Preciso de ajuda para não cometer erros em tanganyika


andraykens

Recommended Posts

Tenho pesquisado bastante sobre aquariofilia e, após muita ponderação, decidi que o meu 1º aquário poderá ser um biotopo Tanganyika.

 

Gostaria de começar com algo prático e já testado inúmeras vezes com sucesso pelos utilizadores deste forum (conchícolas + RD).

No entanto, não sou adepto particular de monoespécies, pelo que me interessava arrancar com algo simples, que podesse ir evoluindo com o tempo.

 

A ajuda que eu precisava (para já) era na escolha dos equipamentos, tendo em vista o meu objectivo.

 

Aquário: 100*??*?? ou 120*??*?? (aqui penso que sei a resposta... quanto maior, melhor)

Filtro: penso que um filtro externo - Eheim 2222 ou 2224 será que basta o 2222?

- JBL Cristal Profi (não sei qual o modelo)

- JBL Cristal Profi e (mais moderno... digo eu)

 

Gostava de levar algum tempo (€€€€) a reunir todo o material e arrancar descansado do que andar a remediar desastres.

 

Qual o filtro que me aconselham? Eheim é mesmo melhor ou JBL é a mesma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sem duvida que num aqua de 120cm, já vais ter muito mais espécies por onde escolher e se num aqua de 100cm mesmo escolhendo bem as espécies não vais conseguir ter mais de 3, num de 120cm já podemos chegar a umas 5, mas claro que têm de ser compatíveis…quanto à filtragem aconselho-te a optar por um filtro que faça 10x o volume do aqua por hora, portanto os Eheim que mencionaste não servem terias de escolher um filtro entre os 1000lt/h, ou superior, neste sentido o Eheim 2217 seria mais indicado e mais barato que o JBL cristal Profi.

Se já pesquisaste bem sobre aquas do Tanganyika, já deves saber da necessidade da correcta “afinação” dos parâmetros da água usando “Buffer”, caseiros ou do comercio, mas é fundamental que o pH seja superior a 8.2 e o GH acima dos 14…outro factor muito importante é o Layout e a escolha do substrato que deve ser de areia fina (o mais fina possível) e calcária, quanto às rochas tanto as rochas calcárias como os basaltos e xistos servem para construir layouts apropriados para os Tangas, mas sempre tendo em conta as necessidades das espécies a introduzir e criando sempre zonas bem distintas para se formarem territórios bem definidos…

 

Tens mais alguma questão?

 

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Aquaben pela preciosa ajuda quanto ao filtro! sem dúvida que a opção que indicaste é bem mais sensata e quando assim é... está escolhido o filtro EHEIM 2217 que em princípio mandarei vir da aquaristic (assim que alguém preparar nova encomenda conjunta).

Quanto às outras dicas já fui vendo o que vocês fazem, mas quando lá chegar... (1 coisa de cada vez)

 

Como já referi, a ideia é ir preparando o projecto com calma para evitar chatices. É que o dinheiro não abunda, os filhos tão numa idade chata e casas da especialidade por aqui é complicado.

 

Assim sendo vou pedindo a vossa ajuda que me merece total confiança!

 

1 abraço

luis andrade

 

lembrei-me agora que o aqua também precisa de um móvel de qualidade (qual a melhor opção qualidade/preço?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Relativamente aos setup o Bentes já disse tudo (ele é um mestre !), Relativamente ao Aqua propriamente dito tens uns movéis da Aquatlantis, o meu custo-me 105€ para 101x40x50, e creio que para 120 era mais uns 20€, podes sempre tentar fazer um se tiveres jeito... há para aí uns projectos na secção DIY do forum, sempre ficam um pouco mais baratos, tens é que ter jeito.

Em tempos fiz um para um áqua de 80cm de frente e ficou-me nuns 60€, mas dá muito trabalho... e por vezes acaba por ficar melhor um móvel comprado. Não te esqueças que um móvel destes terá que aguentar mais de 200kg, um litro de água equivale a +/- 1kg... por isso não te metas em avarias tipo Ikea, porque pode dar mau resultado...

 

Outra coisa muito importante a comprar separado, é colocares uma superficie esponjosa entre o movel e o aquario, nem que seja com 1cm de espessura.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais