tapete para 15w


Nakamura

Recommended Posts

boa noite

 

quero fazer um tapete mas não sei com que planta....tenho 15w de luz e fica acesa cerca de 13h a 15h por dia...o quê que aconselham?

 

cumps.

 

Boas,

Descupa resonder com uma pergntas mas...

 

Qual o setup do aqua?

 

(litragem, dimensões, equipamentos utilizados, CO2 (sim ou nao), rotinas de fertilização).

De resto parece-me que as 15 horas diárias de luz são um pouco demais, no máximo a rondar as 12horas diárias.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Murkas

 

primeiro obrigado pelo interesse

 

o aqua é de 50l e tem 60cm(frente) e acho que tem 25 x 25 ou algo parecido não tenho a certeza..não tenho CO2 mas é algo que se for necessário para o tapete vou utilizar...ponho 5ml de fertilizante por semana.

 

eu sei que é muito tempo mas as vezes acontece devido ao trabalho mas vou ter mais atenção.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Murkas

 

primeiro obrigado pelo interesse

 

o aqua é de 50l e tem 60cm(frente) e acho que tem 25 x 25 ou algo parecido não tenho a certeza..não tenho CO2 mas é algo que se for necessário para o tapete vou utilizar...ponho 5ml de fertilizante por semana.

 

eu sei que é muito tempo mas as vezes acontece devido ao trabalho mas vou ter mais atenção.

 

abraço

 

Ola,

com essa iluminação no máximo consegues manter um tapete de musgo... o ideal seria talvez tentares subir a iluminação para o dobro da potencia (ou seja 30W).

 

Mas como está e se não quiseres meter-te em mais despezas (plo mneos para já) podes sempre tentar arranjar musgo de java (ou outro) para fazer um tapete.

 

Se optares pelo tapete de musgo aconselho a que arranjes pedras planas e finas (tipo fragmentos de xisto) onde possas amarrar o musgo (com fio de nylon ou linha de coser). deste modo pode ser que consigas um tapete de musgo ao fim de 1 mesito mais coisa menos coisa...

Aconselho amarrares ás pedras pois assim quando precisres de podar o musgo podes retirar a pedra para fora do aqua e evitar ficar com pedaços de musgo espalhados por todo o lado no aqua.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim também já pensei no tapete de musgo mas já o tenho no tronco e por isso estava a pensar fazer o tapete com parvula ou riccia mas tenho consciência que ainda não reuni as condições necessárias.

 

abraço e obrigado

 

vou tentar aumentar as luz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eleocharis parvula com um ratio de 0.25Wat/ltr, habilitaste a que ela fique com folhas de 10cm.

 

Riccia, acho que não te safas !

 

Acho que o musgo é a melhor opção.(sem gastares muitos €€€).

 

Existe algumas qualidades de musgo que podes usar é só procurares uma diferente da que já tens...

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiencia própria, acho que nem que dupliques a luz que tens, vais conseguir um bom tapete, pelo menos com as plantas do costume (glosso ou cuba), nunca vão ficar rentes ao solo como nós queremos e nem falo em co2 e fertilização.

 

Agora deixo aqui uma pergunta: No caso de (por exemplo) triplicares a que tens, não será prejudicial aos peixes? Eu notei depois de duplicar a luz de um aquário de 60cm que tenho para aqui, que os meus peixes começaram a ficar mais pelo fundo do aquário e agora estão sempre á sombra das valisnérias.

Se fosse a ti ia pelo musgo.

 

 

Boa sorte.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiencia própria, acho que nem que dupliques a luz que tens, vais conseguir um bom tapete, pelo menos com as plantas do costume (glosso ou cuba), nunca vão ficar rentes ao solo como nós queremos e nem falo em co2 e fertilização.

 

Agora deixo aqui uma pergunta: No caso de (por exemplo) triplicares a que tens, não será prejudicial aos peixes? Eu notei depois de duplicar a luz de um aquário de 60cm que tenho para aqui, que os meus peixes começaram a ficar mais pelo fundo do aquário e agora estão sempre á sombra das valisnérias.

Se fosse a ti ia pelo musgo.

 

 

Boa sorte.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

Acho que no caso dele se duplicar ficaria com um ratio de 0.8 wat/ltr e isso para a Eleocharis Parvula já era muito bom!

 

Já agora se estamos a falar de um aqua de 60*25*25 = 37.5Ltr com 15 ele terá um ratio de 0.4 e não 0.25 wat/ltr.

 

Se duplicares a parvula safa-se bem! Se tiveres CO2 ainda melhor!

 

Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se.

 

Já de que peixes estas a falar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se.

 

Já de que peixes estas a falar?

Olha é um Mikrogeophagus ramirezi (ficou viúvo á pouco tempo) e 3 Tetras Bentosi, eu sei que são peixes de meio do aquário, mas agora estão sempre no fundo, tens alguma ideia do que será?

Esqueci-me de dizer que estão juntos com 2 neons velhotes, que mesmo assim são os mais activos, se não fossem eles ninguem ia comer. lol

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Editado por João Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de Ram's dão percebo nada, por isso não serei a melhor pessoa para te ajudar.

 

TEns mais alguma planta além das valisnérias?

 

é que segundo li os Rams gostam de vegetação...SE calhar é por ai...

Mas procura no forúm que pode ser que já alguém tenha tido esse problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mais alguma planta além das valisnérias?

Neste aquário tenho as Vallisneria spiralis, Anubias e Musgo agarrado a 2 troncos, quanto ao Ram, acredito que seja solidão, agora os tetras, não acho que seja normal, pois costumam ser muito activos e agora não saem da sombra, começo a ficar preocupado.

Nakamura desculpa apropriar-me do teu tópico, já te decidistes quanto á flora?

 

Cumprimentos.

 

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que no caso dele se duplicar ficaria com um ratio de 0.8 wat/ltr e isso para a Eleocharis Parvula já era muito bom!

 

Já agora se estamos a falar de um aqua de 60*25*25 = 37.5Ltr com 15 ele terá um ratio de 0.4 e não 0.25 wat/ltr.

 

Se duplicares a parvula safa-se bem! Se tiveres CO2 ainda melhor!

 

Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se.

 

Já de que peixes estas a falar?

 

 

boa tarde

 

o aqua tem 50l deve ter 30 x 25 ou assim mas tem 50l

não percebi uma coisa...para poder fazer um tapete de parvula tenho que acrescentar quantos watts de luz?

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

o aqua tem 50l deve ter 30 x 25 ou assim mas tem 50l

não percebi uma coisa...para poder fazer um tapete de parvula tenho que acrescentar quantos watts de luz?

 

abraço e obrigado

 

 

Há aqui alguma confusão nos litros do teu aqua...

 

Largura?

Altura?

Comprimento?

 

(Largura x Altura x Comprimento) / 1000 = Litros do Aquário

 

DIz-me lá quais as medidas então?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há aqui alguma confusão nos litros do teu aqua...

 

Largura?

Altura?

Comprimento?

 

(Largura x Altura x Comprimento) / 1000 = Litros do Aquário

 

DIz-me lá quais as medidas então?

 

boas fui agora medir

 

60x30x32 com 15w de luz

 

e tenho outro com 52x25x29 também com 15w

 

através disso podes me dizer o que preciso acrescentar para por parvula?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que no caso dele se duplicar ficaria com um ratio de 0.8 wat/ltr e isso para a Eleocharis Parvula já era muito bom!

 

Já agora se estamos a falar de um aqua de 60*25*25 = 37.5Ltr com 15 ele terá um ratio de 0.4 e não 0.25 wat/ltr.

 

Se duplicares a parvula safa-se bem! Se tiveres CO2 ainda melhor!

 

Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se.

 

Já de que peixes estas a falar?

 

 

Há aqui alguma confusão nos litros do teu aqua...

 

Largura?

Altura?

Comprimento?

 

(Largura x Altura x Comprimento) / 1000 = Litros do Aquário

 

DIz-me lá quais as medidas então?

O Milton já te respondeu nestes dois posts.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais