Como aspirar o areão


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Eu sou iniciante nisto da Aquariofilia e gostava da vossa ajuda, tenho um aquário a pouco tempo e os meus peixinhos estão a suja-lo muito o filtro que tenho lá é "fraco" (digo eu) pois a água está um pouco turva.

 

Vou hoje pela 1º vez fazer a 1º TPA mas penso que o melhor era também aspirar o areão pois tem muita "mer**" dos meus peixinhos, estão sempre a fazê-la....

 

Necessitava da vossa experiência para me ajudar nisto, pois não sei como hei de fazer...

 

Deverei retirar os peixes para outro lado para lavar o aquário todo? ou deixar um pouco de água no fundo com os peixes dentro do aquário e trocar somente 50% da água?

 

Deixo aqui o link para o Setup do meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...0&start=100

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TPA nao deve ser de 100% a não ser que estejas com um problema muito grave no aquário, deverá ser de cerca de 20%.

 

Para aspirares o areão tens de ter um "sifão" um tubo que te puxa a água para um balde e te tira a água do aquário, e ao mesmo tempo que tira essa água com a pressão de sucção aspira-te o areão.

 

p_rd_157307_20996P_32.jpg

 

Mais alguma duvida...pergunta!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TPA nao deve ser de 100% a não ser que estejas com um problema muito grave no aquário, deverá ser de cerca de 20%.

 

Para aspirares o areão tens de ter um "sifão" um tubo que te puxa a água para um balde e te tira a água do aquário, e ao mesmo tempo que tira essa água com a pressão de sucção aspira-te o areão.

 

p_rd_157307_20996P_32.jpg

 

Mais alguma duvida...pergunta!

 

Essa foto ilustra bem o processo... mas se tiveres substrato fertil não é conveniente aspirar assim tão profundamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho plantas neste aquário, pois não tenho ainda iluminação para tal, em relação a esse "sifão" alguém me sabe dizer marcas ou preços dos mesmos?

 

neste caso que me aconselham para eu fazer hoje? troco 20% da água e deverei remover o areão para o limpar ou deixo-o assim até comprar o "sifão" ??

 

Obrigado pela vossa ajuda...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessitas de ser tão limpinha/o com o teu areão e ter um cuidado tão exaustivo logo de inicio.

 

Se não tens o aspirador agora, retira a água sem aspirares o fundo não é assim tão grave se nao o fizeres. Eu nao aspiro o areão, pq como tenho tapete de plantas no fundo nem sequer consigo e nao tinha efeito nenhum.

 

Preços existe muitos este tipo de aspirador manual é barato, funciona atraves de gravidade e não precisa de pilhas ou esta rligado à corrente.

 

Qualquer loja de animais tem ou mesmo um hiper-mercado na zona dos animais tem e é tudo a mesma coisa. Não te preocupes com as marcas.

 

Deverás só de ter atenção é ao diametro do tubo, quando este maior for, mais rapido vai fazer a TPA mas tb maior poder de sucção vai ter, tens de comprar um à tua medida

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.

Eu já deixei 2 garrafões de 5litros de água. cheios a repousar para hoje a noite quando chegar a casa fazer o TPA, vou ter de retirar a água com um copo, pois ainda não tenho material nenhum para fazer isso, esse sifão fará esse trabalho não é?

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yep, com um copo vais ter um trabalhão!!

 

Não podes adiar a TPA por 2 dias e comprar o aspirador entretanto? Não é por nao fazes a TPA hoje que te vão morrer os peixes.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário somente tem 18litros, penso que não vou ter assim tanto trabalho e a minha disponibilidade de ir comprar o sifão é reduzida, e provavelmente somente irei comprar no fim de semana no RuiMar a loja é muito boa, e o dono da loja é muito simpático e prestável, provavelmente vou lá no sábado fazer umas compras.

 

Quero retirar de lá um coral que tenho artificial, pois os peixes anda-se a roçar nele e tenho 2 peixes que já perderam 1 ou 2 escamas de terem-se roçado no coral...

 

Neste aquário tão pequeno consigo colocar algumas plantas?

 

Se me puderem ajudar, agradecia...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim consegues, aliás seria uma ajuda para a manutenção do aquário, pq as plantas consomem nutrientes que estão na coluna de água, evitando o aparecimento de algas.

 

Tens de ver as plantas que se adecuam mais ao teu aquário, tens plantas que querem mais manutenção que outras e deverás saber se o teu substrato serve para ter plantas.

 

Em relação ao coral artificial fazes bem em tirar de lá, os peixes podem-se magoar, mas o comportamento deles de se estarem a coçar pode indicar que eles possam estar com parasitas internos, verifica isso.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário somente tem 18litros, penso que não vou ter assim tanto trabalho e a minha disponibilidade de ir comprar o sifão é reduzida, e provavelmente somente irei comprar no fim de semana no RuiMar a loja é muito boa, e o dono da loja é muito simpático e prestável, provavelmente vou lá no sábado fazer umas compras.

 

Quero retirar de lá um coral que tenho artificial, pois os peixes anda-se a roçar nele e tenho 2 peixes que já perderam 1 ou 2 escamas de terem-se roçado no coral...

 

Neste aquário tão pequeno consigo colocar algumas plantas?

 

Se me puderem ajudar, agradecia...

Bopas,

A parte que sublinhei: eles fazem isso com muita frequência? É um típico sintoma de excesso de nitritos causado possivelmente por sujidade acumulada no fundo do aquário.

 

Para já faz uma TPA de 1/3 da água e quando antes arranja esse sifão para aspirares o areão.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é com frequência, ainda ontem vi a passar por trás do coral e bateu nele, notei isso porque o coral mexeu-se...

 

Mas hoje vou tirar o coral e fazer TPA a 1/3, em relação ao Sifão vou tentar arranjar o mais depressa possível para puder aspirar o areão.

 

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Em relação a colocar lá umas plantas, vou ver se começo a ler um pouco sobre as mesmas e o areão que necessitam para conseguirem crescer para depois ver se coloco o aquário mais bonito...

 

Se hoje conseguir tiro umas fotos para colocar aqui para o pessoal dar ideias...

 

Mais uma vez obrigado pela vossa colaboração...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é com frequência, ainda ontem vi a passar por trás do coral e bateu nele, notei isso porque o coral mexeu-se...

 

Mas hoje vou tirar o coral e fazer TPA a 1/3, em relação ao Sifão vou tentar arranjar o mais depressa possível para puder aspirar o areão.

 

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Em relação a colocar lá umas plantas, vou ver se começo a ler um pouco sobre as mesmas e o areão que necessitam para conseguirem crescer para depois ver se coloco o aquário mais bonito...

 

Se hoje conseguir tiro umas fotos para colocar aqui para o pessoal dar ideias...

 

Mais uma vez obrigado pela vossa colaboração...

OH AMIGO

COM UMA MANGUEIRA TAMBÉM DÁ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OH AMIGO

COM UMA MANGUEIRA TAMBÉM DÁ....

Boas,

O sifão é mais largo que a mangueira para que a água suba mais devagar permitindo às pedras ou mesmo areão fino de subir devagar e voltar a cair com o seu peso. O lixo, mais leve, segue caminho ascendente até à mangueira, saíndo do aquário.

 

Se utilizares só a mangueira, a velocidade de aspiração é tão elevada que até as pedras do areão grosso são absorvidas. Para usar uma mangueira sózinha apenas se poderia fazer uma aspiração superficial e nunca em profundidade.

 

Espero ter sido claro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço-vos imenso por todas as explicações de momento já estou muito mais esclarecido, ontem a noite estive a fazer o 1º TPA ao meu aquário com um copo retirei +/- 10litros de água, deixei 5litros da água antiga, não limpei o areão, pois ainda não tenho o Sifão.

Retirei também o dito Coral artificial, e notei que os peixes movimentam-se muito melhor...

 

Tentei tirar algumas fotos, mas não ficaram lá grande coisa, hoje irei tentar tirar mais umas fotos para ver se coloco aqui...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda sou muito novato nisto, mas faço as minhas TPA´s com a mangueirinha do chuveiro (sem o chuveiro claro :lol:) e um balde (qualquer espécie de mangueira serve para o efeito). Nem quero pensar o que seria ter que o fazer com um copo. Basta pores um balde mais baixo que o nivel do aqua e sugar um bocado que a água cai imediatamente. E o enchimento exactamente da mesma forma (mas a deixar cair da magueira para um prato de forma a não deixar a água cair com muita força no aqua).

 

Quanto ao sifão que falam, estou a pensar comprar um, mas como o meu areão é muito leve... será que não me vai estragar o layout do aqua (quero dizer se não me vai remexer o areão todo)?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Pedro consegues arranjar uma foto do teu Sifão para eu ver do que estás a falar?

 

Thtrs eu também pensei nisso, de usar uma mangueira, mas optei pelo copo visto que o meu aquário é somente de 18litros, pensei que não ia ser muito difícil, mas na verdade perdi bastante tempo a retirar a água com um copo...

 

alcaide tens foto do teu Sifão?

 

Obrigado a todos pela vossa ajuda...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal eu já comprei finalmente o Sifão, comprei da Tetratec GC30

 

Gravelcleaner30.jpg

 

Vou hoje fazer uma limpeza em condições no meu aquario e comprei tambem o teste de PH da Tetra

 

TTPHFW_268.jpg

 

Vou limpar o aquario e depois mete aqui os testes e as fotos se conseguir tirar alguma de jeito...

 

Obrigado pela vossa ajuda...

Editado por nes

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal

 

Ontem a noite lá fui eu fazer a minha limpeza ao aquário, usei o Sifão que vêem a cima e fiquei satisfeito com o resultado agora ando a notar é água um pouco turva ultimamente, tenho limpado o filtro sempre que faço o TPA e o mesmo encontra-se sempre muito sujo...

 

Será que deverei limpar o filtro dia sim dia não?

 

Testei também o pH da água do aquário após a mudar e tem pH 7

Testei também o pH da torneira e tem pH 7.5

 

 

Obrigado a todos pela vossa ajuda...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.