Recommended Posts

Viva.

 

A única opinião que eu posso dar, é sobre a minha utilização de medidores de pH de laboratório. Este são carotes cerca de 50 a 100 contos, salvo erro, mas para aquariofilia chegam perfeitamente. São extremamente fáceis de utilizar. Basta calibrar com duas soluções tampão de pH's diferentes, em que o nosso pH medido se deve encontrar dentro dos limites dos tampões (por exemplo: se tamos à espera de um pH entre 6 e 7 convem calibrar o aparelho com dois tampões de 4 e 8 por exemplo). Após a calibração, basta colocar a sonda dentro dum copo com a água do aquário (ou mesmo dentro do aquário) e temos o nosso pH medido. Como é óbvio entre cada calibração com os diversos tampões e medição da solução é necessário lavar bem o eléctrodo com água destilada apenas e seca-lo com papel absorvente.

 

Inconvenientes:

As soluções tampão não são eternas. Ao fim de algum tempo têm que se substituir, o seu preço não é muito caro e com o devido cuidado, podem durar muito tempo. O preço do medidor não é muito acessível :D . Ter também em conta que as sondas (o eléctrodo combinado de Ag+/AgCl, a barrinha de vidro com fios e cristais lá dentro que se coloca dentro da solução) são de certa forma, frágeis. E quando não usadas, têm que se manter mergulhadas numa solução de HCl (ácido clorídrico).

 

A marca destes medidores de pH é Metrohm, quem é o distribuidor cá em Portugal, não sei. Mas posso tentar saber. Se quizeres saber mais alguma coisa sobre estes aparelhos envia-me uma MP.

 

Espero ter ajudado, nem que seja para te dar uma ideia sobre os preços.

 

Fica bem. Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.