ICTIO! ajuda urgente


amgpmm

Recommended Posts

o meu botia palhaço apanhou ontem ictio

 

aumentei a temperatura, e pus Baktopur, k era a unica coisa k tinha

 

hoje ja tenho mais de 10 cardinais afectados tambem, e o botia piorou...

 

tenho 4Discos, k n convem nd k vao a vida!

 

alguem tem algum conselho?

tiro os discos para aqua hospital? tiro o botia e os cardinais? n tiro nd e trato tudo ali?

 

;) :S

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro deixa de meter backtopur, isso não faz nada contra o Ictio, da Sera o produto é o Sera Costapur!

 

Isso já parece estar por todo o aquario... eu não tirava, tratava tudo no principal, com MUITA atenção á amónia... Quanto muito podes tirar os Discos pois são mais sensíveis...

 

Para curar posso te dizer como faço sempre e não tenho problemas e não perco nenhum

 

1º dia, TPA de 50% aspirando o areão, aumenta a temperatura para 30º, liga a bomba de ár 24horas por dia, os peixes com Ictio teem muita dificuldade em respirar, desliga CO2 se tiveres. Compra medicamento para Ictio, ou o azul metileno como foi dito, ou usa Sera Costapur (é o que eu uso e nunca tive problemas). Se tiveres filtro de carbono activado remove!

 

Eu sou um pouco mais radical e desligo as luzes do aquário, tanto quanto li há um parasita que os sintomas são = ao Ictio e é muito sensível á falta de luz, para prevenir... desligo!

 

Deixa o medicamento actuar 3 dias

 

3º Dia nova TPA de 50% aspirando totalmente o areal e repões o medicamento perdido (sobre a quantidade de agua que tiras-te, ou seja os 50%). Espera mais 3 dias

 

5º Dia nova TPA de 50% aspirando totalmente o areal e repões o medicamento perdido (sobre a quantidade de agua que tiras-te, ou seja os 50%). Espera mais 3 dias

 

Normalmente eu repito este ritual ate estar á 3 dias pelo menos sem detectar qualquer sintoma, pode variar consoante a força com que o parasita atacou, mas nunca faço menos de 1 semana, sendo 15 dias o recomendado para remover completamente o parasita!

 

No final do tratamento:

Liga a luz, TPA de 50% com aspiração do areal, colocas carvão activado (se na altura da infestação tiveres o carvão activado, manda fora e mete um novo, pode conter o parasita), desce a temperatura gradualmente 1º por dia ate teres a temperatura ideal, se tiveres mete suplemento de bactérias para restaurar a colónia que deve ter sido danificada com as TPA's.

 

Notas importantes:

Nas TPA's aquece a agua para a temperatura da agua do aquario, os 30º

Atenção á amónia!

 

Espero ter ajudado

Abraço

Editado por soloam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro deixa de meter backtopur, isso não faz nada contra o Ictio, da Sera o produto é o Sera Costapur!

 

Isso já parece estar por todo o aquario... eu não tirava, tratava tudo no principal, com MUITA atenção á amónia... Quanto muito podes tirar os Discos pois são mais sensíveis...

 

Para curar posso te dizer como faço sempre e não tenho problemas e não perco nenhum

 

1º dia, TPA de 50% aspirando o areão, aumenta a temperatura para 30º, liga a bomba de ár 24horas por dia, os peixes com Ictio teem muita dificuldade em respirar, desliga CO2 se tiveres. Compra medicamento para Ictio, ou o azul metileno como foi dito, ou usa Sera Costapur (é o que eu uso e nunca tive problemas). Se tiveres filtro de carbono activado remove!

 

Eu sou um pouco mais radical e desligo as luzes do aquário, tanto quanto li há um parasita que os sintomas são = ao Ictio e é muito sensível á falta de luz, para prevenir... desligo!

 

Deixa o medicamento actuar 3 dias

 

3º Dia nova TPA de 50% aspirando totalmente o areal e repões o medicamento perdido (sobre a quantidade de agua que tiras-te, ou seja os 50%). Espera mais 3 dias

 

5º Dia nova TPA de 50% aspirando totalmente o areal e repões o medicamento perdido (sobre a quantidade de agua que tiras-te, ou seja os 50%). Espera mais 3 dias

 

Normalmente eu repito este ritual ate estar á 3 dias pelo menos sem detectar qualquer sintoma, pode variar consoante a força com que o parasita atacou, mas nunca faço menos de 1 semana, sendo 15 dias o recomendado para remover completamente o parasita!

 

No final do tratamento:

Liga a luz, TPA de 50% com aspiração do areal, colocas carvão activado (se na altura da infestação tiveres o carvão activado, manda fora e mete um novo, pode conter o parasita), desce a temperatura gradualmente 1º por dia ate teres a temperatura ideal, se tiveres mete suplemento de bactérias para restaurar a colónia que deve ter sido danificada com as TPA's.

 

Notas importantes:

Nas TPA's aquece a agua para a temperatura da agua do aquario, os 30º

Atenção á amónia!

 

Espero ter ajudado

Abraço

 

 

vou ter de comprar isso! achas que ja posso usar amanha?

ontem meti o baktopur...

 

quanto a apagar a luz, acho contraditorio, pk se pensares, na falta de luz, as plantas fazem respiraçao celular, ou seja, rouba te o O2, e liberta mt CO2

 

mas de resto, concordo, vou ver se me safo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, estive fora o fim de sema... Axo que se estavas a usar o baktopur devias parar, meter o carvão activado durante um, dois dias e iniciar o tratamento com o outro o quanto antes... deita o carvão activado para o lixo que já deve conter o parasita!

 

Quanto á luz, eu uso a bomba de ar 24h por dia durante o tratamento! É como sempre fiz e resulta!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também já ouvi dizer que o íchthyophtyrius é fotofóbico, mas a verdade é que é curável mesmo com luz.

Como já te disseram, faz uma TPA de 50% e põe carvão activo (pode até ser fora do filtro, dentro de uma saqueta claro), durante umas 24 horas. Depois põe o medicamento certo.

 

Temperatura a 32ºC pode dar caldeirada (literalmente); 29-30ºC já chega, sobretudo porque tens o medicamento.

Cumps.

 

P.S.: o Soloam é muito boa pessoa e aconselhou-te uma boa marca. Mas a JBL é melhor :sick003: ... agora a sério, este último comentário é mais para ele que para ti. Segue o que te foi dito.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.: o Soloam é muito boa pessoa e aconselhou-te uma boa marca. Mas a JBL é melhor :twisted: ... agora a sério, este último comentário é mais para ele que para ti. Segue o que te foi dito.

 

Lol, por acaso quando tive o meu primeiro problema de Ictio andei à procura do medicamento da JBL, é o JBL furanol certo? Mas como não encontrei fui para o da Sera :P:roflroll2:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, a temperatura tem mesmo de estar alta...

 

pk eu tenho normalmente a 29ºC e mesmo assim deu nisto... n era suposto :S

 

para ja tem-se aguentado, o botia e o que ta pior, mas la vai andando dum lado po outro, enquanto for comendo n e mau sinal, acho eu

so foi a vida um cardinal, em mais de 10 "polvilhados"

 

vamos ver se os estragos finais n vao ser mt grandes!

 

entretanto nao por nao seguir os vossos conselhos, mas porque arranjar lojas abertas ao domingo ou feriado e mentira, tinha ca Exit e estou a usar isso, preferi em vez de n por nd!

n sendo tao bom, como o da JBK, acham k da pa safar?

 

abraço

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Com o eSHa Exit estás bem servido. Mantém-no até ao fim. Não mistures com outros.

Cumps.

 

 

atao isso ja esta bom, mas tens a certeza que é ictio é que com temperaturas altas é raro ele aparecer, eu costumo usar doctor 112, e faço como ele dz la, exprimenta talvez gostes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atao isso ja esta bom, mas tens a certeza que é ictio é que com temperaturas altas é raro ele aparecer, eu costumo usar doctor 112, e faço como ele dz la, exprimenta talvez gostes

 

e de certeza, estao "polvilhados"

nao e uma coisa difusa, tipo manchas ou assim, por isso n deve ser fungico!

 

 

penso que hoje ja houve melhorias, mas... nunca fiando...!

 

 

obrigado

depois digo se me safei ou n

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e de certeza, estao "polvilhados"

nao e uma coisa difusa, tipo manchas ou assim, por isso n deve ser fungico!

 

 

penso que hoje ja houve melhorias, mas... nunca fiando...!

 

 

obrigado

depois digo se me safei ou n

 

 

Esha Exit,para o ictio é o ideal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esha Exit,para o ictio é o ideal

 

 

Boas desculpem me intrometer na conversa mas seg. sei, tanto os produtos da Sera -o Costapur e da JBL o Punktol para ictio atacam a pele dos peixes sem escamas ,caso do botia palhaço.Não é assim?Pra tal recomendam dar meia dose do medicamento qundo se tem peixes sem escamas.Se usar a dose normal pode matar o bótia.

Um abraço

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desculpem me intrometer na conversa mas seg. sei, tanto os produtos da Sera -o Costapur e da JBL o Punktol para ictio atacam a pele dos peixes sem escamas ,caso do botia palhaço.Não é assim?Pra tal recomendam dar meia dose do medicamento qundo se tem peixes sem escamas.Se usar a dose normal pode matar o bótia.

Um abraço

corvo

Nunca tal me aconteceu com a JBL Punktol.

Mas já li as instruções do novo JBL Punktol Forte e realmente diz para começar com meia-dose e ir aumentando gradualmente.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

entretanto nao por nao seguir os vossos conselhos, mas porque arranjar lojas abertas ao domingo ou feriado e mentira, tinha ca Exit e estou a usar isso, preferi em vez de n por nd!

n sendo tao bom, como o da JBK, acham k da pa safar?

 

...

 

Boas, se és de Lisboa como diz no teu perfil, tens lojas abertas aos Feriados e Domingos. :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já agora aproveito este tópico para colocar uma questão: pode-se usar o eSHa 2000 para combate o ictio?

 

Não tenho a bula do eSHa 2000 e não a consigo ver a do forum a minha dúvida é se devo fazer algum TPA quando vou acrescentar no 2º e 3º dia e qual a percentagem do TPA.

Devo repetir o tratamento uma semana mas tarde, certo?

 

Hugo Coelho.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já agora aproveito este tópico para colocar uma questão: pode-se usar o eSHa 2000 para combate o ictio?

 

Não tenho a bula do eSHa 2000 e não a consigo ver a do forum a minha dúvida é se devo fazer algum TPA quando vou acrescentar no 2º e 3º dia e qual a percentagem do TPA.

Devo repetir o tratamento uma semana mas tarde, certo?

 

Hugo Coelho.

 

 

Boas,o Esha2000 nao é apropriado para o ictio.Podes usar o Costapur da Sera ou o Punktol da JBL.

Se vieres a precisar para outras doenças o Esha 2000 a bula é a seguinte:no 1º dia para 100 litros de água são 25 gotas.(calculas a água do aquário).

No 2º dia e 3º dia são 12 .gotas(esta é a dosagem standart,em casos complicados podes aumentar um pouco a dose(mas nao abuses).Em relação em fazer tpas de água não é própriamente necessário.Eu sempre fiz no aquário hospital ,enquanto estou a fazer o tratamento.Em casos mais complicados podes repetir o tratamento.,agora sim mudando a água( devido há amónia ,nitritos).

Vai comprar um desses medicamentos que te referi e aumenta um pouco a temperatura do aquário desde

que os peixes aguentem(30 graus).

Não podes juntar é mais que uma marca de medicamentos.Se for necessário usa carvão como recomendou o

abraço

corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, ja la vai uma semana, e as perdas foram minimas, 2 cardinais apenas...

 

os outros cardinais parecem bons, e o botia tb... apenas uma pinta ou outra...

tenho feito mudanças parciais de agua, com reposiçao do exit po valor de agua mudado.

 

joguei com varios padroes de iluminaçao para ver se o factor escuro era relevante, mas sinceramente, nao consegui perceber...

 

um conselho que dou, porque dai tive optimos resultados, é a diminuiçao do volume de água!

so traz vantagens:

 

- poupa-se produto de tratamento

- o parasita tem um menor volume para se reproduzir

- a oxigenaçao e mais eficaz, visto o filtro fazer mais circuitos

 

vou continuar o tratamento a ver se isto vai ao sitio ;)

 

P.S.: a temperatura atingiu os 32.5ºC e mesmo assim nao tive peixe cozido po almoço :D

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais