O meu 2º Aquario...


Jukinha

Recommended Posts

Olá mais uma vez... :sign_google:

 

Pois bem ontem reparei que as minhas plantas têm uma considerável acumulação de detritos... será que ao "aspirar" elas não vão ficar incomodadas? :):smile2:

 

Outra coisa.. a questão das raízes que já vos falei, continuam a aparecer..cada vez mais.. :shock:

 

Bem por hoje é tudo... :lol:

 

Cumps

 

 

olá

 

isso dos detritos... tenta limpar com as mãos...o aspirador pode rasgar folhas ou danificar galhos... embora o cae não coma esses detritos...quando passa sobre as folhas é bem capaz de as limpar... as minhas estão reluzentes... como está ai há pouco tempo... não teve oportunidade certamente de limpar todos os cantos do aqua...eles no inicio são extra tímidos... como tens um bom filtro esses detritos estão certamente minimizados

 

As raízes...leh he...incomodam-te a estética da planta?... fazem parte dela... não sei se podes ou não corta-las

 

fazes bem em ter calma com isso... o auto controle é muito importante... é uma boa lição a aprender com os aquas... isso e a paciência...plantar para mais tarde colher :)

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

olá

 

isso dos detritos... tenta limpar com as mãos...o aspirador pode rasgar folhas ou danificar galhos... embora o cae não coma esses detritos...quando passa sobre as folhas é bem capaz de as limpar... as minhas estão reluzentes... como está ai há pouco tempo... não teve oportunidade certamente de limpar todos os cantos do aqua...eles no inicio são extra tímidos... como tens um bom filtro esses detritos estão certamente minimizados

 

As raízes...leh he...incomodam-te a estética da planta?... fazem parte dela... não sei se podes ou não corta-las

 

fazes bem em ter calma com isso... o auto controle é muito importante... é uma boa lição a aprender com os aquas... isso e a paciência...plantar para mais tarde colher :)

 

cumps

 

Pois amanhã vou por maos à obra, fazer uma TPA, e tentar tratar dos dtritos.. :roflroll2: As raízes não me chateiam né, mas pronto...não gosto muito de as ver.. :bs_quesexclaim:

 

Já agora que alterações farias no lado direito do aquario? ? acho-o muito "despido".. mas por outro lado tenho lá aquelas duas plantas de folhas largas (nao sei o nome) que já estão a crescer muito bem, e tambem tenho receio de as mudar de sitio... :music_singguitar:

 

Cumps

 

amanhã vou por o CO2 a funcionar, e vou experimentar um fundo preto...

Jukaa

 

Por aqui sempre a aprender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois amanhã vou por maos à obra, fazer uma TPA, e tentar tratar dos dtritos.. :roflroll2: As raízes não me chateiam né, mas pronto...não gosto muito de as ver.. :bs_quesexclaim:

 

Já agora que alterações farias no lado direito do aquario? ? acho-o muito "despido".. mas por outro lado tenho lá aquelas duas plantas de folhas largas (nao sei o nome) que já estão a crescer muito bem, e tambem tenho receio de as mudar de sitio... :music_singguitar:

 

Cumps

 

amanhã vou por o CO2 a funcionar, e vou experimentar um fundo preto...

 

 

Viva,

 

Eu, do lado direito amarrava musgo ao tronco... e rodeava-o com eleocharis parvula ou blyxia...

 

do lado esquerdo ou centro podia por pogostemon helferi em tapete ou só a rodear alguma pedra que também podes por. criava tb umas moitas com plantas proprias. Do lado esquerdo as de folha larga parecem-me Echinodorus amazonicus e valisnéria nana (?) ou sagitária (?)

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Primeiro uma boa noticia:

 

Acabo de por um fundo preto no aquario... Fantastico!!! Adorei mesmo o efeito, obrigado pela dica.. :alberteinstein:

 

 

 

E depois a má...

 

Acho que os meus gouramis estao com a dita doença do "ponto branco"... :yahoo::lol::cry4: Vou esperar para amanha confirmar se realmente será isso..

 

:cry4:

 

Amanha ponho fotos!!

 

Beijoca

Jukaa

 

Por aqui sempre a aprender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

yap..o fundo dá outra imagem ao aqua...depois podes experimentar tb o azul ou vermelho que podem ficar bem

 

não esperes mais.. mete já a 29º...isso impede que a nova geração de parasitas se desenvolva

 

se tiveres outro aqua que possas usar só para tratar peixes, retira os doentes para la..eleva e temperatura... e se daí a uma semana não estiver tudo resolvido compra azul de metileno...é tratamento par o íctio (pontos brancos).

 

isso é altamente contagioso..para os peixes..

 

boa sorte...cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olaa

 

Após alguns dias de ausência, deixo-vos uma actualização do aquario...

 

Uma da vista geral:

EPSN5213.jpg

 

Do lado direito coloquei duas pedras e aumentei e alterei a disposição de algumas plantas.

 

Um dos Novos Habitantes porque o outro teima em esconder-se:

 

EPSN5218.jpg

 

Também este menino já aparenta ter ictio... A temperatura já está nos 28º/29º e o tratamento a decorrer.. vamos lá ver se se safam...:(

 

Cimps.

Jukaa

 

Por aqui sempre a aprender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olaa

 

Após alguns dias de ausência, deixo-vos uma actualização do aquario...

 

Uma da vista geral:

EPSN5213.jpg

 

Do lado direito coloquei duas pedras e aumentei e alterei a disposição de algumas plantas.

 

Um dos Novos Habitantes porque o outro teima em esconder-se:

 

EPSN5218.jpg

 

Também este menino já aparenta ter íctio... A temperatura já está nos 28º/29º e o tratamento a decorrer.. vamos lá ver se se safam...:computer003:

 

Cimps.

 

ta bonito ta... ate parece que caiu neve ehhe

 

já ta um pedaço afectado o rapazito... essa água está bem impregnada de ictio...

 

tenta numa primeira abordagem deixar só a temperatura actuar... se possível...não faças a tpa... porque aí corres o risco de os bichos aproveitarem as variações de temperatura e voltam a se reproduzir que nem uns doidos...e pronto.... continua a saga... por isso se tiveres que fazer a tpa... faz com a temp o máximo possível igual à que está no aqua... não subestimes o íctio... ele adora dar-nos a volta...principalmente quando achamos que está tudo controlado ehehe. Depois de tratado... ficas sem ele no aqua... só tens de voltar a ter cuidados especiais quando introduzires novos peixes... daí que uma introdução lenta dos mesmo evita que o íctio que possa vir na água dos mesmos, não se reproduza.... outra recomendação que faço nesse sentido é que uses uma rede para tirar o peixe do saco, em vez de deitares a água do saco para dentro do aqua...porque podes estar a meter mais bicharocos para além do peixe.

 

Nunca tive botias... mas tenho ideia de serem resistentes...por isso se conseguires combater o íctio... eles vão ficar muito bem...podem emagrecer um pouco talvez..mas logo recuperam... o que me parece que acontece em alevins que apanham íctio...é que podem ficar com defeitos...tipo com a coluna empenada....não ficam nada bonitos... mas temos as mesmas obrigações de cuidar bem deles... e até esperar boas criações deles.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Peço desculpa pela minha ausencia, mas realmente nao tem sido fácil estes dias! :rtfm:

 

O ictio continua a atacar os bótias, que parece que foram pintados de branco! já vou no 2o tratamento..parecem-me um pouco melhores...mas.....

 

Sábado vou faze rmais um boa TPA, e umas podas numas plantas que crescem desalmadamente, e depois actualizarei o tópico!

 

Até lá..

 

Cumps

Jukaa

 

Por aqui sempre a aprender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Peço desculpa pela minha ausencia, mas realmente nao tem sido fácil estes dias! yikes

 

O ictio continua a atacar os bótias, que parece que foram pintados de branco! já vou no 2o tratamento..parecem-me um pouco melhores...mas.....

 

Sábado vou faze rmais um boa TPA, e umas podas numas plantas que crescem desalmadamente, e depois actualizarei o tópico!

 

Até lá..

 

Cumps

 

Viva,

 

Essa tpa....tem cuidado.. quando a temperatura baixa é um momento em que o ictio pode voltar a atacar, por isso assegura-te que a temperatura da nova água está o mais próximo possível da que já lá está....o ictio é um bicharoco bem resistente...não penses que por teres o tratamento podes abusar porque ele não perdoa.... tanto que já viste que vais no 2º tratamento. Aplica bem as dosagens e alimenta os peixes com boa comida (artémia congelada por exemplo)...mete a temp no 28 29º e segue o tratamento à risca. quando fizeres a tpa... aspira o areão porque os cistos do ictio costumam assentar lá.

 

Continuação de bons tratamentos.

 

Boa sorte

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Finalmente aniquilei o ictio :mrgreen: ... ou pelo menos para já ! bang mas ja lá vão duas semaninhas com tudo estabilizaadissimo !

 

é desta que tudo funciona ...

 

Novidades? Ora adicionei turfa para baixar o ph, neste momento está a 6,7.

 

Ontem adicionei 4 novos habitantes...

E hoje de manhã para grande tristeza e até mesmo grande admiração minha, mas principalmente tristeza... a minha colisa (a azul) estava morta no fundo do aquario.. :unsure: Não encontro nenhuma causa possivel para isto ter acontecido... :S ;)

 

E agora cá vão as fotos de 2 novos habitantes.. os outros dois teimam em esconder-se... :)

 

EPSN5247.jpg

 

EPSN5266.jpg

 

Bem e por hoje acho que tá tudo.. :)

 

até já...

Jukaa

 

Por aqui sempre a aprender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem vou ser eu novamente a comentar.... tenho acompanhado este post... mas não vejo porque é que mais pessoas não comentam igualmente.

 

Fico contente pela morte do ictio... é que não há loja que não o tenha na água...

 

A colisa morrer é algo estranho... e não será bom indicador para o futuro dos rams lol.. esperamos que não tenha sido mais do que uma pontual sobrealimentação ou algo do género. Esses rams parecem-me dois machos. são engraçados mas pouco coloridos. Agora tem cuidado com as variações do ph porque a diferença entre o da torneira e o do aqua é significativa. Tenta talvez meter turfa num balde com água e bomba de ar para circular e depois dilui dessa água na nova a introduzir. Parece-me que estás a ir bem. Continua a cuidar assim do aqua e a sonhar com ele :) fazendo melhorias ao mesmo procurando novas coisas a acrescentar...

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.