Que ciclidio sul americano escolher?


Recommended Posts

Boas, montei o meu 1º aquario e agora estou na altura de introduzir os peixes. O aquario é de 60x30x30. Neste momento como fauna tenho 2 ottos, 2 neritina nataliensis e 4 neocaridina snow white. Vou introduzir um pequeno cardume de neons (aí uns 6/7/8 no maximo) e gostaria tb de ter uns ciclidios sul mericanos anoes. Gostava que me dessem a vossa opiniao sobre que especie escolher. cumps

 

Deixo uma foto do meu aquario:

 

imgp0530va2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para primeiro aqua está a muito bom! Tanto para primeiro, como para segundo, como para terceiro!

 

Mas! como primeiro aqua nao te aconselho a ter já ciclideos americanos. Deves ter em atenção os parâmetros da aqua e o comportamento dos outros peixes.

 

Se tudo se manter estável e saudável podes tentar ciclideos americanos! Porque sao peixes mais sensíveis e complicados de se ter...

 

Como e o teu primeiro aqua, presumo que seja a tua primeira experiência com peixes e aconselho te a experimentares kribensis. Sao ciclideos! Sao pequenos! Mas são africanos! São resistentes, fáceis, bonitos e de um comportamento muito interessante!

 

Tens aqui a minha opinião. Espero ter ajudado!

 

Boa sorte!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para primeiro aqua está a muito bom! Tanto para primeiro, como para segundo, como para terceiro!

 

Mas! como primeiro aqua nao te aconselho a ter já ciclideos americanos. Deves ter em atenção os parâmetros da aqua e o comportamento dos outros peixes.

 

Se tudo se manter estável e saudável podes tentar ciclideos americanos! Porque sao peixes mais sensíveis e complicados de se ter...

 

Como e o teu primeiro aqua, presumo que seja a tua primeira experiência com peixes e aconselho te a experimentares kribensis. Sao ciclideos! Sao pequenos! Mas são africanos! São resistentes, fáceis, bonitos e de um comportamento muito interessante!

 

Tens aqui a minha opinião. Espero ter ajudado!

 

Boa sorte!

 

Boas, obrigado pelo elogio ao aqua! eu queria memo um ciclidio sul americano, para que fossem todos mais ou menos do memo biotipo, já tenho os neons, 8. O kribensis é fixe mas não é tão colorido e tenho medo que seja agressivo com os neons, ja me disseram que pode vir a ser. E fica um bocadinho maior que os outros... Eu tenho os parametros da agua bem monotorizados. mas obrigado pela sugestao. Ainda nao me decidi pelos ramirezi ou os cacatuoides. cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo elogio ao aqua! eu queria memo um ciclidio sul americano, para que fossem todos mais ou menos do memo biotipo, já tenho os neons, 8. O kribensis é fixe mas não é tão colorido e tenho medo que seja agressivo com os neons, ja me disseram que pode vir a ser. E fica um bocadinho maior que os outros... Eu tenho os parametros da agua bem monotorizados. mas obrigado pela sugestao. Ainda nao me decidi pelos ramirezi ou os cacatuoides. cumps

 

Se conseguires os cacutoides triple red... não te vais arrepender!

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo elogio ao aqua! eu queria memo um ciclidio sul americano, para que fossem todos mais ou menos do memo biotipo, já tenho os neons, 8. O kribensis é fixe mas não é tão colorido e tenho medo que seja agressivo com os neons, ja me disseram que pode vir a ser. E fica um bocadinho maior que os outros... Eu tenho os parametros da agua bem monotorizados. mas obrigado pela sugestao. Ainda nao me decidi pelos ramirezi ou os cacatuoides. cumps

 

Relativamente ao tamanho depende do sul americano que escolheres... Se escolheres um apistogramma agassizi, este em adulto vai ficar do mesmo tamanho que um kribensis adulto!

 

Tens razao quando dizes que nao é tão colorido e pode ser agressivo com outros peixes mas é um ciclideo muito resistente e interessante! Mas a escolha é tua e se nao gostas, nao compras! Mas acho que depois de te habituares a eles não te ias arrepender!

 

Mas se queres um ciclideo anão para completar a fauna do teu aquario, eu aconselho te os cacatuoides, como já te disseram. Os ramirezis não porque são muito mais sensíveis que apistogrammas e tem pequena longevidade...

 

Enfim, acho que os cacatuoides seriam uma boa escolha mas os agassizi e viedjita tambem são uma hipotse, embora mais complicados que os cacatuoides.

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os cacatuoides não são muito agressivos? ha ai um artigo que diz isso mesmo, que comem tudo que seja mais pekeno no aquario, excepto caracois.

Axo que o melhor mesmo são os ramirezi, pois creio que não são assim tao sensiveis como dizes JPP ( apesar de não ter experiencia com estes), pois são indicados muitas vezes para iniciados.

Mesmo assim, se fizeres todas as semanas testes á agua, axo que desenrascaste na boa, mesmo que seja um peixe sensivel.

 

Cumps,

Guerreiro

 

P.S:Tás a ver Jaime, devias ter ficado com o kribensis que te vendi...que comedia :blink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cacatuoides sao agressivos sim, quando defendem a sua prole, tal como todos os ciclideos.

 

Sim provavelmente os cacatuoides vão comer tudo o que seja mais pequeno que a sua boca sem ser alevins da sua espécie, porque são peixes predadores, tal como todos os ciclideos ou dando um exemplo diferente, neons ou guppies. Por isso é que eles adoram artémia, larvas vermelhas, etc.

 

Nunca ouvi ou li a sugestão de ramirezis para iniciados... Antes pelo contrario... Sao peixes que morrem facilmente quando não temos os cuidados requeridos.

 

A agua não é a único problema, mas acho que é o mais importante. Se se mantiver estável e dentro dos limites não deve haver problema, até com peixes sensíveis.

 

Quanto ao kribensis penso que para iniciados é a melhor das opções! Já tive e adorei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado a todos os que postaram neste tópico, acabei por me decicir pelos ramirezi, e adquiri hoje um casal (supostamente). Os factores que pesaram para a escolha foram a sua beleza, o seu pequeno tamanho, não serem muito agressivos e também o preço, que ficou por metade dos cacutoides, a outra espécie com que estava indeciso. Sei que não são os mais indicados para principiantes mas penso ter todas as condiçoes para os manter saudaveis. Depois posto fotos. cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os factores que pesaram para a escolha foram a sua beleza, o seu pequeno tamanho, não serem muito agressivos e também o preço

Com esses factores de escolha não precisavas de abrir um tópico, bastava teres ido logo à loja.

Mas pronto... A escolha era tua.

 

Se precisares de alguma coisa diz.

 

Boa sorte com eles!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa é que são os peixes mais sensiveis que conheço nos comuns ciclideos americanos que encontramos nas lojas..

 

Existe quem mantenha ramirezis com discus... pelo simples facto de que normalmente se alguma coisa estiver mal, os ramirezi dão logo sinal.

 

E atenção que qualquer ciclideo anão devora tudo o que se mexer e que caiba na sua boca como camarões...

 

Abraço e boa sorte...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, os nannacara anomala são lindissimos. Mas tem atenção que os camarões são alimento para quase todas ou todas as espécies de ciclideos anões.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ao que escolhes...

 

... uma grande parte dos ciclídeos sul-americanos são acidófilos, muitos deles até só se mantêm em pHs de 5.5 para baixo e ambientes bacteriologicamente limpos, pelo que não são peixes para iniciantes.

 

Umas escolhas mais seguras em termos de tolerância a pHs mais altos (à volta do neutro):

 

Ap. cacatuoides de aviário (selvagens nem pensar)

Ap. macmasteri (preferencialmente de aviário ou gerações nascidas em cativeiro)

Ap. borelli (preferência para exemplares de cativeiro)

Ap. commbrae

Gymnogeophagus do complexo rhabdotus.

 

... as 2 últimas espécies e o último género nem sequer precisam de aquecimento no aquário.

 

Nannacaras, Ivanacaras, Mikrogeophagus ramirezi, a maioria dos Apistogramma e outros anões (que pelas dimensões seriam os indicados para esse aquário), são de evitar por quem se está a iniciar na sua manutenção... na melhor das hipóteses não vão mostrar as melhores cores e não se reproduzirão, na pior das hipóteses sucumbirão a uma qualquer doença de origem bacteriana.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais