INICIAR NOS SALGADOS


alcaide

Recommended Posts

Boas, tenho um aquário de água doce há algum tempo, mas agora queria começar nos salgados, mas, não queria um aqua grande queria tipo 50x30x40, e, com espécies do nosso mar. Eu vivo a poucos metros do mar, e onde existe a pesca por arte xávega, logo é-me muitofácil arranjar peixes vivos de graça, bem como areia rochas etc...

Que acham da idéia? O que preciso para o manter?

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um aquário de água doce há algum tempo, mas agora queria começar nos salgados, mas, não queria um aqua grande queria tipo 50x30x40, e, com espécies do nosso mar. Eu vivo a poucos metros do mar, e onde existe a pesca por arte xávega, logo é-me muitofácil arranjar peixes vivos de graça, bem como areia rochas etc...

Que acham da idéia? O que preciso para o manter?

 

Nao me parece nada boa ideia...

 

Quais os peixes que habitualmente aparecem nas redes na Praia de Mira?

Ja imaginaste um peixes desses num aquario de 50x30x40?

Qual a temperatura habitual da agua no Verao?

 

A vantagem de um aquario de 50x30x40 sera que, de acordo com o movel, facilmente pode ser "transportado" por duas pessoas. No Inverno, com o aquecimento das casas deve ficar com a agua um pouco quente mas talvez possa ser posto numa varanda com o respectivo termostato para aquecer ate ao valor pretendido mas no Verao, para manteres a agua entre os 14 e 18 vais precisar de um aparelho de arrefecimento para o qual deves ir preparando qualquer coisa como 300 Euros ou mais...

E ainda fica o problema de ser um aquario muito pequeno para o tipo de peixes que eu penso que aparece nas redes da arte xavega que penso estarem obrigadas a manter uima certa dimensao de malha para nao apanhar peixes muito pequenos.

 

Julgo que, com as facilidades que tens (proximidade da agua do mar), devias pensar num pequeno aquario de recife. Gastas algum no aquario, movel, substracto e alguma rocha, iluminacao e um a dois peixes no maximo e de pequenas dimensoes. Podes pensar em alguns corais moles e se tiveres "pachorra" para uma pequena muda de agua (colectada em zona nao poluida mas de Mira ate Quiaios ou de Mira ate a Barra-Aveiro deve ser facil encontrar uma zona de agua limpa) todos os dias ou de dois em dois dias e nem precisas de escumador.

Mas devias equacionar adquirir um aquario maior.

 

Se fores pelo aquario da nossa costa, ha por aqui alguns casos de sucesso pelo que deves procurar falar com os membros que optaram por esses aquarios. Mas olha que penso que nao sera facil, principalmente pela questao da temperatura. E o tamanho de 50x30x40 nao me parece nada boa ideia para um aquario da nossa costa com peixes.

Desculpa-me nao poder ajudar mais mas pouco ou nada li sobre o assunto e nunca tive um aquario da nossa costa. Do que tenho ouvido falar e do que conheco da arte xavega na Praia da Tocha (peixes grandes), ja tentei expressar a minha opiniao que sera no sentido de nao recomendar pelas razoes apontadas mas que podem estar erradas. Vamos entao esperar por melhores opinioes.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes aparecem de tudo, a rede da arte xávega tem a malha bastante pequena.

Qquanto á temperatura ficava numa divisão que tenho que é bastante fresca no verão.

Quanto ás medidas é só pk tenho esses vidros , podendo a frente ir até ao 1 metro, e tal como no meu outro tanque serei eu a fazer.

Em relação ás TPA's seria fácil pois a Praia de Mira é a única praia portugesa que desde o ínicio sempre teve bandeira azul :Fade-color

 

Qualquer opinião é bem vinda obrigado

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alceide o nosso companheiro Rolim tem razão.

 

Antes de avançar num projecto de aquario temos de pensar na qualidade de vida dos vivos, eu sei que ninguem consegue dar essas condições em aquario e que o mar é enorme, mas se num aquario de 4000L não se consegue imagina num de 60l e ainda por mais da nosso costa onde temos temperatura da agua na ordem dos 14º.

 

É possivel mas tens de ler pesquisar mais sobre aquario da nossa costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva!

 

a meu ver com essas medidas seria mais viável um nano reef , com alguns corais e uns camarões .

seria mais barato também por não ser necessário refrigerador .

 

podes sempre usar agua ai da praia de mira que por enquanto a ainda é boa ! vamos ver depois da pesca nova .....:closetema:

e podes sempre tentar aclimatizar alguns vivos ai das redes ..tipo uns caranguejos uns camarões por vezes vem outros bichinhos giros .

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao contrário do que muito cavaleiros do apocalipse auguram, a pescanova não vai dar cabo da nossa água... são os princiais interessados em que ela se mantenha de boa qualidade, pois 200 milhoes de euros custam a gastar...e pelos que lá está a ser construído....os túneis que vão buscar a água ao mar andam camiões lá dntro.... em termos de poluição estou descançado. :discuss_gathering: como sabes da pesacanova na Pria de Mira, pela tv ou és de cáde perto?

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao contrário do que muito cavaleiros do apocalipse auguram, a pescanova não vai dar cabo da nossa água... são os princiais interessados em que ela se mantenha de boa qualidade, pois 200 milhoes de euros custam a gastar...e pelos que lá está a ser construído....os túneis que vão buscar a água ao mar andam camiões lá dntro.... em termos de poluição estou descançado. :( como sabes da pesacanova na Pria de Mira, pela tv ou és de cáde perto?

 

vivA!

vivo em lisboa mas sou dai de perto !

ja vi o tamanho do empreemdimento .. é gigante biggrin.png' alt=':biggn:'> , quando me referia á alteração dos parâmetros da agua não me referia á poluição que se vê a olho nu ( agua suja , etc.. ) .

a questão é que em aquaculturas desse género são usados antibióticos , hormonas para crescimento mais rápido . etc . a questão é que devem fazer mudas de agua nos tanques, e se enviarem essa agua diretamente para o mar nao se sabe muito bem os efeitos desses agentes na fauna local .

 

nunca vi o projeto em detalhe , por isso nao sei se vai haver algum tipo de tratamento á agua antes da enviar novamente para o mar . mas se i que vivo em portugal ,sitio onde por vezes se esquecem de fazer estudos ou até mesmo com os estudos feitos se opta por fechar os olhos a algumas coisas em troca de uns postos de trabalho . e quando se le nos jormais que a galiza recusou o projecto ......

 

por mim só desejo que tudo corra bem e que continuemos a ter a praia de mira como temos .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A galiza não recusou o projeto só não o queria no sitio onde a pescanova queria. Quanto à água, digo outra vez, eles são os principais interessados em continuar a qualidade da mesma.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais