Vermitoses Gastrointestinais ????


Jorge Oliveira

Recommended Posts

Boas.

Á cerca de 1 semana e meia adquiri 5 discus,2 com cerca de 4cm e um com uns 7cm outro com 10cm e outro com alguns 14cm de corpo,todos.Aparentemente vinham todos bem,digo aparentemente devido á minha inexperiência em discus,tirando um que chegou cá a casa já de lado mas passado umas horas recuperou e já nadava bem.Todos comem sempre bem,dou 3 vezes comer ao dia,basicamente granulado 2 vezes e á noite perto de desligar a luz num dia dou artémia congelada e noutro camarinha,mas agora já tenho flocos para dar (2 tipos).O que eu notei hoje é que a barriga desses que vieram está tipo com uma "mossa" tipo encolhida e li que poderia ser um problema intestinal,um deles já mal nada que é o que está pior deles e o meu de 14cm já noto um bocadito isso na barriga,será mesmo bactérias ?Será derivado ao stress da viagem que tiveram?Má qualidade de água?Pouca comida?Comida pouco variada?Estou sem saber bem o que fazer,visto eles comerem o indicado seria o flagyl??O problema é que teria que ser no comunitário de 300L pois não tenho aqua hospital de momento yikes Quais as dosagens,etc.

O meu sincero obrigado desde já a todos os que poderem ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dose dar para os 300L ?Que TPA efectuar?Pelos sintomas é mesmo essa a doença?

 

Ola Jorge, penso que seja 1 comprimido pa cada 40L d agua

 

o meu tb é 300L , ja fiz um tratamento e usei uma box de 60 compimidos, nao sobrou nenhum :alberteinstein: 5 dias 2x´s ao dia

contas feitas, 7.5 comprimido X 2x´s ao dia = 15 comprimidos ao dia

30 em 2 dias, 60 em 4 dias,

deu-me para 5 dias, porque houve dias em que nao tinha os 300L, o minimo foi 200 porcausa da TPA 30%

a quantidade de comprimido a ser aplicada, deve ser para a quantidade de agua existente "la dentro"

se adicionares agua, adicionas tambem a parte correspondente de comprimido na base, volto a repetir 1/40L

 

mas decerto que alguem com a devida experiencia, esclareça melhor ...

Editado por Olaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

O flagyl é muito mais eficaz qd aplicado na comida pois vai directo onde é necessário (intestinos).

As dosagens são aprox. 1.5 g para 100 g de comida durante 7 dias (ou 1 g para 100 litros @ 32 graus durante 12 dias, com tpas a cada 3 dias e repor a dose).

Se não tiveres maneira de pesares faz a olho, o importante é fazeres enquanto ainda comem qqcoisa.

Abraço e boa sorte

 

 

Ricardo

 

PS - penso q o ventre concavo é sinal de Hexamita... PENSO...

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas respostas,muito obrigado mesmo :doofywave:

Eu tenciono dar na comida mas como não tenho maneira de medir tinha pedido ajuda ao Manuel Carvalho que me deu a seguinte indicação

 

1 comprimido de flagyl para 50 gramas de comida

 

desfas um comprimido em pó

e durante uns 4 dias sempre que lhes deres comida, humedece um pouco a mesma e junta um pouco do pó do flagyl

tipo granulada umas gotas de água e pó do flagyl mistura bem e dá a comer

 

na artémia deixa descongelar e mistura o pó

e durante esses 4 dias não dês mais nada

 

TPA 20 - 30% diária

 

Será que também posso optar por esta maneira?Parece-me ser a mais funcional para mim.Se der hoje o flagyl a TPA começa amanhã não é ?Tenho que tirar os caracóis ?É que não sei se os mata o flagyl :music_singguitar: Devo subir na mesma a temperatura para 32º ?Adicionar uma bomba de ar ou tal não é necessário?Desde já obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter começado o tratamento á 3 dias,agora já não nota tanto a barriga concava e estão com 1 apetite mesmo voraz,será sinal de melhorias?Parecem atacar a comida com mais força que antigamente :wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter começado o tratamento á 3 dias,agora já não nota tanto a barriga concava e estão com 1 apetite mesmo voraz,será sinal de melhorias?Parecem atacar a comida com mais força que antigamente :thumbup3:

 

 

boas

 

parece que tens ai agora uns discus bastante saudaveis...

 

continua que vais no bom caminho...

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais