duvidas sobre carocois


sofia olivera

Recommended Posts

ola eu sou a sofia

 

tenho onze e eu e a minha mãe (teresa cancio) queremos nos dedicar a aquariofilia por isso por favor respondão.

bem tenho uma grande duvida ,eu já montei o meu aquário já está quase pronto eu quero por gupeis e caracois os neritina natalensis ,só que eu tenho 2 gatos e os neritina fogem e o meu aquario como veu com flitro exterior tem uma parte destapanda ajude-me o que irem fazer! também queria perguntar o que é que o neritina comem :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu sou a sofia

 

tenho onze e eu e a minha mãe (teresa cancio) queremos nos dedicar a aquariofilia por isso por favor respondão.

bem tenho uma grande duvida ,eu já montei o meu aquário já está quase pronto eu quero por gupeis e caracois os neritina natalensis ,só que eu tenho 2 gatos e os neritina fogem e o meu aquario como veu com flitro exterior tem uma parte destapanda ajude-me o que irem fazer! também queria perguntar o que é que o neritina comem :rolleyes:

 

2 gatos que? Peixes gato ou 2 gatos com 4 patas?

Os neritina fazem o que? Fogem do aquario?

Nao percebi quase nada, mas prontos...

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem colocou a questão tem 11 anos.

 

Já vi aqui pessoal bem mais velhinho a escrever pior.

 

 

Bem, vamos por partes ok?

 

Sofia, já tens o aquário montado, já tem água, tudo a funcionar?

 

Deves respeitar o período do CICLO do aquário.

 

Isto quer dizer que NÃO deves meter peixes lá dentro logo assim que enches de água, ok?

 

Diz-nos o que já tens a funcionar, o que já fizeste, para te puder-mos ajudar.

 

De que tamanho é o aquário?

 

Que filtro externo, e o que tem lá dentro (matéria filtrante)

 

Que plantas tens?

 

Qual o PH e a Temperaturada água.

 

Que areão?

 

A isto chamamos o SETUP DO AQUÁRIO, que convem colocares aqui, para que te possam ajudar.

 

Abraço, e pergunta tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia, em primeiro lugar não ligues se não forem simpáticos para ti, não é por mal, às vezes não reparam, nem na idade de quem escreve, nem que estão a falar com uma "senhora".

Dou-te os meus parabéns por teres sido tu a escrever o texto, eu percebi perfeitamente o que querias dizer.

Os aquários devem ter tampa, se puderes parar um bocadinho lê algumas coisas primeiro, depois podes escolher melhor o que vais colocar lá, até pode ser que encontres alguma espécie que não conhecias e ficas a gostar mais.

Como deves sempre começar pelo princípio, vou deixar-te um texto que ontem escrevi para dar uma "Sessão de Manutenção" na escola da minha filha, eles têm 8 anos e um aquário de Ampulárias (caracóis) e Red Cherys (camarões).

Pede à tua mãe que o leia contigo e te explique o que não perceberes, para começar acho que serve perfeitamente, depois quanto mais sabes mais dúvidas tens, então cá estaremos todos para te ajudar, aí vai o texto:

 

"Para que se consiga manter um aquário em condições que possibilitem uma boa vida aos seus habitantes, é necessário primeiro esperar cerca de um mês, por isso o vosso aquário esteve primeiro “em preparação” e só depois veio para a escola. A essa “preparação” chamamos o “Ciclo do Azoto”.

 

Temos a areia, as plantas, o filtro em cascata, o aquecedor e o termómetro.

O que acontece depois de encher o aquário de água?

 

Temos de preparar um ambiente próprio com defesas para combater as substâncias tóxicas que os peixes vão produzir.

 

A primeira substância que aparece é o CO2, mas esse é muito fácil de eliminar, com algumas plantas e agitação da cascata na superfície da água ele desaparece, para eliminar os outros precisamos da ajuda das bactérias.

 

Então temos de arranjar maneira de produzir bactérias, elas são organismos microscópicos que conseguem transformar as substâncias tóxicas que os peixes produzem, noutras substâncias que fazem menos mal até nós conseguirmos com uma simples troca de água eliminar os restos de substâncias que os possam prejudicar. As bactérias desenvolvem-se por todo o aquário mas o principal é o filtro, ele é a sua casa, elas agarram-se à esponja e alimentam-se dos restos de comida que por ali passam transformando as tais substâncias tóxicas em outras menos tóxicas.

 

Mas as bactérias só aparecem se houver Amónia, é quando o Ciclo tem início, para isso basta colocar uns pedacinhos de comida no aquário e ao fim de uma semana pomos um habitante resistente, no vosso caso foi uma Ampulária.

 

Assim que aparece a Amónia as bactérias começam a desenvolver-se, transformam a Amónia em Nitritos, mas também eles são tóxicos, é então que outro tipo de bactérias se começa a desenvolver, por sua vez transformando os Nitritos em Nitratos, quando temos Nitratos já não precisamos de ajuda, fazemos a TPA de 25%, que no vosso caso é a água que temos tirado em cada sessão, 5 Litros, aspiramos o areão e o aquário está limpinho, durante uma semana não temos de nos preocupar.

 

Mas como tudo isto acontece sem que os nossos olhos consigam ver, porque se tratam de seres microscópicos, temos de ter a ajuda de alguns testes que nos digam, através das cores, se a água está contaminada com algum produto tóxico ou não, hoje fizémos o teste do PH e agora ficámos a conhecer o da Amónia.

 

Como a cor do teste não mudou, significa que não temos de nos preocupar, no vosso aquário está tudo a funcionar perfeitamente."

 

Depois juntámos os tais camarões.

 

Nunca desistas, no início pode parecer complicado, mas devagarinho vamos todos aprendendo. Se cometeres algum erro, voltas atrás e tentas remediar, para a próxima já sabes e qualquer dia és tu a dar conselhos aos outros!

 

Fica muito bem

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha parte o comentário ao português foi meramente construtivo, todos damos erros, principalmente a escrever num fórum onde não estamos preocupados com o português mas sim com os nossos aquários.

Quanto ao lcfonseca, tenho que discordar contigo, pois aos 11 anos é suposto escrever-se bem em portugues!

Uma coisa é certa há pessoas mais velhas do que ela a escrever bem pior, muitas das vezes quando estou a ler os tópico até mostro à minha esposa as anedotas que se fazem com a língua de Camões!

 

Bons aquas a todos, desculpem qualquer coisa....

 

:lol:

 

Estamos cá todos por bons aquas.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui tenho que discordar com a Luísa (e não Luisa, penso eu!?) e o slowmottion e concordar completamente com o alcaide, se ninguém lhe chamar a atenção agora ela irá continuar a escrever assim, sempre, tenha ela 11 ou 21 anos, alem disso são regras do fórum que não mencionam idades.

Alcaide não tens que pedir desculpas, nós é que te devíamos agradecer.

 

 

2 gatos que? Peixes gato ou 2 gatos com 4 patas?

Os neritina fazem o que? Fogem do aquario?

Nao percebi quase nada, mas prontos...

LOL

 

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais