Bateria


Júlio Santos

Recommended Posts

Arranjei o seguinte equipamento:

gallery_10793_975_2829157.jpg

 

 

São 6 aquários independentes 51*27*31 (c*l*a), 42 litros brutos em cada um...

Luz por cada linha de 2 aquas com 1 lâmpada de 90cm de 30w...

O que aconselham a colocar nos diversos aquários?

Filtragem? Interna? Será possível fazer uma "canalização" para um filtro externo?

Estava a pensar em iniciar-me nos invertebrados?

Preciso de ajuda, quem está disponível, para uns conselhos e ideias?

Estou completamente aberto a sugestões...

Editado por VMAX69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o melhor é fazeres uma canalizaçao para um filtro externo!

Mas ha aqui mais peritos em baterias

 

Abraços

Editado por william
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola se for so para invertebrados o meu conselho vai para filtros de esponja em cada aqua ou entao um filtro externo para cada aqua pois imajina que um aqua apanha uma doença qualquer assim so tens que fazer tratamento num

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola se for so para invertebrados o meu conselho vai para filtros de esponja em cada aqua ou entao um filtro externo para cada aqua pois imajina que um aqua apanha uma doença qualquer assim so tens que fazer tratamento num

 

 

mas assim vai gastar balurdios, o melhor é os filtros de esponja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho melhor usar filtros separados para cada tanque fica mais viavel, mais se colocasse ele interligados vai ter menos apurrinhaçao com temperatura e filtragem usando um unico filtro externo mais ae ocorre o fato de se um tiver contaminado contaminar todos , mais acho que se tiver todos os cuidados necessarios nao tera dor de cabeça

"...Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho melhor usar filtros separados para cada tanque fica mais viavel, mais se colocasse ele interligados vai ter menos apurrinhaçao com temperatura e filtragem usando um unico filtro externo mais ae ocorre o fato de se um tiver contaminado contaminar todos , mais acho que se tiver todos os cuidados necessarios nao tera dor de cabeça

 

 

Pois é bem melhor porque se um ficar contaminado, ficam todos contaminados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

podes colocar uma samp ! é capaz de ficar bem mais em conta !

 

Podes explicar isso melhor... não entendi. Nas portas por baixo dos aqua tenho algum espaço disponivel, mas segundo o que percebo, mas é muito pouco, uma sump têm que trabalhar como um filtro externo correcto, não se esqueçam que os aqua não têm qualquer furação dentre eles, eles são todos independentes... se for para um filtro para cada aqua, estamos a falar em 6 filtros!!! 6 termoestatos!!!, eheh, é tudo elevado a 6!!!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo se nao queres gastar muito tu teras que furar os seis e interligalos e ae tu usa um unico filtro na seçao DIY tem varios modelos que nao irar gastar muito, sump é uma boa ideia mais tera muito mais trabalho

"...Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

VEJA AQUI

 

 

BASICAMENTE ISSO

 

Pois mas isto para eu fazer é deveras complicado, não sou grande coisa em bricolage... será seguro? em caso de falha de luz? Desculpem a ignorância? Vou ver a área de DYV para verificar o que existe...

 

Mas continuo aberto a sugestões de fauna para os aqua's...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponderando a hipótese de ter um filtro externo em cada aqua, qual o que indicam?

Marca, caudal, etc...

 

Desculpem lá qualquer coisa, devo estar a ser muito chato.

se for so para invertebrados basta comprares uns 2211 da eheim 300 litros por hora

vais e ter que fazer umas parteleiras para os meteres nos aquas de cima pois deve ser muito alto para estarem no chao

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for so para invertebrados basta comprares uns 2211 da eheim 300 litros por hora

vais e ter que fazer umas parteleiras para os meteres nos aquas de cima pois deve ser muito alto para estarem no chao

 

 

E filtros de mochila será que servem?

 

Para este caso não dão, reparei agora que os aqua ficam presos dentro do caixilho de alumínio, logo as bordas do aqua não dá para colocar o filtro de mochila... pena.

Editado por VMAX69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cara vai em alguma vidraçaria e passa o teu problema e ve se o cara nao fura os aquarios para vc , ae tu pergunta qual maneira é melhor para interligalos, cara acho melhor vc ir no DIY derrepende alguem tem uma maneira mais rapida e facil para o teu problema! mais ae assim que conseguir resolver posta ae pra gente pra ver como ficou abraço e boa sorte

"...Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deixo aqui o esquema que me parece melhor, baseado nas minhas esperiencias !

 

Esta ideia é com sump se não quiseres usar a sump podes ligar a saida do ultimo aqua directo ao filtro, mas dessa forma tems que chupar a agua mais em baixo com um prolongamento do tubo, não pode ser a superficie para não entrar ar para o filtro e informo-te ja que sem sump os ultimos aquarios vão trabalhar sencivelmente a 2/3 da altura"não podem ficar cheios !

 

ESQUEMA.jpg

 

Tens que ter atenção aos seguintes promenores:

 

O ideal era usares tubo de 1" para garantir o caudal da agua pelo menos nas passagens entre os aquarios e na descida a sump , se não usares a sump então o que desce e o que sobe pode ser a medida da saida do filtro para evitar reduções.

 

Os Tubos "U" tem que funcionar cheios "sem ar" enches, tapas com os dedos e so depois de ter as pontas submersas é que destapas e as pontas uns 2 cm abaixo do nivel minimo dos aquarios.

 

As saidas "B" convem estarem fora de agua para que o fluxo da agua corra melhor permitindo a saida de ar do tubo quando a sistema arranca depois de estar parado por falta de luz ou manutenção

 

A entrada de agua "A" tambem tem que estar fora de agua para não haver retorno da agua quando o sistema parar.

 

Desta forma só tens que furar 3 aquarios e é mais facil manter o controlo da qualidade da agua, pois funciona como se fosse só um, o que tambem tem desvantagens.

 

Os aquecedores ou colocas uns 3 pequenos , um por andar , ou tentas fazer algo parecido com o que tenho na minha bateria e fica tudo escondido dentro do movel, podes ver na assinatura.

 

 

Acho que não ha nenhum Bug !! :shock:

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deixo aqui o esquema que me parece melhor, baseado nas minhas esperiencias !

 

Esta ideia é com sump se não quiseres usar a sump podes ligar a saida do ultimo aqua directo ao filtro, mas dessa forma tems que chupar a agua mais em baixo com um prolongamento do tubo, não pode ser a superficie para não entrar ar para o filtro e informo-te ja que sem sump os ultimos aquarios vão trabalhar sencivelmente a 2/3 da altura"não podem ficar cheios !

 

ESQUEMA.jpg

 

Tens que ter atenção aos seguintes promenores:

 

O ideal era usares tubo de 1" para garantir o caudal da agua pelo menos nas passagens entre os aquarios e na descida a sump , se não usares a sump então o que desce e o que sobe pode ser a medida da saida do filtro para evitar reduções.

 

Os Tubos "U" tem que funcionar cheios "sem ar" enches, tapas com os dedos e so depois de ter as pontas submersas é que destapas e as pontas uns 2 cm abaixo do nivel minimo dos aquarios.

 

As saidas "B" convem estarem fora de agua para que o fluxo da agua corra melhor permitindo a saida de ar do tubo quando a sistema arranca depois de estar parado por falta de luz ou manutenção

 

A entrada de agua "A" tambem tem que estar fora de agua para não haver retorno da agua quando o sistema parar.

 

Desta forma só tens que furar 3 aquarios e é mais facil manter o controlo da qualidade da agua, pois funciona como se fosse só um, o que tambem tem desvantagens.

 

Os aquecedores ou colocas uns 3 pequenos , um por andar , ou tentas fazer algo parecido com o que tenho na minha bateria e fica tudo escondido dentro do movel, podes ver na assinatura.

 

 

Acho que não ha nenhum Bug !! :shock:

 

Gostei e acho que se calhar é o mais fácil de fazer, mas mesmo assim tenho as duvidas seguintes:

- Que filtro faz elevar a água a 1,80m:

- Será que posso colocar os termostatos na sump;

- A sump não pode servir de elemento de filtragem e colocar dentro dele uma bomba que eleve a água ao andar de cima???

Obrigado pelas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei e acho que se calhar é o mais fácil de fazer, mas mesmo assim tenho as duvidas seguintes:

- Que filtro faz elevar a água a 1,80m:

 

O filtro para elevar a 1,80 tem que ser potente, o mais facil é usares uma bomba pequena dentro da sump a enviar para dentro do filtro, assim ja são os 2 a empurrar, se tiveres um filtro que meta a 1,70 e uma bomba que dê 1m ja da 2,70 o que serve bem, é como tenho no meu sistema, uso um JBL cristal profi 700 que só da 1,70m mais uma bomba pequena em serie que dá 1m.

 

- Será que posso colocar os termostatos na sump;

 

Os termostatos na sump é o ideal, ficam escondidos e serve perfeitamente.

 

 

 

- A sump não pode servir de elemento de filtragem e colocar dentro dele uma bomba que eleve a água ao andar de cima???

 

Acho que a sump serve mesmo para isso , se tiveres uma bomba com uma altura maxima de 2,5 já é sufeciente, mão te aconcelho muito mais para não teres problemas com transbordos devido a agua não descer sufecientemente rapido.

Tinha-te falado em tudos de 1" mas se poderes faz furos de 32mm, é melhor a mais que a menos, e ha muitos acessorios proprios para fazeres essas ligações de 32mm.

 

De qualquer modo espera por mais umas opiniões, quanto mais ideias melhor.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas ideias que estão a dar-me.

Bom estou a equacionar todas as alternativas, surgiu mais uma, que passa pela hipótese de colocar filtros de mochila, conforme podem verificar uma das travessas horizontais da estrutura não está a suportar nada

gallery_10793_975_92488.jpg

 

 

E então surgiu a possibilidade de eliminar uma das travessas, assim já dava para colocar o tal filtro de mochila

 

gallery_10793_975_381038.jpg

 

 

Acham que a estrutura fica com suporte suficiente, ainda são 240 litros de agua no total...

 

É que estive a ver uma bomba para elevar a agua a 1.8 de altura custa na ordem dos 50 euros, mas consome 32w de luz, os filtros de cascata no total ficam mais caros mas gastam 4w de luz...

Tenho que ponderar em tudo.

Digam a vossa opinião, conto convosco como é lógico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Júlio,

em relação ao aproveitamento energético, é 4w por filtro, certo?

4x6= 24w + 6 termóstatos vai dar um valor igual ou superior aos 32w + 2 termóstatos.

Para além disso, os custos serão maiores se optares pelos 6 filtros + 6 termóstatos. Mais a manutenção! Tal como já falámos, acho que esta solução não é a mais viável, para além de teres de "serrar" a estrutura e, quem sabe, criar instabilidades.

 

Grande abraço

Sevinate

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa tua ideia na realidade é a mais facil de fazer e pratica, a unica desvantagem que vejo é teres de ficar com o equipamento todo dentro dos aquarios e o problema de manter estavel 40L, é muito mais facil estabilizar 240 em vez de teres que andar a analizar tudo x6.

Por outro lado sempre podes ter parametros diferentes em todos os aquarios o que te permite um leque mais alargado de fauna.

 

Podias tentar pelo menos unir 2 a 2 e ja so tinhas 3 tipos de agua, mas com o filtro de muchila não sei se terias uma boa circulação da agua ao longo dos 2 aquarios, penso que esses filtros largam a agua no mesmo sitio onde a chupam o que ia deixar uma ponta do conjunto sem circulação.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa tua ideia na realidade é a mais facil de fazer e pratica, a unica desvantagem que vejo é teres de ficar com o equipamento todo dentro dos aquarios e o problema de manter estavel 40L, é muito mais facil estabilizar 240 em vez de teres que andar a analizar tudo x6.

Por outro lado sempre podes ter parametros diferentes em todos os aquarios o que te permite um leque mais alargado de fauna.

 

Podias tentar pelo menos unir 2 a 2 e ja so tinhas 3 tipos de agua, mas com o filtro de muchila não sei se terias uma boa circulação da agua ao longo dos 2 aquarios, penso que esses filtros largam a agua no mesmo sitio onde a chupam o que ia deixar uma ponta do conjunto sem circulação.

 

Os filtros de mochila estão já fora de questão, conforme o "SEVINATE" disse e muito bem, posso estar a comprometer a estrutura e sempre são 240 litros de agua... é muito peso para estar a mexer numa coisa que está estável.

 

Por isso tenho a tua hipótese, que é muito boa, só que eu é que não sou capaz de a fazer sozinho... estive a vasculhar as coisas lá por casa e descobri uma boma, NewJet NJ1700, que faz 1700 l/h e 210 cm/H, gasta 38W cabecadura , por isso já não falta tudo...

 

E tenho a hipótese de fazer sump's em todos os aquas, com acrílico fazendo um fundo falso neles todos roubando 6 centímetros a cada aquário em todo o seu comprimento para fazer a tal sump individual...

Editado por VMAX69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.