Ajuda sobre substratos, fertilizantes e outras questoes


prsduarte

Recommended Posts

Ola malta. Espero que me possam ajudar. Estou a construir um aquario para uma divisao de sala. O tamanho é 2metrosx60cmx60cm. Quero alem de peixes colocar plantas.Como não percebo nada de substratos pq nunca tive plantas venho pedir ajuda.

Então resumindo queria saber que tipo de substrato coloco no aquario, como faço com as camadas (se misturo camadas de substrato com areia/areao ou não), qual o melhor para peixes e plantas entre areia fina ou areão, quais as plantas que me aconcelham para um excelente plantado, ouvi dizer que leca também é bom, mas queria a vossa opinião e já agora saber se a leca vai ou não ao fundo? Posteriormente tb queria saber qual o fertilizante liquido bom que posso usar para manter as plantas em optimo estado?Por ultimo queria saber se é necessario de por exemplo ano a ano trocar o substracto do aqua ou basta ir usando sempre fertelizante liquido?

Acho que as duvidas principais são estas (e não são nada poucas...).

Já agora, se ajudar, o aqua em principio vai levar principalmente discos, escalares, e alguns peixes "esquisitos que gosto muito tipo peixe faca, peixe elefante que já tive antes e são fantasticos (adoro peixes fora do comum).

Agora aguardo pela vossa ajuda...um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola malta. Espero que me possam ajudar. Estou a construir um aquario para uma divisao de sala. O tamanho é 2metrosx60cmx60cm. Quero alem de peixes colocar plantas.Como não percebo nada de substratos pq nunca tive plantas venho pedir ajuda.

Então resumindo queria saber que tipo de substrato coloco no aquario, como faço com as camadas (se misturo camadas de substrato com areia/areao ou não), qual o melhor para peixes e plantas entre areia fina ou areão, quais as plantas que me aconcelham para um excelente plantado, ouvi dizer que leca também é bom, mas queria a vossa opinião e já agora saber se a leca vai ou não ao fundo? Posteriormente tb queria saber qual o fertilizante liquido bom que posso usar para manter as plantas em optimo estado?Por ultimo queria saber se é necessario de por exemplo ano a ano trocar o substracto do aqua ou basta ir usando sempre fertelizante liquido?

Acho que as duvidas principais são estas (e não são nada poucas...).

Já agora, se ajudar, o aqua em principio vai levar principalmente discos, escalares, e alguns peixes "esquisitos que gosto muito tipo peixe faca, peixe elefante que já tive antes e são fantasticos (adoro peixes fora do comum).

Agora aguardo pela vossa ajuda...um abraço

 

 

 

Em primeiro lugar cuidado com essa combinação de peixes, os peixes faca e elefante são incompatíveis com os discus. Os discus são peixes sensíveis, devem ser acompanhados de outras espécies de peixes pacificas e da sua regiao de preferência, como muitos tetras, escalares, corys, plecos etc

 

Quanto ao substrato, nao serei a pessoa mais indicada para te aconselhar sobre isso, poisnao conheço muito sobre esse assunto. Mas dá uma olhadela pelo forum, pode ser que encontres secçoes de alguem que ja tenha tido as mesmas duvidas que tu e assim ficas a saber mais :P. No entanto, parece-me bem usares areia fertilizada, fazendo pelo pelo 3 cm de altura no teu aquario (provavelmente precisares de mais camadas até perfazer para ai 7 cm, mas nao sei bem que te aconselhar). Também depende um pouco do tipo de peixes que queres introduzir - peixes da bacia amazónica agradecerão ter um areao escuro.

Com um aquário desse tamanho aconselhava te a meter um kit de co2 para uma melhor fertilização das plantas.

Quanto a fertilizantes, há sólidos e líquidos...eu nao conheço muitos também,mas uso os da Sera e com bons resultados. Lê é sempre as indicações de cada produto para que não doseies a mais nem a menos. Assim as tuas plantas manter-se-ão viçosas! :?

Os fertilizantes sólidos que se metem debaixo das camadas de areia/areao aquando da construção dos aquarios duram em media 3 anos. Pode durar mais ou durar menos, consoante o numero e tipo de plantas que tenhas no aquário a consumir te esses nutrientes.

 

Espero ter ajudado de alguma forma. Vai postando aqui actualizações...que tipo de biotopo queres fazer, ou se queres um aquario só plantado, etc etc...que peixes queres meter e plantas tambem. Vai-se ajudando dentro dos possiveis :kissroadkill:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais