Recommended Posts

Publicado

Boas !

Ando há algum tempo a maturar a mudança do meu aquário de 100 L ( um Aquatlantis) que neste momento está mais ou menos assim:

panoramica100L.jpg

As mudanças que estou a pensar fazer são:

- retirar a Biobox com filtro interno que vem de origem para dar mais espaço e menos prejuízo estético.

- renovar todo o substrato colocando humus por baixo e por cima akadama pro; talvez também uma parte com areia branca

- fundo azul escuro ou preto

- raiz de red moor wood

- algumas pedras: xistos ou seiryu ?

- colocar filtragem externa associando um filtro novo Eihem Ecco Pro 2036 ( mecanico e biológico) com o meu 2213 que ficará quase só com esponja e lã mineral

- Acoplar um sistema UV da JBL de 9 w

A montagem estava a pensar colocá-la assim:

projecto100L-1.jpg

Iluminação: manter a calha 3 x 39 w T5 (que combinações de cores fariam ? - tenho duas 10.000 k novas e uma Grolux já com 8 meses)

CO2 - garrafa de 2 kg com válvula solenoide e difusor da Aquaristic

Plantas: arranjar tapete de eleocharis parvula, plantar HZ atrás, manter Rotala rotundofolia, a Cryptocorine, Alternathera, Lisimachia nummularia - Aurea , Egeria densa ? , Cabomba caroliniana ?, Anúbias, musgo Christmas, fetos de java ? Como organizar isto ? Outras sugestões ?

Fauna: neste momento 2 Neritinas, 3 camarões amano, 3 espadas, 2 platys, 5 guppies, uma molly,8 neons tetra, 6 Hemigramus rodosthomus, 2 corydoras julii, 6 otocicnclus affinis, 1 SAE. Já são muitos eu sei. Que opçoes fariam?

Agradeço sugestões e dicas .

Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado: (editado)

Boas.

Respondendo as tuas questoes:

-Xistos ou seiryu ???

-Depende .... xistos arranjas à borla .... seiryu vais ter de comprar .... neste caso .... é tudo uma qustão de euros.

As Seiryu são pedras muito bonitas .... mas .... atenção que provocam uma ligeira subida da dureza da agua .... pelo menos .... no inicio de uma montagem.

-Filtro Uv ????

Eu pergunto .... será que vais mesmo precisar dele ??????

O fundo azul ou preto ???

-É uma questão de gosto, vais ter de exprimentar para veres o que fica melhor. Pessoalmente, prefiro o preto.

Iluminação:

-Essas lampadas servem perfeitamente, o importante é teres lampadas de espectro total .... se são de 6500,8000 ou 10000k .... é uma questão de gosto .luz mais amarelada, mais branca, mais azulada ... Por mim .... acho que tens as lampadas adequadas.... não vejo necessidade de trocar.

Fauna :

Eu fazia assim:

-nereterinas,camaroes,ottos e os bebados e os tetras .... ficarias com 2 cardumes.

Não misturava com os viviparos.

Plantas :

-como vais fazer um tapete de parvula .... no inicio .... nao metas corydoras .... porque como sabes pode haver a tendencia para as corys esgravatarem a akadama e depois vais ter mais trabalho até a parvula enraizar.Evita o sae, pricipalmente se ele já for crecido, se for jovem é bastante útil .... se for grande .... não serve para nada.

Quanto ao resto, é tudo uma questao de gosto .... nada como escolheres uns pezinhos de cada, e depois com o tempo vais selecionando as que mais gostas e que melhor se adaptam às caracteristicias do teu aqua. Compoes as moitas ao teu gosto, é preferivel ter muitos pés de pouca variedade .... do que poucos pés de muita variedade. Tenta arrumar as plantas por categorias .... as mais altas atrás, depois as do meio plano .... e depois o tapete.

Abraço

Editado por canito
Publicado:

Obrigado pelos conselhos, canito!

Sabes, eu também gosto muito mais dos peixes de zonas com ph ácido. A água da torneira sai na minha zona com pH a 7.5 e uma dureza bem baixa ( 5º gH). Se as pedras subirem um pouco o gH achas que vai passar para mais de 8-10 º ? Que será o limite de tolerância de alguns peixes como as corydoras. Se quiser ter um ph mais ácido ou adiciono sempre químicos ou carrego no CO2 ou meto turfa ? Os peixes que lá tenho tem-se dado bem mesmo com ph=7.0-7.5. Já lá tive até um escalar pequeno que cresceu e comeu camarões e neons pelo que o tive de o dar. Já tive ramirezi mas acabaram por morrer, quando andava a experimentar o CO2. Gostava muito deles assim com gostava de ter uma casal de Apistos trifasciatus mas agora tenho receio. Os viviparos laranjas tem dado alguma cor ao ambiente e reproduzem-se com facilidade o que é sempre uma emoção para a pequenada!

Não encontro aqui pelo Porto um local que venda seiryu mas a naturalaquário vende-as a 5,5 euros/Kg. Onde arranjaste as tuas ? É sempre complicado escolher pedras online porque é preciso olhá-las de vários lados, tomar-lhe o peso e estudar-lhes as formas. Essa loja fica em Rebordosa e vou ver se lá dou um salto, quando tiver tempo de ir a Valongo apanhar xistos ;)

A ligação dos dois filtros e a instalação do UV que já tenho é que me deixam mais apreensivo. Queria ficar com um filtro mais pequeno para filtração mecanica e fazer passar um débito mais baixo pelo sistema UV. A ligação dos dois filtros em série é para não ser preciso colocar mais tubos in -out no aqua.

Depois tenho ainda muito que pensar sobre o layout propriamente dito para além das pedras. Tenho 30 L de Akadama pro e 10 kg de areia branca ( sei que vai sobrar). Tenho o tronco de red moor. Faltam as pedras. Tenho algumas ideias sobre a montagem mas não sei se vão resultar e precisava de a experimentar antes.

O problema é que não posso dispender de muito tempo para montar tudo. Estava a pensar tranferir a água para um grande alguidar, colocar lá o filtro 2213 a funcionar e o termostato e, depois, passar os peixes e camarões. Outro alguidar leva as plantas. Queria retirar todo o substrato antigo e descolar a biobox que está presa ao vidro com silicone. Lavar todo o aquário e todas as tubagens...isto é coisa para demorar umas horas. Depois coloco o humus e o akadama por cima e a areia se for caso disso, as pedras e o tronco. Planto primeiro as plantas e fixo o musgo antes de encher com água ( devo usar outra vez a água dos alguidares para manter algumas bactérias que comecem a colonizar o substrato; passo os materiais filtrantes do 2213 para o 2036 e ponho o primeiro só com lâ mineral esponja)

Acham bem ? Estarei a fazer alguma asneira ?

Espero poder postar algumas fotos da evolução.

Cumprimentos,

Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!