Plantado com ou sem substrato!!!


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas.

Quando vier de ferias em setembro vou fazer um cubo plantado, vou usar akelas lampadas compactas e terei pouco mais que 1W/L, injecção de co2, e como e obvio muitasssssss plantas, agora deparo-me com uma duvida, deverei usar substrato fertil abaixo do areao de rio?

Alguem tem plantados sem substrato?

Eu estava a pensar por apenas areao de rio de 2 ou 3 mm, e por uma barra de algoflash debaixo das plantas que absorvem os nutrientes pela raiz.

Preciso da opiniao dos intendidos, ahhh e tb alguem que venda glosso, porque aqui nunca o vi a venda!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas plantas (tanto do aqua de 240L como do de 60L) nao tem substracto fertil.. é areia e areao mais nada.. contudo vou comprar bolas da JBL pois noto falta de certos nutrientes.... como por exemplo o ferro!

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou montar um plantado, e vou usar substracto fértil! Se usares a função "Pesquisar" tens muita coisa pa ler... Tenta falar com o sergioveterano, ele tem grandes plantados sem substracto fértil! Mesmo espectaculares!!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O meu plantado vai ser um naninho, mesmo pequenito, as medidas são 30X30X30, e estou muito indecisa sobre que plantas colocar, gostaria de opinioes, e de plantas que fossem facil d encontrar, pois vou traze-las quando for a lisboa, aceito ofertas de particulares.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Qt à areia, na minha opiniao nao deve ser mt fina nem mt grossa, eu diria uns 2-3mm de granulometria. Por vezes a areia de rio é assim, mas noutros locais ja tenho visto bastante maior.

 

Quanto às plantas penso que é fundamental trazeres uma planta para formar tapete, tens pelo menos umas 4 ou 5 para escolher. Agora quanto ao resto é muito dificil de te ajudar, há tanto por onde escolher.

 

Consulta os link's deste topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=119

 

Certamente te ajudarão imenso

 

Boa sorte,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta para tapete ja ta escolhida, e a glosso, gosto imenso, tenho +e receio que no pouco tempo que estiver em lisboa nao a encontre.

Quanto as outras e que tou mesmo confusa, poix nao sei quantas plantas diferentes ei de escolher.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois

se ñ tiveres subestrato as plantas podem ter algumas doenças por carencia de alguns nutrientes, mas tb os degectos e a decompuisição de folhas vão para o subestrato ke depois de serem trnasformandos pelasa bactérias trnasformanxe em subestrato fertili mas ixto em poucas kuantidades e por ixo mm se deve por subestrato para ke seija compenxada a flata do mm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Continuo indecisa em relação a por substrato fertil ou nao, ja li em alguns sites que nao era necessario e ja li noutros que era mesmo necessário, logo e complicado decidir.

Por isso e que decidir por aqui a minha duvida.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais