New Wave


R4Rus

Recommended Posts

Entendi e claro que tem logica. Mas o NPK comprei por axar que era um 3em1 e é mas tem essa desvantagem.

Quando comprei exel foi-me aconselhado pelo rapaz que fazia a manutenção da parte da aquarofilia, inclusive ele perguntou-me se eu adicionava CO2, eu disse que sim , então indicou-me o exel.

O exel contem ferro... Já agora qual a solução mais viavel para esse nutriente ou o que aconselhas visto que amanha vou ás compras.

 

para os macros se conseguires diy sempre poupas uns trocos

para micros e ferro tens por exemplo a gama da seachem .

 

seachem flourish para micros e como "suplemento/reforço" para o ferro o seachem iron

 

seachem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

para os macros se conseguires diy sempre poupas uns trocos

para micros e ferro tens por exemplo a gama da seachem .

 

seachem flourish para micros e como "suplemento/reforço" para o ferro o seachem iron

 

seachem

 

 

E preciso ter azar... dos 3 tenho o que não ''devo'' usar.

Quanto ao carvão actidao axas que deva continuar ?

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E preciso ter azar... dos 3 tenho o que não ''devo'' usar.

Quanto ao carvão actidao axas que deva continuar ?

 

o excel e sempre uma mais valia ter a mao para atacar eventuais algas que possam surgir no aquario :P

é uma fonte de carbono extra ao Co2 mas que funciona como um algicida.

 

se consegues arranjar a gama da seachem em relaçao preço qualidade é muito bom e tens tudo o que precisas

desde micros ferro e macros em separado se nao quiseres perder tempo nem trabalho com os diy ;)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o excel e sempre uma mais valia ter a mao para atacar eventuais algas que possam surgir no aquario :P

é uma fonte de carbono extra ao Co2 mas que funciona como um algicida.

 

se consegues arranjar a gama da seachem em relaçao preço qualidade é muito bom e tens tudo o que precisas

desde micros ferro e macros em separado se nao quiseres perder tempo nem trabalho com os diy ;)

 

abraço.

 

Vou optar por micros e ferro saechem e macros DIY, fica mais econimico. O exel fica de prevenção.

Obgrigado pela grande ajuda

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou optar por micros e ferro saechem e macros DIY, fica mais econimico. O exel fica de prevenção.

Obgrigado pela grande ajuda

 

de nada, estamos cá para nos ajudar-mos uns aos outros :P

 

ps: ja agora deixa-me relembrar-te que de momento uma vez que a tua montagem é recente e usaste substrato fertil nao "necessitas" já de adicionar micros na agua, pelo menos este mesinho ou se o fizeres começa muito por baixo da dose recomendada e vais subindo entao depois gradualmente a cada semana se assim o vejas necessario.

 

o mesmo se aplica ao seachem iron, uma vez que o flourish já contem uma pequena percentagem de ferro, o seachem iron é apenas como suplemento "extra" caso as plantas necessitem de uma maior concentraçao e puxar pelas suas cores.

 

visto que tens um plantado nao muito exigente fertiliza apenas o quanto baste começando sempre abaixo do recomendado e subindo gradualmente entao se necessario.

 

edit: esqueci-me da tua duvida quanto ao carvao activo , uma vez que tenhas a agua limpinha e cristalina podes o tirar do aquario, e usar apenas para quando faças algum tipo de tratamento no aquario de resto nao vejo mais utilidade nenhuma no aquario a nao ser roubar alguns elementos necessarios ás plantas.

 

abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi e claro que tem logica. Mas o NPK comprei por axar que era um 3em1 e é mas tem essa desvantagem.

Quando comprei exel foi-me aconselhado pelo rapaz que fazia a manutenção da parte da aquarofilia, inclusive ele perguntou-me se eu adicionava CO2, eu disse que sim , então indicou-me o exel.

O exel contem ferro... Já agora qual a solução mais viavel para esse nutriente ou o que aconselhas visto que amanha vou ás compras.

 

Atenção que o excel não tem ferro!!

Ajuda à assimilação do ferro... é diferente... se não tiveres ferro na água ele não fornece ferro, mas se tiveres ajuda as plantas a conseguir utiliza-lo (o ferro so é usado pelas plantas na forma ionica de Fe2+, sendo que ele habitualmente está na forma ionica de Fe3+).

 

O excel é um suplemento de carbono, contendo compostos açucarados que as plantas usam nas mesmas reacções onde entra o CO2. Não é um substituto do co2, mas actua da mesma maneira, simplesmente não tem nenhuma acção no pH da água porque não tem CO2 na composição.

Ajuda a combater as algas porque as plantas usam estes compostos mais rapidamente que as algas e logo também conseguem consumir outros nutrientes mais rapidamente que as algas, esgotando os recursos disponíveis para essas!

 

Um abraço!

 

PS: a gama da seachem é uma optima escolha, mas NPK diy é igualmente bom :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Como bem mandado que sou lá fui eu a umas lojas de lisboa e arredoras para no fim comprar naquela que por força do espaço e a mais bem equipada mas a que menos eu gosto de comprar... watever

 

neritina natalensis

DSC01907.jpg

 

DSC01915.jpg

 

Um belo molusco por sinal, com uma casota bem engraçada, adquiri mais 3 otoconclus arnoldi.

Depois de pesquisar aqui no fprum , estive a ler com muita atençao o ''plantado 200lts'' do Canito e ele teve penso eu os mesmos problemas que eu vou ter, a diferença e que ele pelo que li tem um pouco mais de experiençai neste ramo do que eu, mas conto com a vossa ajuda tambem.

Os NPK diy vão ficar para segunda feira.

- Bom dia tem KNO3, KH2PO4, KCI .

Vou-me fartar de rir...

O que pedia era algum link falado na 1ª pessoa a explicar a dissuloção.

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que pedia era algum link falado na 1ª pessoa a explicar a dissuloção.

 

boas seria isto que procuras

 

texto escrito pelo meu primo Vasco

 

(...)

Potássio (K) - Cloreto de Potássio (KCl) comprado na farmácia. Dissolvo 200gr. Em 1L de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água. Eu, num aquário densamente plantado com boa luz e CO2, começo a fertilizar com 5ml/dia por cada 100L. Caso seja necessário mais aumentar. Atenção que isto é só uma luz, cada aquário é diferente e o número de plantas também… Nível ideal de K : 20 a 30ppm.

 

Nitrogénio (N) / Nitrato (NO3) - Nitrato de Potássio (KNO3) comprado na farmácia, caso haja… Dissolvo 100gr. Em 1,2L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o NO3 por cada 100L. A utilização de testes é muito importante de modo a saber quanto NO3 o aqua produz e aí proceder-se à fertilização ou não. Nível ideal de NO3: 5 a 10ppm

 

Fósforo (P) / Fosfato (PO4) - Fosfato Mono-Potássico (KH2PO4) comprado na farmácia. Dissolvo 100gr. Em 1,4L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o PO4 por cada 100L de água do aqua. De novo os testes muito importantes. Nivel ideal de PO4: 0.5 A 1ppm.

(...)

 

mas o melhor seria usares a calculadora que te dei num topico anterior e fazeres a diluiçao a litragem do teu aquario :sign_welcome:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas seria isto que procuras

 

texto escrito pelo meu primo Vasco

 

(...)

Potássio (K) - Cloreto de Potássio (KCl) comprado na farmácia. Dissolvo 200gr. Em 1L de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água. Eu, num aquário densamente plantado com boa luz e CO2, começo a fertilizar com 5ml/dia por cada 100L. Caso seja necessário mais aumentar. Atenção que isto é só uma luz, cada aquário é diferente e o número de plantas também… Nível ideal de K : 20 a 30ppm.

 

Nitrogénio (N) / Nitrato (NO3) - Nitrato de Potássio (KNO3) comprado na farmácia, caso haja… Dissolvo 100gr. Em 1,2L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o NO3 por cada 100L. A utilização de testes é muito importante de modo a saber quanto NO3 o aqua produz e aí proceder-se à fertilização ou não. Nível ideal de NO3: 5 a 10ppm

 

Fósforo (P) / Fosfato (PO4) - Fosfato Mono-Potássico (KH2PO4) comprado na farmácia. Dissolvo 100gr. Em 1,4L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o PO4 por cada 100L de água do aqua. De novo os testes muito importantes. Nivel ideal de PO4: 0.5 A 1ppm.

(...)

 

mas o melhor seria usares a calculadora que te dei num topico anterior e fazeres a diluiçao a litragem do teu aquario :music_singguitar:

 

abraço.

 

Boas...

E isso mesmo :music_singguitar: e claro que para cada aquário tem de haver calculos diferente e para isso conto com a calculadora.

Estes compostos são de facil disolução ou existe algum truque para algum em especial?

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

E isso mesmo ;) e claro que para cada aquário tem de haver calculos diferente e para isso conto com a calculadora.

Estes compostos são de facil disolução ou existe algum truque para algum em especial?

 

boas essas quantidades sao facilmente solúveis em agua a temperatura ambiente desde que nao muito gelada.

mas em todo o caso para uma melhor diluiçao o melhor metudo é o banho maria num recipiente de plastico ;)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas essas quantidades sao facilmente solúveis em agua a temperatura ambiente desde que nao muito gelada.

mas em todo o caso para uma melhor diluiçao o melhor metudo é o banho maria num recipiente de plastico ;)

 

abraço.

 

Ok... não ade ser nehum drama ;)

Simplesmente vou alterar para 1 lt de cada.

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... não ade ser nehum drama ;)

Simplesmente vou alterar para 1 lt de cada.

 

boas

 

como e´que estás a fazer essas contas ??

 

100 gramas para 1L de agua num aquario de 300 litros dá umas contas maradas

 

mais vale entao copiares essas medidas para aquarios de 100L e em vez de cada 1ml adicionas 3ml para dar esses valores, sempre tens uma margem de erro maior.

 

edit:

 

mais vale entao fazeres assim para 300L

 

KCI 100G para 700ml de agua = 0,25ppm cada 4ml é 1ppm

 

KH2PO4 100G para 925ml de agua = 0,25ppm cada 4ml é 1ppm

 

KNO3 100G para 850ml de agua = 0,24ppm cada 4ml 1ppm

 

sempre as contas sao mais faceis para adicionares depois no aquario.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz assim:

 

KCI 200gr para 1lt água = 1ppm por ml

KNO3 260gr para 1lt àgua =1ppm por ml

KH2PO4 72gr para 1lt água =0.5ppm por ml

 

 

Corrige-me se tiver enganado

 

Só por dizer que aumento as gr e pode não ser tão facil para diluir

Editado por R4Rus

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz assim:

 

KCI 200gr para 1lt água = 1ppm por ml

KNO3 260gr para 1lt àgua =1ppm por ml

KH2PO4 72gr para 1lt água =0.5ppm por ml

 

 

Corrige-me se tiver enganado

 

Só por dizer que aumento as gr e pode não ser tão facil para diluir

 

boas eu nao optava por essa diluiçao.

usa antes o esquema que te dei mais acima, sempre tens mais espaço de manobra para fertilizar e a margem de erro sempre é maior.

 

com o esquema que te dei cada 1ml sao 0,25ppm 2ml sao 0,50ppm e por ai a fora é bem mais facil

a diluiçao é maior no aquario e a margem de erro tambem ;)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então seguir o teu conselho (visto que estás a ser o meu padrinho :eusathink: ).

Vou utilizar a tua dosagem até porque mais uma vez depois de pensar... tem logica.

 

Outra questão:

 

Depois de usar a fertilização, e passadas algumas semanas com os nutriente correctos (os mais indespensáveis) será que vou deixar de ver isto nas minhas plantas ou seja as folhas regeneram-se?

Isto devese aos fosfatos baixos, nitratos altos e á falta de potássio que e o caso do meu aqua?

Duvidas de quem não quer esperar para saber (se bem que o tempo tambem ensina muito) e gosta de ter opiniões validas

 

 

DSC01927.jpg

DSC01927.jpg

DSC01930.jpg

 

Mas tambem tenho casos de sucesso entre as plantas este e um deles, axo que esta vai ficar suberba, já começa a dar um arzinho poe detrás do calhau.

 

 

Tigerlotus red

tigerlotusred.jpg

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pelo que essas anubias apresentam sem duvida o ponto numero 1 é a falta de potassio, " buracos nas plantas com o rebordo amarelado "

 

talvez um pouco de ferro nao faça mal tambem porque estao muito claras.

 

no teu aquario tenta manter sempre N entre 5pmm a 10ppm e P entre os 0,50pmm e 1ppm e por cada ppm consumido por P fertilizas 10ppm de K começa por estes parametros e depois vais subindo gradualmente o K se assim for necessario caso as plantas demostrem esse sintoma e que excesso de K no aquario tambem nao é nada bom porque inibe as plantas de assimilarem outros macro nutrientes secundarios tais com MG e CA e salvo erro o FE. :eusathink:

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha .... tens de manter a calma .... :fcpsmile:

afinal num aquario novo, nova montagem,com substrato fertil ... é normal aparecerem algas nas primeiras 2-3 semanas.

Mas vais ver .... que conforme elas apareçem .... tambem é num instante que desparecem.

mantem os nives de po4 e no3 correctos, fertilizaçao com K .... tenta seguir o que o krypticall te tem estado a dizer.... e o Diogo HC Matias.

Co2 sempre com niveis correctos e iluminaçao .... agora nesta primeira fase .... a rondar os 0.5 w/L .... 8 horas por dia deve ser o ideal.

E não te esqueças de ir fazendo umas TPAs.

Ja introduzis-te uns ottos e umas nereterinas .... boa escolha ... apenas acho que 3 ottos num aquario de 300 litros ..... é muito pouco.

Eu no meu aqua de 200 litros ... tenho 10 ... lol .... é um espectaculo ver os ottos sempre todos juntos, em cardume. Num plantado .... é o meu peixe preferido ..... completamente inofensivo,pequenito e bastante util.

Boa sorte e vai actualizando. :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha .... tens de manter a calma .... :-D

afinal num aquario novo, nova montagem,com substrato fertil ... é normal aparecerem algas nas primeiras 2-3 semanas.

Mas vais ver .... que conforme elas apareçem .... tambem é num instante que desparecem.

mantem os nives de po4 e no3 correctos, fertilizaçao com K .... tenta seguir o que o krypticall te tem estado a dizer.... e o Diogo HC Matias.

Co2 sempre com niveis correctos e iluminaçao .... agora nesta primeira fase .... a rondar os 0.5 w/L .... 8 horas por dia deve ser o ideal.

E não te esqueças de ir fazendo umas TPAs.

Ja introduzis-te uns ottos e umas nereterinas .... boa escolha ... apenas acho que 3 ottos num aquario de 300 litros ..... é muito pouco.

Eu no meu aqua de 200 litros ... tenho 10 ... lol .... é um espectaculo ver os ottos sempre todos juntos, em cardume. Num plantado .... é o meu peixe preferido ..... completamente inofensivo,pequenito e bastante util.

Boa sorte e vai actualizando. :D

Boas...

 

Tpa's tenho feito 10% tudos os dias e os NO3 neste momento estás a 10ppm os PO4 a 0 mas no principio da semana vai-se recompor com a fertilização DIY (by krypticall):D.

As caridinas japónicas só na templo aquatico e que tinham e não me dava muito jeito lá ir (aquela zona para estacionar...) mas quarta-feira no Sr Rui já tem mais qq coisa para juntar á equipe.

Tenho um certo receio nos ottos e sae devido aos discus, quais são as contra-indicações?

 

Calma foi coisa que não te faltou e sigo atentamente o teu topico como referençia :fcpsmile:

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tpa's tenho feito 10% tudos os dias e os NO3 neste momento estás a 10ppm os PO4 a 0 mas no principio da semana vai-se recompor com a fertilização DIY (by krypticall)biggrin.

As caridinas japónicas só na templo aquatico e que tinham e não me dava muito jeito lá ir (aquela zona para estacionar...) mas quarta-feira no Sr Rui já tem mais qq coisa para juntar á equipe.

Tenho um certo receio nos ottos e sae devido aos discus, quais são as contra-indicações?

 

Calma foi coisa que não te faltou e sigo atentamente o teu topico como referençia :smokedrag:

 

Os ottos sao dos mais peixes mais uteis e inofensivos que existem. Não fazem mal a uma mosca. Podes ter quantos quizeres .... sem problema nenhum

Os sae .... pesssoalmente e apesar de achar que sao dos melhores devoradores de algas que existem .... tambem acho que rapidamente se tornam demasiado grandes e por vezes agressivos.

Alem disso, rapidamente se habituam à comida e deixam de comer as algas . São uteis ao inicio, e enquanto são pequenos ..... depois é para esqueçer. biggrin. Tenho 2 no meu aqua ..... mas não tarda vou desistir deles.Não te aconselho os sae para o teu aquario de discus, e se os comprares .... fica com eles apenas enquanto forem pequenos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So agora vim dar uma olhada por me teres chamado a atençao.

Esta muito bonito e com calma tudo vai ao sitio...

Esses buracos e tons de amarelado nas anubias e uma clara evidencia de falta de potassio ou poderam ja terem vindo assim de outro sitio...

Desde ja os meus parabens pelo belo aquario que tens.

Editado por Paulo A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So agora vim dar uma olhada por me teres chamado a atençao.

Esta muito bonito e com calma tudo vai ao sitio...

Esses buracos e tons de amarelado nas anubias e uma clara evidencia de falta de potassio ou poderam ja terem vindo assim de outro sitio...

Desde ja os meus parabens pelo belo aquario que tens.

 

As anubias vieram boas... tenho tido dificuldade em adquirir uma farmacia que ainda trabalhe em manipulados, vou amanha ao Rossio pode ser que tenha sorte.

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens grande amigo tens aqui um belo e lindo aquario mesmo como tu dizias que um dia ias fazer força nisso agora que já sei o que andas a tramar vou estar atento au teu trabalho ,,,boa sorte ,,,e parabens :mrgreen: estes tres somos eu ,tu e o martinzeles na pápia lá no bules ,,,bom ano .... surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens grande amigo tens aqui um belo e lindo aquario mesmo como tu dizias que um dia ias fazer força nisso agora que já sei o que andas a tramar vou estar atento au teu trabalho ,,,boa sorte ,,,e parabens :mrgreen: estes tres somos eu ,tu e o martinzeles na pápia lá no bules ,,,bom ano .... surprised

 

Obg

 

Bom Ano para ti tambem !!

 

PS: Então e esses discus ?

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

É a segunda vez que vejo esta ''coisa'' a primeira foi no vidro, agora no tronco.

Que especie e esta? :closetema:

 

DSC01967.jpg

DSC01963.jpg

 

Não tenho maquina para mais...

Mas eu tambem não ajudo muito...

Editado por R4Rus

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.