Desmistificar é importante!!!


Recommended Posts

Tenho lido aqui muita coisa sobre estas 4 espécies. Muitas que estão sem duvida acertadas. Mas há uma que me espanta e sobre a qual tenho lido inúmeros tópicos. Cruzamento entre as várias espécies de ovovíviparos, nomeadamente estas 4, incluindo as 3 de Mollys (Poecilia Sphenops, Poecilia Latipinna, Poecilia Velifera), os Platys (Xiphophorus Maculatus), Espadas (Xiphophorus Helleri) e as duas de Guppys (Poecilia Reticulata e Poecilia Wengei). O que vou descrever não é lei, não é prova, somente é uma constatação de muitos anos a criar estas várias espécies, e muitas das sua raças (variedades dentro de cada espécie). Apesar de ter a plena noção de que é plenamente possivel a híbridação entre várias espécies, nestas precisamente, exceptuando as Mollys entre si, eu nunca testemunhei hibrídos desses pretensos cruzamentos e nem nunca vi, em criador algum nacional ou estrangeiro, dos muitos que já visitei, os tais hibrídos. Eu tenho destas espécies aqui descritas, só matrizes, não contando com alevins e juvenis para cima de 800 animais. Tenho bastantes aquários plantados, quase a maioria, e com água salobra (uma colher rasa de café para cada 10 litros). Mais de 50% dos animais encontram-se em aquários comunitários, ou seja as 4 espécies a conviver nesses mesmos aquários plantados. O que não misturo são raças, não me interessa arafeirar anos de apuramento e de trabalho. A minha constatação é simples e para mim é conclusiva. As 4 espécies não cruzam entre si. Expecção faço ás cruzas das 3 espécies de Mollys entre si e ás duas de Guppys entre si. Híbridação de Mollys que apesar de nunca seuqer ter tentado, já vi ao vivo nos EUA os ditos híbridos, os quais continuo sem saber se são viáveis ou não. No caso das duas espécies de Guppys, é algo que infelizmente continuo a observar tanto entre criadores como a salganhada que algumas lojas infelizmente fazem e praticam. Portanto podem perfeitamente por Mollys, Platys, Espadas e Guppys juntos, com excepção feita a Mollys e Guppys de espécies diferentes, desde que respeitem a quantidade em relação ao espaço e plantem bem os vossos aquários. Não esqueçam se não tiverem bastantes conhecimentos sobre genética, e as respectivas espécies, não destruam mas sim apurem. Misturar as diversas variedades dentro das respéctivas espécies raramente dá algo que se possa denominar de brilhante, mas sim muita coisa de lamentar. Se possivel criem biótipos de água salobra para estas espécies. Os vosos peixes ovovíviparos vão vos agradecer. Além de que a mortalidade nos alevins só por esse simples facto já será muito reduzida.

 

Boa sorte a todos.

Pedro

Editado por Olhos do Lince
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes

 

tenho uma dúvida e se calhar podes esclarecer.

 

sou iniciante na criação de mollys.

 

comprei à cerca de duas semanas duas mollys balão brancas uma das quais já estava prenha.mas no aquario onde elas estavam existiam outras raças de mollys incluindo uma mármore, agora eis a questão:

 

os alevins nasceram e tenho um, pelo menos, que tenho sérias dúvidas que seja balão para além de ele ser escuro dando a ideia de ser dos de mármore, será que é possivel o cruzamento entre raças? e estes podem nascer hibridos?

 

eu penso que pode existir o cruzamento e não haverá perigo de estes serem hibridos. mas gostava de uma confirmação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Na verdade do que falas não é híbridação mas sim o cruzamento de raças distintas da mesma espécie de Molly. Será o mesmo que cruzar um fila de são miguel com um pastor alemão. Continuas a ter cães simplesmente são rafeiros. Pode surgir dai é animais com as caracteristicas ou de uma ou de outra raça em que a cruza tenha sido efectuada, ou então animais completamente diferentes das duas raças em questão. Não esqueças que todas as fêmeas de ovovíviparos podem armazenar o esperma dos machos durante vários meses. Portanto o risco de que continues a ter animais não puros na respectiva raça é elevado.

Já agora uma simples curiosidade, como reparei que também és dos Açores, porventura as mollys de que falas foram compradas na Sociedade Agricola em Ponta Delgada???

 

Cumprimentos

Pedro

Editado por Olhos do Lince
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Híbridação seria a cruza entre a Molly comum e a Molly Velifera. Dado serem ambas de espécies diferentes mas do mesmo género a cruza é possivel e dai provém um híbrido F1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou Açoreano. Moro é cá há uns mesitos! Nem te passa o filme que foi trazer a quantidade de peixe e material relacionado com eles que eu tenho. A minha casa parece um Oceanário. LOL.

 

Não me respondes-te se as Mollys que adquiris-te, foram compradas na Sociedade Agricola em Ponta Delgada?!

 

Ou moras noutra ilha?

 

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me respondes-te se as Mollys que adquiris-te, foram compradas na Sociedade Agricola em Ponta Delgada?!

 

Ou moras noutra ilha?

 

Cumprimentos

Pedro

 

já percebi que não és açoriano pois se fosses já tinhas percebido donde era " o parque de diversões" é a ilha terceira, é assim que os micaelenses chamam à terceira.

por isso não os comprei nesse lugar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois as guerras entre micaelenses e terceirenses já são algo que me apercebi. LOL... Mas dessas tou fora e doutras também. Bem já sabes quando precisares de algo é só dizeres.

 

Abraço

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais