Urgente - Herdei Aquario! Que fazer agora?


froids

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho vindo a ler o forum desde há uns dias, porque em conversa com um amigo ele me disse que queria desfazer-se do seu aquario e me perguntou se queria ficar com ele, com peixes e tudo.

Como sempre gostei de aquarios, aceitei a proposta, mas agora levanta-se um enorme problema.

Vou buscar hoje o aqua, mais cedo do que estava a pensar, e por isso nao tenho nada preparado para receber o mesmo cá em casa. O aqua vem desmontado e os desgraçados dos bichos não sei como os vou trazer e manter até os voltar a colocar lá dentro.

Vem com o móvel e tudo. Tem 100x50x50 mais ou menos, nao tenho a certeza, so vi o aqua uma vez.

 

O aqua está a funcionar, apesar de muito sujinho e pouco tratado. Nao conheço os peixinhos que lá moram, mas segundo o que ele me disse são algo agressivos pois "paparam" os outros todos e agora só lá moram esses. Um cardume aí com uns 20 bichos. Parecem umas garoupinhas em ponto pequeno, castanhos, aí com uns 10cm os maiores (machos, disse o meu amigo). Nao encontrei nenhuma foto dos ditos por aqui, nem noutros sitios. Estou curioso que peixes sejam.

 

Preciso de limpar o aqua todo, e queria aproveitar agora que vem vazio. A preocupaçao com o layout virá depois. Neste momento preocupa-me o que vou fazer aos peixes.

Se tiver que esperar pelo tal "ciclo do azoto" os peixes morrem de certeza. Como vou mudar a àgua toda o ciclo tem que ser feito, certo?

Como mantenho os peixes durante esse tempo? Será possivel?

Neste momento é só duvidas na minha cabeça...

 

Por favor, toda e qualquer ajuda é muito bem vinda.

Se quiserem alguns dos bichinhos também já ajudava... sei lá, qualquer coisa...

 

Uma coisa também lixada é que o aqua tem mesmo que vir hoje cá para casa... Nao dá para esperar mais.

 

Desculpem este meu primeiro tópico assim tão aflito, mas é que estou mesmo...

 

Abraços e obrigado desde já!

Fred

Frederico Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

bem vindo ao forum :)

 

 

quando fores buscar os peixes trá-los num recipiente com agua do aquario. Trás também uns garrafões ou recipiente com água do aquario.

 

Quando chegares a casa colocas os peixes em 2/3 alguidares de preferência grandes com essa água.

 

Quando tiveres tudo bonito e estiveres a montar o aquario mete +- 10% da agua antiga e o resto da água nova sempre acelera o ciclo. Passadas 1/2 semanas metes 1 peixito mais resistente. Passadas 3 semanas metes os peixes.

 

Enquanto tiveres os peixes nos recipientes muda pouca água de cada vez e se puderes liga um bomba de ar com bolhinhas para oxigenar o aquario...

 

abraço,

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meter em recipientes durante semanas é a mesma coisa que chegares lá todos os dias e teres peixes mortos no chão porque saltaram,ou porque se encostaram demasiado ao termostato e sofreram queimaduras.Faz como eu fiz quando remodelei o meu aquário,aproveita 30% da água antiga e metes o resto de água nova.Se for só desligares o filtro e trazer para a tua casa a colónia de bactérias não morre,com tanta água nova pode enfraquecer mas não morre,logo não tens que voltar a fazer o ciclo.É preferível comprares um anti-cloro,tipo Sera Aquatan ou Tetra Aquasafe para tirar o cloro e meter então 70% de água nova do que teres os peixes em recipientes,visto serem grandes vai ser difícil.O filtro não o limpes já,espera antes 2 semanas senão como agora vai enfraquecer com toda esta mudança e tu ao lava-lo ainda o enfraqueces mais.É preferível esperar mais um pouco.Vai dando novidades que vamos tirando dúvidas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desligas tudo. Tiras os peixes para sacos. Enches o que conseguires com essa água, sacos ou garrafões, se possível não tiras nada de dentro do aquário (decorações) tens de ver o que ele aguenta, se conseguires uma base (tábua direita ou prateleira) consegues transportar melhor sem que o vidro sofra deslocações e descole, ata-o bem à base para não escorregar se fores usar escadas!

 

Chegas a casa, metes a água que aproveitaste, ligas tudo, colocas os peixes e a água dos sacos onde vieram, acabas de encher com água tratada com anti-cloro... eles nem vão notar!

 

O desafio é apenas a distância... quanto menos tempo de transição melhor.

Eu tive de mudar um aquário de sitio há pouco tempo e não tive problemas nenhuns, foi mais fácil porque não saí de casa.

 

Mas do mal o menos, eles pelos vistos não estavam assim muito bem tratados, se estranharem deve ser para melhor.

 

Quanto à TPA, embora nunca se deva fazer mais de 30% de cada vez… num caso limite eu fiz de 100% e não morreu nenhum peixe! (tinha dado melão às Ampulárias, a àgua ficou horrível e como também tinha Corydoras tive de arriscar).

 

Assim, se optares por não aproveitar a minha sugestão, ficas pelo menos a saber que não se põe fruta na água! lol

 

Que corra tudo bem, faz as coisas com calma!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em discus fazem 50% dia muitas pessoas ;) de ai não ser o não se deve fazer mas sim fazer mas com cuidado,não variar o pH nem a temperatura e caso esse tipo de peixe gostar de água limpar,porque não?Mas para essas mudanças de água brutais é preciso extremo cuidado.Eu não me arrisco a tal nem tenho condições para isso mesmo.Neste caso o ponto fulcral é aproveitar água e o filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em discus fazem 50% dia muitas pessoas ;) de ai não ser o não se deve fazer mas sim fazer mas com cuidado,não variar o pH nem a temperatura e caso esse tipo de peixe gostar de água limpar,porque não?Mas para essas mudanças de água brutais é preciso extremo cuidado.Eu não me arrisco a tal nem tenho condições para isso mesmo.Neste caso o ponto fulcral é aproveitar água e o filtro.

 

se vais buscar o aquario já desmontado é provavel ter o aquario à porta com os peixitos já em sacos de plastico...

 

se assim for acho que não ha outra solução senão os recipientes. há?

 

quando o aquario tiver em casa já descobrimos. Se ele já foi buscar o aquario nem deve ter lido nenhum comentário :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu julgo que ele quando chegar a casa irá vir cá para ver as melhores opções possíveis e ai optar pela melhor solução :? o que interessa é que corra tudo bem e sem mortes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

Acho que o Jorge Oliveira tá a dar um bom concelho , eu mesmo á duas semanas renovei todo o meu aquario , logo com os peixes, tenho discu ,ramirezi cardinais , aprovetei cerca de 30% da agua e mantive o filtro sujo durante uns dias e não morreu nenhum .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Afinal nem correu assim tao mal quanto isso.

Só enchi com 15l de água antiga do aqua. Enchi o resto com agua tratada com anti-cloro como aconselharam... Esperei 5 horas e depois comecei por colocar os peixes maiores. Passado uma hora coloquei os restantes. Depois disso o filtro parou de funcionar surprised

Também comprei um areao que nao sei o nome porque o antigo dono tinha o fundo quase todo à vista, com 6 ou 7kg apenas. Enchi com mais 12kg.

Ele tinha mais uma mao cheia de coisas dentro do aqua: Uma anfora, um barco, uma torre, mais umas porcarias. Fiquei apenas com um mini-tronco, uma arvore (bonzai de plastico) no centro e uma pedra do outro lado.

Eu sei que o plastico é de evitar, mas era o que vinha e era tudo de plástico à excessao da pedra...

 

O aqua tem 100l (80x30x40) e tenho um cardume de ciclideos americanos (Archocentrus Nigrofasciatus ou Acará Zebra) com 15 peixes em que alguns (3 ou 4) tem mais de 10cm, o maior deve ter + de 12cm. Sao uns bichos valentes mas em claro excesso para o tamanho do aqua. Esta apinhadissimo de peixes. Vou dar alguns, bastantes, ao sr da loja aqui do centro comercial, se alguem quiser alguns, que diga.

Acho que estao um pouco stressados das mudanças, mas parecem bem de saúde. Também tenho alguns pequenos, aí com uns 4 ou 5cm.

 

O meu filtro é um eheim 2211 e nao contava que pifasse. Ja encomendei pela net uma turbina e um eixo. Para ja os bichos estao num aqua de um amigo.

Aquilo vinha tudo muito sujo e quando o liguei começou a fazer uns barulhos muito estranhos de coisas a chocalhar lá dentro. Funcionou durante umas horas, depois ao mudar de sitio parou de vez...

Lá na loja disseram-me que eram estas duas peças que estavam na sucata (afinal o filtro ja tinha uns bons aninhos a funcionar)...

Ambas as peças fica em 17€, acho que vale o arranjo em comparaçao com novo filtro...

 

Espero mais tarde colocar umas fotos, mas agora nao consigo essa disponibilidade. Nao tenho cá a maquina :)

 

Um abraço.

Editado por froids

Frederico Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro é insuficiente para esse aquário.Eu a esse juntaria um Eheim 2215 ou 2217,ou então apenas um JBL CristalProfi 500.Tudo irá da tua carteira,claro surprised

O que para já interessa é que não morreu nenhum peixe e pensar em dar alguns em breve o que também é bom :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meter em recipientes durante semanas é a mesma coisa que chegares lá todos os dias e teres peixes mortos no chão porque saltaram,ou porque se encostaram demasiado ao termostato e sofreram queimaduras.Faz como eu fiz quando remodelei o meu aquário,aproveita 30% da água antiga e metes o resto de água nova.Se for só desligares o filtro e trazer para a tua casa a colónia de bactérias não morre,com tanta água nova pode enfraquecer mas não morre,logo não tens que voltar a fazer o ciclo.É preferível comprares um anti-cloro,tipo Sera Aquatan ou Tetra Aquasafe para tirar o cloro e meter então 70% de água nova do que teres os peixes em recipientes,visto serem grandes vai ser difícil.O filtro não o limpes já,espera antes 2 semanas senão como agora vai enfraquecer com toda esta mudança e tu ao lava-lo ainda o enfraqueces mais.É preferível esperar mais um pouco.Vai dando novidades que vamos tirando dúvidas ;)

 

Boas desde já desejo-te as maiores felicidades com esse projecto já tens aqui umas dicas bem a maneira e que te ajudarão de certeza..

 

Só tenho aqui uma pequena duvida! Oh Jorge por acaso já te ocorreu teres algum peixe queimado pelo termoestato?

Sinceramente nunca esperava que isso pudesse acontecer!

Acho um pouco estranho e improvavel, devido ao facto de o mesmo estar dentro de agua e não atingir a temperatura ideal para provocar uma queimadura.

Mas pronto tudo é possivel.

 

P.S Desculpem lá interromper com esta pergunta só me suscitou algumas duvidas!

 

P.S 2 - O meu bótia passa a noite colado ao termoestato escondido e nunca o vi queimado!

 

Cumprimentos!

Abraços

Nuno Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um ancistru que se meteu atrás do meu termo e ficou lá.Dei pela falta dele e ao tira-lo ainda senti bastante calor na mão.Ele já tinha a forma do termostato.Como tal aconteceu não sei.Sei é que quando foi a regular o termo,aquilo está mesmo bem quente,pode ser é de ser Jagger e ser de 300W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um ancistru que se meteu atrás do meu termo e ficou lá.Dei pela falta dele e ao tira-lo ainda senti bastante calor na mão.Ele já tinha a forma do termostato.Como tal aconteceu não sei.Sei é que quando foi a regular o termo,aquilo está mesmo bem quente,pode ser é de ser Jagger e ser de 300W.

tenta a proveitar o massimo da agua do aquario e nao limpes as bombas eu mudei o meu de 100l para 360l e sao discus e esta tudo bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois provavelmente o Ancistru morreu de outra coisa qualquer e por acaso ficou atras do termoestato, porque digo-te que é quase ou até mesmo impossivel um termoestato provocar queimaduras e mesmo que isso acontecesse qualquer ser vivo quando sente algo muito quente toca e sai não fica lá a espera de ser queimado. E não importa ser Jagger ou Tetratec ou outro qualquer 300watts tanto faz ser uma marca ou outra não é por isso que aquece mais ou menos! eles têem uma temperatura maxima de indicação e 300 watts não é suficiente para provocar queimaduras.

Abraços

Nuno Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro é insuficiente para esse aquário.Eu a esse juntaria um Eheim 2215 ou 2217,ou então apenas um JBL CristalProfi 500.

 

Bem, trata-se de ciclidios o filtro para 96 litros brutos não é assim tão pouco, acho, que na minha opinião "peca" pela pouca capacidade do copo e aí sim concordo contigo.

 

 

- O meu bótia passa a noite colado ao termoestato escondido e nunca o vi queimado!

Cumprimentos!

 

 

;) Os meus três também, desde que tinham 2 cm e olha que já lá vão com quase 10....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.