Ancistrus dolichopterus ou Baryancistrus sp. ou outro?


tgduarte

Recommended Posts

Boa noite,

Trouxe por alturas do Natal 4 destes loricarideos juvenis (aproxim. 2cm) que me foram vendidos na loja Aquaplante como Ancistrus dolichopterus (ver foto em baixo), mas ao comparar com imagens na net nao estou convencido. Pelo tom amarelado das pintas e das manchas nas barbatanas parecem-me mais Baryancistrus sp. L018 (golden nugget) ou outro parecido. Agradeco a ajuda dos experts pois gostava de procurar mais info sobre a especie.

 

gallery_27370_1040_11913.jpg

Editado por tgduarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São ancistrus dolichopterus ou temmincki, acho que são muito parecidas as duas espécies e há pouca gente que os sabe distinguir, provavelmente só uma destas espécies é vendida cá em Portugal, sendo sempre chamada de dolichopterus sp.

 

Eu tenho reprodução destes ancistrus, vou começar a despachá-los já este mês! Mais baratos que na Aquaplante :transport027:

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é muito comum as lojas designarem erradamente estes ancistrus comuns como Ancistrus Dolichopterus.

Neste artigo do Planet Catfish, poderás perceber que existe muita confusão e alguma dificuldade em fazer uma identificação correcta.

 

http://www.planetcatfish.com/shanesworld/s...?article_id=377

 

Mas claramente não é nenhum Golden Nugget.

(alías o preço destes dificilmente é inferior a 20-25€ e o que tu tens tipicamente não custa mais de 5 ou 6€.

 

Francisco

__________________________________

O meu aqua em: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27448

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é muito comum as lojas designarem erradamente estes ancistrus comuns como Ancistrus Dolichopterus.

Neste artigo do Planet Catfish, poderás perceber que existe muita confusão e alguma dificuldade em fazer uma identificação correcta.

 

http://www.planetcatfish.com/shanesworld/s...?article_id=377

 

Mas claramente não é nenhum Golden Nugget.

(alías o preço destes dificilmente é inferior a 20-25€ e o que tu tens tipicamente não custa mais de 5 ou 6€.

 

Francisco

 

Se forem so estas as designações erradas ainda estamos com sorte !

 

Concordo contigo a 100%

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, estive a ler o artigo dado pelo membro nunonovo e a pesquisar sobre os vários ancistrus que eles tem no site e acho que eles tem toda a razão!

 

O Ancistrus que tens nessa foto ou é um Ancistrus Dolichopterus ou um Ancistrus Cirrhosus, sendo os primeiros muito raros nas lojas por serem vendidos com o nome dos segundos...

 

Segundo percebi os Ancistrus Cirrhosus foram os primeiros a serem mantidos em aquários e são mesmo estes que eu penso que tenho criação.

 

Pensava que eram Ancistrus Temmincki, mas olhando para as outras hipóteses tenho quase a certeza que se tratam de Ancistrus Cirrhosus.

 

O problema na compra de Ancistrus é que muitas vezes são vendidos como Ancistrus sp., que é o meu caso, e não se sabe a que espécie pertecem! Outras vezes dão lhes o suposto nome da espécie mas como é difícil distingui los e muitas vezes os progenitores são de espécies diferentes, acabam por ser um cruzamento e como tal, inférteis...

 

Enfim, tens de esperar que ele cresça mas provavelmente será um, Ancistrus Cirrhosus...

 

Boa sorte com ele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas. Nao fico com certezas, mas fico certamente mais esclarecido.

Francisco, sim o preco andava mais pelos €5-6 e obrigado pelo artigo, muito informativo. Realmente os meus parecem-se com o que aparece na foto como Ancistrus cf cirrhosus. Mas como e' dificil ter certezas, vou prudentemente designa-los de Ancistrus apenas. :snipersmile: De qualquer maneira, vou registar este nome e tentar saber algo mais sobre eles, obrigado.

 

Quanto a designacoes erradas nas lojas, bem, os outros peixes que trouxe nesse dia da Aquaplante foram uns Otocinclus que na loja estavam marcados como O. arnoldi mas que, depois de investigar em sites respeitaveis na net, vi que nao tinham nada de arnoldi, mas sim O. macrospilus:

http://www.fishbase.us/Summary/SpeciesSummary.php?id=50450

 

Nao e' q seja grave confundir Otos pois penso que ambos desempenham as mesmas funcoes de comedores de algas, mas caramba, em 2 especies q trouxe foram 2 erros. Se uma loja como a Aquaplante investe tanto na qualidade do servico (e ainda bem que o faz, ao contrario da maior parte das lojas que so' se preocupa em vender a torto e direito), bem podiam investir um pouco na correcta catalogacao da especies. Ou entao, na duvida, usar apenas o nome generico (Ancistrus sp., Otocinclus sp.).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais