ajudem a dar vida ao meu aqua


portugalll

Recommended Posts

Boas,

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que me falta neste aqua ou o que tenho que alterar para ter este aqua com gupys e algumas plantas das mais basicas de manter.

 

Aquario : Aquapor

Altura 40cm/largura 75cm/profundidade 36cm/ +- 100 lt

Rocha vulcanica, tronco artificial, areão grosso e fino.

Bomba de ar indor, termostato 150W.

Filtro interno: Bomba Stream 420 trabalha dentro de um filtro interno biologico com ceramicas

Iluminação: reflector 2 lampadas:GLO Aqua-GLO 24”\61cm 20W T8 e GLO Power-GLO 24”\61cm 20W T8

 

Este aqua esta a funcionar á 1 ano mas tenho muitos problemas para manter a fauna e a flora :eusathink:

 

Grato pela vossa ajuda :idea2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que me falta neste aqua ou o que tenho que alterar para ter este aqua com gupys e algumas plantas das mais basicas de manter.

 

Aquario : Aquapor

Altura 40cm/largura 75cm/profundidade 36cm/ +- 100 lt

Rocha vulcanica, tronco artificial, areão grosso e fino.

Bomba de ar indor, termostato 150W.

Filtro interno: Bomba Stream 420 trabalha dentro de um filtro interno biologico com ceramicas

Iluminação: reflector 2 lampadas:GLO Aqua-GLO 24”\61cm 20W T8 e GLO Power-GLO 24”\61cm 20W T8

 

Este aqua esta a funcionar á 1 ano mas tenho muitos problemas para manter a fauna e a flora :D

 

Grato pela vossa ajuda :offtopic:

 

 

plantas podes por anubias e fetos de java, musgo de java, valisneria....

parece-me tudo bem...se calhar tens alguma infecçao....o meu antigo tbm era assim, se bem que nao utilizava filtragem biologica e as plantas eram de plastico e tal =/...agora to a começar um novo espero ter mais sorte :flick_tongue:

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que me falta neste aqua ou o que tenho que alterar para ter este aqua com gupys e algumas plantas das mais basicas de manter.

 

Aquario : Aquapor

Altura 40cm/largura 75cm/profundidade 36cm/ +- 100 lt

Rocha vulcanica, tronco artificial, areão grosso e fino.

Bomba de ar indor, termostato 150W.

Filtro interno: Bomba Stream 420 trabalha dentro de um filtro interno biologico com ceramicas

Iluminação: reflector 2 lampadas:GLO Aqua-GLO 24"\61cm 20W T8 e GLO Power-GLO 24"\61cm 20W T8

Este aqua esta a funcionar á 1 ano mas tenho muitos problemas para manter a fauna e a flora :D

 

Grato pela vossa ajuda :flick_tongue:

Filtro interno quantos litros faz por hora???

Que tipo de plantas procuras?? Baixo cuidado?? Assim aconselho-te a musgo (qualquer variante) anubias e fetos.

A que temperatura mantens o aquário???

Ph e outros testes como estão??

Dando isto facilitas e muito a ver os problemas do teu aquário!

Quais as aparentes causas para o insucesso do teu aquário?

 

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro faz 500 lt/hora ,temperatura +-27º/28º ,testes:

PH: 8

Kh: 10

Gh: 18

No2: 0

No3 40

amonia não tenho teste

tp´s 1x semana de 30 lts

 

Os gupys adultos consigo telos uns 4/5 meses no máximo os alevins após 1 mes desaperecem todos de um dia para o outro mesteriosamente, durante esse tempo estão saudaveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu pH diz tudo, 8 é de facto muito elevado para quase todos os tipos de peixes e de plantas.

Se queres manter guppys felizes e contentes, tens de baixar esse pH para 7 a 7.20. É bom para peixes e para plantas.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpem intervir da seguinte maneira mas aproveito a boleia; tenho mais ou menos o mesmo problema. Guppys adultos e alevins também só os consigo aguentar o mesmo tempo; platys adultos ás vezes nem um mês duram; mas tenho alguns resistentes; tenho 1 neon chinês á quase 1 ano e 3 neons rosa á cerca de 9 meses; tenho 1 platy femea á 6 meses e tenho red cherry que começaram com 10 e já tirei de lá cerca de 20 camarões adultos e ainda devo de ter uns 10 adultos e depois uns 30 juvenis e uns 30 recém nascidos ou com poucas semanas de vida; estes que referi agora não tem aparentemente qualquer problema; quaisquer outros peixes que ponha no aqua duram pouco mais de 1 mês?! Fosfatos 0, nitritos 0, ph entre 7/7.5, temperatura 26 graus; aqua 60l, 2 troncos, fetos de java e musgo de java.

Mistério, vou comprar agora outro aqua e deixar este para maternidade/hospital; vou mudar a fauna e a flora para o novo mas gostava de perceber o que se passa, será do filtro, è um filtro mochila que vinha com o aqua da elite; não tem grande filtragem porque tem umas esponjas minúsculas e ganha umas algas acastanhadas na zona de saída da água para o aquário ... O areão também é daquele pintado (erro de principiante)...

Mas porque é que só morrem alguns e outros não??!! :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aponto para causas anteriores à colocação dos peixes no aquário.. doenças/maus tratos na loja onde compraste.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aponto para causas anteriores à colocação dos peixes no aquário.. doenças/maus tratos na loja onde compraste.

É muita coincidencia, eu tenho outro aqua de 200l, com peixes comprados em 3 lojas diferentes e tenho muito poucas baixas; em 6 meses tive para aí umas 6 baixas. No outro aqua de 60l exactamente a mesma coisa, e acho até que aí tem fauna comprada em 6 sítios diferentes; se fosse da adaptação ao aqua não duravam mais de um mês; e os alevins de guppy que morrem/desaparecem ao fim de 1/2 meses????!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ás vezes podem ser picos de amónia.

Costumas fazer TPA's regulares?

Pois, eu sei que deveria fazer tpas semanais de 20%, mas devido a alguma falta de disponibilidade; faço +ou- 40% quinzenais. Mas também não deve ser por aí pois faço da mesma maneira no aqua de 200l. Só se for o facto de u não conseguir aspirar todo o areão colorido no aqua de 60l; pois no outro aqua não posso aspirar devido ao substrato... :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu sei que deveria fazer tpas semanais de 20%, mas devido a alguma falta de disponibilidade; faço +ou- 40% quinzenais. Mas também não deve ser por aí pois faço da mesma maneira no aqua de 200l. Só se for o facto de u não conseguir aspirar todo o areão colorido no aqua de 60l; pois no outro aqua não posso aspirar devido ao substrato... :alberteinstein:

 

Eu acho que as TPA são muitas vezes a última coisa a entrar na lista de suspeitas, pois acabamos por criar uma certa rotina que nos pode levar uma falsa sensação de segurança e descuidar certos pormenores. ;)

 

Quanto maior for a % de água mudada maior é o choque com os elementos presentes no aqua.

Se a água não for previamente tratada quanto mais água mais cloro.

Se a água nova tiver parâmetros muito dispares dos do aqua, pode matar, quer peixes quer as bactérias que são tão importantes para o ciclo do azoto. Uma vez que a população de bactérias seja perturbada, está instalado um cenário de alta instabilidade...seja por causa das TPA ou não.

 

Como é introduzida a nova água no aqua?

Se há instabilidade, há que fazer testes em periodos curtos (2 dias) para determinar o que está a causar as mortes, parâmetros da água, doença ou outros.

 

Cmtps,

Bruno

Só sei que nada sei :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que as TPA são muitas vezes a última coisa a entrar na lista de suspeitas, pois acabamos por criar uma certa rotina que nos pode levar uma falsa sensação de segurança e descuidar certos pormenores. ;)

 

Quanto maior for a % de água mudada maior é o choque com os elementos presentes no aqua.

Se a água não for previamente tratada quanto mais água mais cloro.

Se a água nova tiver parâmetros muito dispares dos do aqua, pode matar, quer peixes quer as bactérias que são tão importantes para o ciclo do azoto. Uma vez que a população de bactérias seja perturbada, está instalado um cenário de alta instabilidade...seja por causa das TPA ou não.

 

Como é introduzida a nova água no aqua?

Se há instabilidade, há que fazer testes em periodos curtos (2 dias) para determinar o que está a causar as mortes, parâmetros da água, doença ou outros.

 

Cmtps,

Bruno

Boas, a nova água é introduzida directamente da torneira, com a temperatura o mais aproximada da do aquário. Mas antes de fazer isso, e logo a seguir a retirar a água velha ponho logo um anti-cloro e um produto para as bactérias, são os dois da Sera. Mas isto que eu estou a explicar faço exactamente da mesmíssima maneira nos dois aquas... Mas só num é que há mortes??!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a nova água é introduzida directamente da torneira, com a temperatura o mais aproximada da do aquário. Mas antes de fazer isso, e logo a seguir a retirar a água velha ponho logo um anti-cloro e um produto para as bactérias, são os dois da Sera. Mas isto que eu estou a explicar faço exactamente da mesmíssima maneira nos dois aquas... Mas só num é que há mortes??!!

 

Eu vou tentar defender a teoria de que o problema pode vir de uma peturbação na população das bactérias:

 

Sendo o aqua de 200L um aqua muito maior ajuda a diluir eventuais problemas e não afectar de modo fatal os peixes.

 

O sistema de filtragem que usa para o de 60L não ajuda a população de bactérias, um filtro biológico seria o ideal.

 

Segundo percebi, aspira parte do areão do aqua de 60L? Com esse sistema de filtragem eu não revolveria o fundo para não perturbar as bactérias que lá se encontrem e por sua vez evitar picos de nitritos.

 

Num post anterior não vi a leitura dos nitratos, estes ao longo do tempo tendem a concentrar em qualquer aqua, embora os peixes sejam resistentes a grandes concentrações, já as bactérias ficam de certo modo "infelizes" pois estarão a nadar nos seus detritos.

 

Em relação à fauna "resistente" penso que seja mesmo por aí, são mesmo mais resistentes, por si só. Mas o problema está lá.

Só sei que nada sei :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro faz 500 lt/hora ,temperatura +-27º/28º ,testes:

PH: 8

Kh: 10

Gh: 18

No2: 0

No3 40

amonia não tenho teste

tp´s 1x semana de 30 lts

 

Os gupys adultos consigo telos uns 4/5 meses no máximo os alevins após 1 mes desaperecem todos de um dia para o outro mesteriosamente, durante esse tempo estão saudaveis.

 

Boas,

Que tipo de fertilização usas? Tens substrato fertil com o areão ?

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.