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não creio que isto seja um diy, mas mais um desenrascanço que por acaso nem ficou mal...

Se quiserem mudar de local moderadores estejam á vontade...

 

 

Tenho tido cortes de luz em casa, quase de uma hora, e meti mãos ao trabalho...

 

Comprei um sistema de carregamento para baterias (para estar sempre a carregar as baterias em modo contínuo), feito em portugal, só dá a corrente e tensão que quero para carregar as baterias, mas tenho uma bomba tunze que por acaso também funciona com essa corrente/tensão...

 

Essa bomba, a 6055 nano stream, está ligeiramente abaixo do nivel da água, qunado o nivel da água desce, a sucção da bomba consegue puxar ar, e isso acontece, quando há um corte de luz (sifão inverso na bomba de retorno), logo carradas de oxigénio...em situações de emergência.

 

portanto funcional!

As duas baterias são duas VRLA (AGM) ambas de 40 amp, como estão ligadas em paralelo tenho assim 12v a 80A/h

 

Esta bomba gasta 4-18 Watts (18 watts em 24V) portanto gastará no máximo 9 watts a 12V, fazendo as contas dá algo como:

 

9+10 watts=10 watts (tenho controlador)

10/12V=0.84 amperes

portanto tenho corrente para 4 dias...

safa...

 

fotos:

 

DSCF0004.JPG

DSCF0003.JPG

 

Quanto existe electricidade quem dá a corrente para a bomba é o carregador...que julgo que carrega a 13.6V /dentro da faixa de trabalho das bombas 6055 (12-24v)

simples...

Editado por António Vitor
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O construtor deste carregador garantiu-me que jamais teria o problema de carregar a mais, podendo estar sempre ligado, carregando a bateria...quase uma vida...

 

A potÊncia deste carregador teve também em conta a potência da bomba...

:rolleyes:

Editado por António Vitor
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E que tal uns testes? Desliga da electricidade a bomba que tens ligada a esse sistema e vê o tempo que dura.

 

Já agora, estamos a falar em quanto dinheiro isso tudo?

 

Sim sim, o problema pelo menos 12 horas vou deixar, o problema é as baterias, tenho medo de retirar tempo de vida útil...se as baterias descarregarem muito estas podem ficar dinificadas permanentemente, este ups não evita descargas para além desse ponto.

 

Que é como eu quero, que se lixe as baterias por exemplo num caso muito demorado de falta de luz.

Mas um teste de 12 horas faço e faço também um teste com um voltimetro para determinar quanto as baterias perderam em tensão, e tirar ilações...

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Antonias a bateria é de gel? se nao for troca que as baterias normais não devem estar em casa libertam constatemente acidos que nos fazem mal

 

O gel, é apenas outro tipo de baterias, ambas são VLRA mas neste caso AGM, e usadas em UPS...estas são usadas não em automóveis mas em sistemas de ups, e não são de gel...

 

O fabricante dos tais carregadores vende destas baterias e não das outras....para ups...

 

O gel, é apenas outro tipo de baterias, embora VLRA mas de acordo, não se deve usar baterias normais.

 

Estas VLRA são completamente herméticas, mas têm valvulas, no caso da não recombinação dos gases, mas isso é em casos extremos para evitar explosões...ou seja a mesma coisa do gel só que pelo príncipio AGM, em vez do gel, já o tinha referido -

Editado por António Vitor
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Obrigado pela explicação, o que tentei alertar é que muita gente usa baterias "normais" sem saber que existe um perigo

 

Mesmo assim não sei se estou muito confiante com estas baterias, têm um problema são made in china, lá está preços...

 

Elas são seladas, vêem como tal...mas nunca se sabe...o príncipio é o AGM, quer dizer espero eu...lá está vindo de onde vem nunca se sabe...

:P

 

No entanto confio em quem as vendeu, já há mais de 30 anos que fazem sistemas destes, embora para outras aplicações...

 

Acho que o carregador limita a potência usada para carregar as baterias, quando estas estão no limite, e portanto...mas irei ter muita atenção...

 

Estive há pouco a veriuficar se havia inchaço nas baterias e/ou algum cheiro estranho, tudo ok, e as baterias mesmo sendo carregadas estão frias...portanto o carregador acho que está aprovado, suficiente corrente apenas para permanecer carregadas, nunca levando á sobrecarga das mesmas...

 

num próximo dia faço o teste das baterias talvez deixe mesmo 24 horas sem as carregar.

vou comprar um multimetro do ebay, o meu parece que anda meio marado. Para realizar uns testes...

Editado por António Vitor
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Olá António,

 

alerto que esse tipo de baterias não funciona bem com descargas completas e devias colocar um relé de detecção de tensão. Essas baterias não devem baixar dos 10V, podendo ficar com danos.

 

 

 

Mesmo assim não sei se estou muito confiante com estas baterias, têm um problema são made in china, lá está preços...

 

Elas são seladas, vêem como tal...mas nunca se sabe...o príncipio é o AGM, quer dizer espero eu...lá está vindo de onde vem nunca se sabe...

biggrin

 

No entanto confio em quem as vendeu, já há mais de 30 anos que fazem sistemas destes, embora para outras aplicações...

 

Acho que o carregador limita a potência usada para carregar as baterias, quando estas estão no limite, e portanto...mas irei ter muita atenção...

 

Estive há pouco a veriuficar se havia inchaço nas baterias e/ou algum cheiro estranho, tudo ok, e as baterias mesmo sendo carregadas estão frias...portanto o carregador acho que está aprovado, suficiente corrente apenas para permanecer carregadas, nunca levando á sobrecarga das mesmas...

 

num próximo dia faço o teste das baterias talvez deixe mesmo 24 horas sem as carregar.

vou comprar um multimetro do ebay, o meu parece que anda meio marado. Para realizar uns testes...

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

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Olá António,

 

alerto que esse tipo de baterias não funciona bem com descargas completas e devias colocar um relé de detecção de tensão. Essas baterias não devem baixar dos 10V, podendo ficar com danos.

 

também pode ser feito...

será a próxima compra...

biggrin

 

Aí então já posso testar a coisa melhor...

quando baixa dos 10V desliga a alimentação bastante simples.

 

 

Mas com isto em paralelo, com 2 baterias ainda por cima com 80 A/h, e só com uma bomba a tirar 10W, dúvido que eles despejem completamente só em caso de avaria do carregador, ou falha da edpa por mais de 2 dias.

 

Bom mas para a coisa ficar perfeita e porque um relé fica barato, irá ser colocado...

 

Abraços!

Editado por António Vitor
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Andei a investigar e parece que fiz bem...

 

estas são as baterias que comprei:

http://www.csb-battery.com/english/01_prod...eries.php?fid=5

 

precisamente este modelo:

http://www.csb-battery.com/english/01_prod...id=5&pid=17

 

Quem me vendeu anda há anos neste ramo e sabe o que compra...

É mesmo fabricante de material para ups vários. Acho que mais no ramo das telecomunicações.

 

não ficam atrás das baterias de gel, em termos de gases libertados e segurança...

Embora chinesas parecem de qualidade, e respondem bem também às descargas completas.

 

Já não sei se irei colocar o relé, Mesmo que tivesse donzelas apenas, o que não é o caso, já que tenho corais e peixes acima de 100 euros, acharia boa ideia deixar fritar as baterias, deixando a bomba ligada por mais de 1 dia se a EDP tivesse graves problemas...os peixes e corais agradeceriam, as baterias não...

 

3-4 horas eram comuns há uns anos atrás de cortes de corrente na minha zona, mas um dia não me lembro de nenhum. Portanto acho que não vale a pena o tal relé...seria conviniente este relé se eu armazenasse mais baterias, e tivesse um gerador para carregar estas...digo eu...

Editado por António Vitor
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http://www.csb-battery.com/english/01_prod...id=5&pid=17

 

Tal como as baterias GEL, estas podem lançar gás inflamável, portanto cuidado, podem porque óbviamente se for bem mantidas muito dificilmente será o caso, vou furar a caixa para efeito de venilação na parte superior...

:tapfoot:

Editado por António Vitor
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  • 2 semanas depois...

testes...

 

tensão inicial ás 17:10 (altura que se desligou o carregador das baterias), 13.1 V, valores estranhos, o meu voltimetro não deve estar a 100% e portanto só vou trazer a tensão só até 12v.

Baterias a alimentar a bomba tunze 6055

 

Às 20h20 12.7 volts, tinha 12.9 10 minutos depois de as ter desligado...a queda não é linear.

às 20:50 12.7, parece que está a equilibrar.

 

tenho janelas fechadas só para verificar possiveis cheiros...até agora nada. nem aquecem...

 

tive a medir pilhas de 1.5 v e parece que está a funcionar bem o voltimetro, nas ni-mh dá 1.3 e 1.4 dependendo da pilha.

Portanto talvez leve as baterias a 11.5V...até amanhã isto ainda deverá estar acima dos 12v.

 

Tudo do mais simples possivel, sem relé sem nada...

 

O carregador dá corrente qb cerca de 60w (tive a medir), para carregar as baterias 13.6V, estas não ficam saturadas durante o carregamento continuo porque são duas em paralelo e pela baixa potência do carregador, é mesmo made in Portugal, o carregador é fabricado na oficel Venda do Pinheiro...deixo aqui a publicidade.

foi onde comprei este material...

 

Não percebo muito de carregadores e da parte electrónica pouco percebo, sei que tem um switch que diz tampão e reforço, está na posição tampão..possivelmente daria mais velocidade na recarga na posição reforço...não me interessa...não mexo onde não percebo...

 

É material de combate tipo os UMM, tem um dissipador daqueles peso pesado..tudo material bruto, mas com qualidade nota-se pelo pcb.

 

O carregador para além das baterias está a colocar em funcionamento a bomba que referi..a nanostream variável, que funciona dos 12v aos 24v. ou seja tá tudo ligado ás baterias... a bomba e o carregador...

 

Enquanto houver electricidade a corrente é fornecida pelo carregador , e as baterias estão a receber o que sobrar (que é quase tudo), 10 watts vão para a bomba. Se faltar electricidade o carregador deixa de estar no circuito e é as baterias que largam a carga...

 

simples e funcional, dito porque quem fabrica os tais ups portugueses, o que deestrói as baterias nem é tanto a constante recarregamento (dentro de alguns limites), mas os ciclos...de descarga e carga, vamos ver quanto duram...

 

A constante carga dará mais vida que se deixar estar a perder carga guardadas...(dentro de certos limites também claro)

 

Irei realizar todos anos este simulacro, para detectar à priori algum envelhecimento das baterias. Com um setup destes quem me vendeu disse que tinha baterias para toda a vida (ele disse isto, mas num tom de brincadeira atenção)...vamos ver...pelas especificações pelo menos 5 anos duram..

 

ás 21:45...continua a 12.7V

gasta mesmo 60W modelo uc7 5A, não está no site o mais próximo é este:

 

http://www.oficel.pt/produtodetalhe....a=detail&id=57

 

está escrito no pcb, tive de o levantar...da caixa e é pesado...para ter a certeza.

 

No entanto foi mesmo uma ups á "medida" tipo costureiro dos antigos. Eu só disse que baterias queria, e a bomba potência desta (falei em 20w)...falei até em relés e ele disse que não era preciso e vendeu-me este carregador...e explicou-me como o montar...

 

disse várias vezes que interessava-me mais um carregador que fizesse durar as baterias, do que um rápido...dúvido que tenha 3 dias sem corrente eléctrica e depois de umas horas mais outros tantos dias sem luz...

 

isto é para manter as baterias carregadas em caso de necessidade, não me interessa as carregar rapidamente.

 

sei que carregou bem as baterias elas vieram a meio gás...atenção são duas a 40 aH, em paralelo tenho 80 A/h.

 

O único problema de ter só 5A, é demorar mais tempo o carregamento, daí ele ter dito que isto duraria uma vida a estragar as baterias, talvez tenha razão...

 

a corrente necessária para carregar as baterias também deve depender das baterias...podem ver a ficha técnica da mesma aqui

http://www.csb-battery.com/upfiles/dow01228097735.pdf

 

Existe um máximo para carregar as baterias podem ver no pdf, mas não existe um minimo...

e é de 12A...

 

ás 00h40 12.7V

 

às 11h do dia seguinte 12.6V, está a seguir um padrão que me leva a querer que levará mais de 1 dia mesmo a despejar 50% da sua capacidade...

Se bem que não será linear pela quebra rápida inicial.

não há cheiros nada...vou terminar aqui a minha experiência.

 

Levar muito próximo do 0% de capacidade não vai gerar gás, podorá existir uma quebra no invólucro exterior que por acaso é plástico abs, mas dúvido, vai existir é criação muito possivelmente de gelo, mesmo com temperaturas mais altas que o 0ºc

 

Citação:

Due to the freezing-point depression of water, as the battery discharges and the concentration of sulphuric acid decreases, the electrolyte is more likely to freeze.

 

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Lead-acid_battery

 

o gelo dilata, e isso pode danificar internamente (e mesmo externamente) a bateria, as suas estruturas talvez seja por isso que não se deva levar a bateria ao minimo...

 

Como a descarga é muito lenta, dúvido que se forme gelo nas minhas baterias...(será que a edp vai faltar com as suas responsabilidades mais dee 1 dia?) até porque são AGM, no entanto está provado que nem com 1 dia passa a 50% das suas capacidades..e isso para mim basta-me.

 

Estas AGM e gel têm o electrólito em menor qunatidade e sobrevivem melhor...a descargas completas, talvez o tipo de gel seja mais resistente ainda para trazer as baterias a uma descarga completa. Sinceramente não sei.

 

Mas também devem ficar danificadas as de gel, podem ficar, o principio é o messmo...(sem certezas aqui)

 

em matéria de libertação de gás, concluo que estas baterias são segurissimas, não aquecem com um sistema deestes não há libertação de hidrógenio pela electrólise interna...quando estão a ser carregadas por este micro carregador...constante.

Editado por António Vitor
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