Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Como alguns já sabem, vou finalmente avançar com a montagem de um reef no início do próximo ano. ;)

 

O setup do mesmo já está mais ou menos definido e será assim:

 

Aquário - 120 x 60 x 55 (CxLxA), em vidro de 12mm e sem travessas (396 litros brutos)

Sump - 80 x 50 x 50 (?), com 3 divisórias - escumador, refugio e retorno

Escumador - Deltec APF 600

Circulação - 2 x Tunze Turbelle Nanostream 6065 com multicontrolador Tunze 7095

Aquecimento - 2 x 200W

Iluminação - Calha com 2 x 150W hqi + 2 x 54W T5 + 2 spots LED (já encomendada). Posteriormente, poderei acrescentar mais 2 x 54W T5

Rocha Viva - ainda não tenho certeza, vai depender do layout;

Substracto - 2 ou 3cm de Nature's Ocean Live Aragonite

Bomba Retorno - Eheim compact +3000

Reposição água - Osmoregulador da Tunze

Reactor de Kalk - DIY (mas não serei eu a fazê-lo).

 

Como disse iniciamente, este setup é praticamente o definitivo e tenho vindo a efectuar algumas pesquisas em lojas online para perceber qual o melhor local para comprar o material. Numa dessas pesquisas, encontrei estas bombas de circulação da BOYU:

 

WM4.jpg

 

Mesmo considerando que é necessário acrescentar ao preço os portes, taxas alfandegárias e outras, certamente, que ficarão muitíssimo mais baratas do que as Tunze. Têm um problema: não conheço quem as use para pedir opinião, por isso, cá estou para pedir. :P

 

Alguém conhece estas bombas? Conhece quem usa? Têm alguma informação sobre a hipotética fiabilidade das mesmas? É certo que existe também a opção das SunSun e nestas já se consegue algum feedback de pessoal que as usa, mas este kit tem a vantagem de ter o controlador, coisa que as SunSun não têm... :?

 

Sobre o restante setup, se tiverem alguma consideração a fazer, agradeço! :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando um gajo passa para o DarkSide fica assim ;) Quando começares a montar isso apita :medieval_mace:

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado Pedro pela opinião!

 

Após ter falado com várias pessoas, cheguei à mesma conclusão. Já decidi e vou avançar com as Tunze 6065.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá Hugo e André,

 

Novidades!!!

Novidades ainda não há muitas, apenas que já comecei a comprar o equipamento. O setup vai ser o seguinte:

 

Aquário - 120 x 60 x 55 (CxLxA), em vidro de 12mm e sem travessas (396 litros brutos)

Sump - 80 x 50 x 50 (?), com 3 divisórias - escumador, refugio e retorno

Escumador - Deltec APF 600

Circulação - 2 x Tunze Turbelle Nanostream 6065 com multicontrolador Tunze 7095

Aquecimento - 2 x 200W

Iluminação - Calha com 2 x 150W hqi + 2 x 54W T5 + 2 spots LED

Rocha Viva - ainda não tenho certeza, vai depender do layout;

Substracto - 2 ou 3cm de Nature's Ocean Live Aragonite

Bomba Retorno - Eheim compact +3000

Reposição água - Osmoregulador da Tunze

Reactor de Kalk - DIY (mas não serei eu a fazê-lo).

 

Já comprei o escumador, bomba de retorno, termóstatos, calha de iluminação e osmoregulador. Estou a aguardar que cheguem... O aquário só irei comprar quando tiver todo o equipamento necessário, senão já sei que não vou resistir a ter o aquário vazio em casa e começar a montá-lo à pressa e sem os cuidados devidos. Isto vai ser para saborear lentamente! :silly:

 

Para já, preciso arranjar os €€€ necessários para comprar as bombas e só depois penso em mandar fazer o aquário. Espero que não demore muito tempo... :)

 

Edit: as duvidas e so mesmo das bombas?

A dúvida das bombas está tirada... vou avançar com as Tunze! Tens alguma sugestão a fazer relativamente ao resto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que lampdas vais usar?

Bela questão, ainda não me decidi... :silly: Que sugeres, para a configuração da calha que comprei? HQI's e T5?

 

Quem vai fazer o ractor?! se quizeres ajuda diz

À partida, vou comprar um semi-novo que está neste momento a ser usado num "plantado salgado" (sabes qual é, não sabes?) :) , já que esse aquário vai passar a usar o método de balling. Caso não seja desmontado em tempo útil, o LR já se disponibilizou a arranjar-me um... ou então, cravo-te a ti! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que sugeres, para a configuração da calha que comprei? HQI's e T5?

 

hqi com 14000k ou aproximado, da aquamedic ou coralvue as outras é mais do mesmo!! em t5 actnicas da korrallen-zutch ou mais baratinhas ati

 

À partida, vou comprar um semi-novo que está neste momento a ser usado num "plantado salgado" (sabes qual é, não sabes?) :puppydogeyes: , já que esse aquário vai passar a usar o método de balling. Caso não seja desmontado em tempo útil, o LR já se disponibilizou a arranjar-me um... ou então, cravo-te a ti! :)

 

Pois então tens mesmos que ca vir para o fazer-mos, uma manha chega, é que o "plantado marinho" agora na versão "pedraxeniiiii" para se mexer alguma coisa demora meses!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais