Casal de Auratus


bmlg81

Recommended Posts

Boas, resumidamente, e depois de alguma pesquisa sem conseguir perceber muito sobre a matéria por falta de informação ou maçariquice do investigador, venho pedir-vos a vossa opinião sobre quais serão as espécies de possível convivência com um casal de Auratus, sendo que o aquário é de uns 160 l reais, e medidas 1m x 40cm x 50cm.

Comprei o aquário e de brinde trouxe os habitantes do mesmo, o tal casal de Auratus, um pleco, e um Bichardi.

Obrigado desde já pelas vossas opiniões, e se já havia algo sobre o tema peço desculpas, acreditem que não encontrei com a pesquisa que fiz!

Abraço!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

provavelmente ofereceram-te os ciclideos mais agressivos que existem nas vulgares lojas de animais.

 

eu percebo pouco de ciclideos, mas num aqua com 1m de frente, é dificil haver compatibilidade com outras especies. Talvez um Monoespécie... mas o pessoal mais experiente já te vai dar mais conselhos.

 

eu tive 2 auratus num aqua de 120l e tive que devolve-los á loja. :puppydogeyes:

cumprimentos,

 

Michel Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa não é muito animador o que me contas! lol Espero poder conciliar com alguma outra espécie. Gostaria de mais opiniões se possível....

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey bmlg,

 

Suponho que os teus "Auratos" sejam Melanochromis auratus e o "Bichardi" seja um Lamprologus brichardi. Caso os pressupostos se verifiquem, convém começar a procurar uma nova casa para os primeiros (400-500 litros brutos) e arranja companhia para o brichardi.

Convém salientar que estes peixes são de lagos diferentes e têm dietas diferentes... o google é nosso amigo!! (nunca mantive nenhuma das espécies, portanto o que te sei dizer é aquilo que li)

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá, mas compras-te o aquário logo com os peixes?... Vamos ter festa!

Caso a resposta seja afirmativa segue-me com atenção. Suponho que os peixes ainda sejam relativamente pequenos (não sei com que tamanhos sexam os Melanochromis auratus) e talvez se consiga ciclar o aquário com os peixes lá dentro, sem haver lhes causar danos. Não introduzas peixes durante um mês e modera-te na sua alimentação.

Compra testes para monitorizar a concentração de amónia e nitrito e, consoante o resultado, vai fazendo as trocas de água que considerares necessárias (o nível aceitável deve vir referido nas instruções, o teste dá-te o nível no teu aquário e o resto é matemática). A água para a troca convém estar a repousar algum tempo para que evapore o cloro dissolvido (lembra-te que quanto mais alta a temperatura, menor é a dissolução dos gases em líquidos e que a agitação ajuda a homogeneizar o líquido, levando a que a concentração de solutos junto aa sua superfície de contacto com o ar seja o maior possível). Tretas aa parte, arranja uns garrafões e deixa-os abertos (com água!) durante 48.

 

Na secção de iniciação, tens posts inamoviveis que te serão úteis.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrgado pelos comentários, depois de pesquizar algumas horas (bastantes) pelo Forum já sabia alguns cuidados basicos a ter. E até pesquizei sobre as espécies, onde viste que para um casal de Auratus é preciso 400-500 l? Eu nas pesquizas que fiz vi 200 l, que teoricamente é o que o aquário tem, apesar de só levar uns 160 l.

Abraço

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

400 a 500 l é o que se recomenda se quiser ter seus auratus convivendo relativamente pacicamente com os demais peixes. Um casal pode ser criado com facilidade em um tanque de 160 litros, mas...os auratus não são peixes dados a formar casais, são peixes de harém, um macho necessitando de pelo menos 3 femeas para ficar "tranquilo". Com 160 litros, não é possivel manter 4 auratus( leve em conta que cada um deles vai ter, no mínimo, 10 cm quando adulto). Muita gente no forum vai te desencorajar a manter os auratus, dizendo que são agressivos demais, e que não existem espécies que possam conviver com eles em tanques de menos de 200 l. De fato são os ciclídeos mais agressivos de todos os que conheço, incluindo aí os dos outros lagos e os americanos, mas algumas epécies podem se dar bem com eles, desde que criados juntos desde pequenos, e desde que sejam peixes (pq não invertebrados?) igualmente agressivos e territoriais. Minha experiencia recomenda os M. estherae, peixes de extrema agressividade, que evitam os ataques do auratus e também os revidam, exercendo uma espécie de dominação paralela no tanque. quanto aos invertebrados, as neritrinas e ampulárias convivem bem com eles, desde que sejam grandes o suficiente p/ não sofrerem com possiveis mordiscadas e cabeçadas na casca. Os camarões pitu também são boa companhia, e se dão otimamente bem em água alcalina, meio no qual desenvolvem seu exoesqueleto ao máximo, chegando aos 15 cm e com cores vibrantes entre o azul e o vermelho vivo. Na minha opnião, além de serem os mais belos ciclídeos africanos entre todos, os auratus são os de comportamento mais vivo e interessante. A constante aversão dos aquaristas a este peixe se deve à dificuldade de se manter exemplares em perfeitas condições, pois, ao contrário do que se diz por aí, apesar de ser muito resistente, o auratus é um peixe muito sensível, que só mostra toda sua beleza quando mantido em perfeitas condições de temperatura( nunca menos que 26 graus, nunca mais que 30 graus) ph (8.6) gh (7.0) e kh(12.0). a alimentação também é de extrema importância, e para os auratus, devemos tentar manter uma dieta à base de spirulina e vegetais como alface, agrião, rúcula e acelga, podendo complementar com rações com concentração menor que 50% de proteína bruta. Os auratus devem ser alimentados com frequencia de 3 a 6 vezes ao dia, dependendo do clima( de menos alimento no inverno, e mais no verão, tente reproduzir as estações do ano dentro de seu aquário ajustando o aquecedor), e tenha certeza de que a água de seu aquário possua quantidades razoáveis de sulfato de magnésio, composto importante para a coloração e reprodução, mas nem sempre citado nas receitas de buffer caseiro. Ah, e mais dia menos dia, seu aquário de 160 l vai virar mono espécie, pq os auratus vão matar todo mundo. Portanto, retire os outros peixes se você não quiser que eles morram.

 

Espero que meu post te ajude

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas explicações!

Agora entendo o porquê do auratus não ser muito criado pelo pessoal, realmente 400-500 litros é muito, pelo menos para mim. A verdade é que acho muita piada a esta espécie, pela sua vivacidade, e acho que vou optar por um aquário monoespécie, e juntar tal como aconselhado, algum invertebrado.

De qualquer das formas vou pesquisar sobre o "M. estherae".

Abraço!

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém se deu ao trabalho a que não me dei! =P

Obrigado, macaconatalino. Acabo por não ter paciência. Quando forneço sites com informação explicita, perguntam-me algo que nele está explicito. Quando escrevo, por vezes, sou simplesmente ignorado. Portanto, se realmente estiverem interessados não custa muito pesquisar, pelo contrário, dá prazer.

 

bmlg81,

 

Lembra-te que se houver "m****" e os peixes se começarem a espancar, convém ter um outro aquário para que os possas separar.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol eu tenho outros aquários, mas pequenos, para se fôr o caso servem, até arranjar novo dono.

Quanto ao pesquisar, eu pesquisei, mas secalhar por falta de jeito não encontrei nada em relação a espécies compatíveis.

Abraço!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara, basicamente você acha as espécies compativeis observando a cor do macho adulto. Assim, pega o exemplo do auratus. Observa um macho adulto e as caracteristicas de cor e corpo dele, e compara com as caracteristicas de corpo e cor de machos de outras espécies. quanto mais diferentes eles forem, menos vão se agredir, pois as lutas acontecem por dominação de território, que garante alimento e femeas, e teoricamente, peixes de espécies diferentes não se interessam pelas femeas uns dos outros. Contudo, há espécies cuja padronagem de cor é muito próxima, causando confusão e consequente agressão. A auratus particularmente é um peixe que demanda território grande, e por isso tende a eliminar a concorrencia direta, seja qual for a espécie. Portanto, ao combina-lo com outras espécies, levamos em conta primeiro o tamanho do aquario, depois o critério de compatibilidade de cor, e por último a agressividade da espécie a ser adicionada, que deve ser grande para que, se todos os cuidados anteriores falharem, o aquario não seja palco de um massacre. Citei os M. estherae por conta de dois desses critérios, a cor e a agressividade, mas há algumas outras espécies que convivem bem com o auratus, pesquisa aí e vai descobrindo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu é de 100 de frente e hoje notei que o macho auratus anda mesmo muito atrás do bichardi, o coitado só se esconde já... a continuar assim vou ter de o separar, a ver vamos!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois, venho a contar que o sacana do macho auratus matou a fêmea, tanto andou atrás dela que acabou por a ferir gravemente na cauda, ausentei-me 2 dias e quando chego já não vi a fêmea, tive a esperança que andasse escondida no meio das pedras, mas passado um dia veio ao de cima da àgua morta e já meio comida. Pois é, este auratus não é flôr que se cheire, começo a pensar na ideia de lhe oferecer novo dono, ou então arriscar e colocar outro macho maior que ele, a ver se o pôe na linha!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou então arriscar e colocar outro macho maior que ele, a ver se o pôe na linha!

 

 

Pois é! O género melanochromis tem uma personalidade muito vincada e a espécie auratus, em particular, não é memso flor que se cheire...

 

Arriscando colocar outro macho maior que ele, a única linha em que um deles ficará será a linha da morte caro amigo....

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única hipótese será mesmo adquirir 3 fêmeas para assim ele dividir as atenções, pois dificilmente toleraria outro macho segundo os entedidos, e começo a perceber o porquê....

Se alguêm lhe quiser dar uma aquário grande, estou aberto a sugestões!

Abraço!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um casal de auratus, criaçao tb. o meu aqua tem 1,20de frente e esta no meio de muitos outros peixes mas todos mbunas. e pela minha experiencia, com teu aqua e experiencia mais vale escolher entre o auratus e o brichardi.

mas com duas femeas e o teu maxo ficas bem servido. é verdade k o auratus é peixe de harem mas a femea tb é muito resistente vejo isso pala minha femea k aguenta com um macho ka aviava 3 ou 4 igual a ela e todas a procriar..

para veres um pouco passo a mostrar:

 

macho

gallery_18864_915_541312.jpg

 

femea

gallery_18864_915_1010232.jpg

 

femea com papeira(cerca de 12 dias de incubaçao)

gallery_18864_915_40481.jpg

 

espero ter te dado o gostinho. e peskisa antes de kalker compra, nao por errar mas sim para dar mos um boa vida os nossos animais. :idea2:

Alfredo Teixeira

 

Procuro femea Black Tanzania adulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não liga ao Bichardi, de vez em quando faz umas investida ou outra, mas o Bichardi sabe-se cuidar. Eu vou ver se arranjo mais xisto, e colocar mesmo bastantes esconderijos, depois então decido se arranjo duas ou 3 fêmeas auratus, ou dou-vendo o macho e meto outros mbunas.

Obrigado!

Abraço

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais