Milkbiskit Publicado Dezembro 14, 2008 Publicado Dezembro 14, 2008 Boas, tenho dois escalares um mais pequeno que o outro. este mais pequeno era completamente branco agora apresenta riscas opacas vermelhas e nada constantemente a rodopiar e de vez em quando ate de lado nada, vai muita vez à superfície mas fica la imovel nem faz tipo as corys que de vez em quando vao la pa respirar, que é que se pode estar a passar?isto e normal?é que o outro que tenho já maior (cerca de 7cm) nao faz nada disto! Cumps
José Garcia Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 Movido para o sub fórum correcto. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
JC Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 Boas, tenho dois escalares um mais pequeno que o outro. este mais pequeno era completamente branco agora apresenta riscas opacas vermelhas e nada constantemente a rodopiar e de vez em quando ate de lado nada, vai muita vez à superfície mas fica la imovel nem faz tipo as corys que de vez em quando vao la pa respirar, que é que se pode estar a passar?isto e normal?é que o outro que tenho já maior (cerca de 7cm) nao faz nada disto! Cumps Tive um escalar com um problema semelhante. Começou a isolar-se dos restantes escalares e nadava de lado, passado um dia ou dois, os restantes atacavam-no, mas ele parecia não ligar. Deixou de comer e sempre de lado. Comecei por desparasitar todos com praziquantel porque me disseram que poderiam ser parasitas e apesar de ser o unico com esse problema não quis arriscar. No dia sequinte continuava igual e por isso coloquei-o noutro aquário em quarentena e com flagyl, para o caso de serem bactérias. Passou uma semana e o coitado do peixe já boiava, estava sempre de lado. Tentava nadar direito, mas voltava sempre à posição inicial. Já sem saber o que fazer e com o desgraçado do peixito à uma semana assim, decidi entrar em contacto com o meu professor de aquarofilia e Veterinário do Oceanário. Pediu para levar o escalar até à clinica dele, onde se apercebeu que o problema do escalar se tinha devido a uma mudança na sua alimentação que provocou alterações gasosas, com produção de excesso de gás para a bexiga natatoria, ou seja o peixe boiava porque estava cheio de ar. Resolução: anestesiar o peixe e com uma agulha retirar o ar todo que tinha a mais!!! Depois de alguns dias com antibiotico o meu escalar está como novo. Como não deves estar muito interessado em andar com o peixe de um lado para o outro, podes pedir uma agulha na farmácia, a mais fina que tiverem e se for mesmo ar, o peixe está mais inchado e boia. Picas o peixe nessa zona para o ar sair. Perigos a ter em conta: furar algum órgão vital, não ser esse o problema e ainda piorares mais o estado do escalar e ter em conta que fazer isto com agulha é muito doloroso para o peixe sem anestesia. Por isso se fosse a ti, via bem os sintomas e tentava outros tratamentos, antes de passar a este extremo. JC
Recommended Posts