja disseram-me para colocar as primeiras plantas aquáticas ao fim de uma semana, concordam?

3 * Quais as plantas aquáticas de água doce com as cores mais vivas? Gostava de ter outras cores no aquário para além do verde...

4 * Num aquário destas dimensões quantos peixes posso ter? É possível ter um Astronotus ocellatus feliz?

Obrigado!

Aqua 20L (25x25x30)

Filtragem: Filtro de cascata Niagara (190 l/h (3w))

Iluminação: Lâmpada Solaris (9w)

pH: 6.9 [Corrigido com Proper pH 7.0]

Fauna: um Betta splendens (macho) e um Corydora panda [Alimentação: flocos para peixes tropicais e larva de mosquito vermelha]

Publicado:

Olá Sedna,

Embora não vá responder às tuas perguntas, queria só alertar-te para que vás colocando alguma comida, as bactérias também têm de se alimentar, leste o que fazer durante o Ciclo? clica aqui!

Fica bem

Luisa Fonseca

Publicado:

Então bem-vindo Sedna, até agora parece-me que estás a fazer tudo bem, tiveste sorte com a loja onde compraste o material, souberam-te explicar bem as coisas, quantos às tuas perguntas:

1º Não faço ideia, espera pela resposta de alguém mais entendido nessa matéria.

2º Eu acho que já podes colocar, nunca vi nenhum efeito negativo para com as plantas.

3º Procura no subforum Plantas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=222 ou no site da Tropica http://www.tropica.com/plant_print.asp .

4º Se tens um “aquário” com sensivelmente 19L, lembra-te da regra de 1cm de peixe (quando adulto) para cada litro de agua, mais informação aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Cumprimentos.

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Publicado: (editado)
Olá Sedna,

Embora não vá responder às tuas perguntas, queria só alertar-te para que vás colocando alguma comida, as bactérias também têm de se alimentar, leste o que fazer durante o Ciclo? clica aqui!

Fica bem

Luisa Fonseca

Luísa ele/a já está a adicionar “1ml de Denitrol (cultura bacteriana) a cada três dias”, é segunda vez hoje que leio aqui essa ideia de meter comida no aquário para ciclar, não metas comida nenhuma, continua que vais bem.

Cumprimentos.

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Editado por João Ricardo Santos
Publicado: (editado)

Vou então continuar com o que tenho feito e procurar algo mais acerca das plantas aquáticas. Parece que vou ter de optar entre um cardume de peixes pequenos e um ou dois peixes um pouco maiores.

Muito obrigado pelas ajudas!

Editado por sedna

Aqua 20L (25x25x30)

Filtragem: Filtro de cascata Niagara (190 l/h (3w))

Iluminação: Lâmpada Solaris (9w)

pH: 6.9 [Corrigido com Proper pH 7.0]

Fauna: um Betta splendens (macho) e um Corydora panda [Alimentação: flocos para peixes tropicais e larva de mosquito vermelha]

Publicado:
1 * Posso colocar no aquário rochas vulcânicas que trouxe dos Açores sem que isso interfira significativamente com a composição da água? Quando é que as posso colocar?

Penso que sim, normalmente as rochas vulcânicas não afectam a água. Podes colocar assim que as ferveres e lavares bem.

2 * Na loja disseram-me para colocar as primeiras plantas aquáticas ao fim de uma semana, concordam?

Eu coloquei logo as minhas na montagem, e penso que não há problema

3 * Quais as plantas aquáticas de água doce com as cores mais vivas? Gostava de ter outras cores no aquário para além do verde...

Com essa iluminação não sei se consegues ter plantas de outras cores, pois normalmente essas são mais exigentes quanto a iluminação, substrato etc, e para começar não te aconselho plantas "complicadas"

4 * Num aquário destas dimensões quantos peixes posso ter? É possível ter um Astronotus ocellatus feliz?

Não me parece que possas manter esse peixe não, faz-se enorme! http://pt.wikipedia.org/wiki/Astronotus_ocellatus Aqui podes ver que há relatos desse peixe com 45cm

Encontrei o Nemo!

Publicado:

O Biotopol apenas é necessário aquando a TPA.Assim que souberes o pH é mais fácil dizermos-te que peixes poderás escolher embora eu ache que os peixes estão cm 1 pH bastante abrangente.Mas devemos sempre procurar o pH natural dos peixes.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!