the (aqua)undercover / duvidas


Fernando C.

Recommended Posts

boas o meu primeiro aquario estava uma treta devido a vários factores:

- boom de alguas

- decoração (pedras todas caidas)

- buracos no areao

- o resultante da minha inexperiência de por comida em excesso que estava depositada no fundo.

 

 

 

 

entao numa rapida inspiração montei outro (com a mesma litragem) que estava ao lado desactiva

 

1- pus o areao, agua (óbvio) do aquario ciclado, termometro e termsotacto, para equilibrar a temperatura dos dois aquarios

2- uma vez que a agua dificilmente aquecia pus um aquecedor de 800w a frente do aquario pra dar uma ajuda ao termo

3- uma vez isto feitomudei o filtro e logo de seguida o meu betta e as minhas 6 ampularias

4- pensei assim: bem espero que os peixe nao tenham morrido por choque de ph

agora estou a espera de despachar as minhas ampularias (mas nao de qualquer maneira porque ainda gosto delas) para poder começar a plantar, um feto de java .. bem ainda nao sei (ps: iluminação ainda por defenir)

 

 

 

 

setup:

filtro de cascata 200l/h, uma vez tentei medir quanto tempo demurava a encher um litro e nos meus calculos deu 240l/h

termostato de 25w

areao: fondo vivo 1.5kg ou 3kg (nao sei bem)

iluminação um candeeiro qualquer dos chineses (amarelo :tapfoot: )

luz , cor branca, 20w, das economicas

plantas variadas

 

 

 

 

as duvidas:

uma vez com a temperatura estabilizada posso enterrar por completo o termostacto ??? (respondida pelo João Faria)

quantos watt presisarei para por uma anubia ou Nymphaea lotus ou Ceratropteris cornuta, e Lemna minor ??? (se for pressiso faço fertelização liquida e indrodução de co2) ( respondida por: Fisherman, Ervilhita)

sujestoes para melhorar??? ( sempre aberto a suguestoes)

quanto tempo dura a receita de co2 com gelatina? ( respondido por Ervilhita)

so um off: quando é que é a aquadecor? ( respondida por Ervilhita e andred ao mesmo tempo)

existe o "nemo" mas na versao agua doce? ( respondida por muitos)

 

 

 

 

 

por fim fotos:

 

no inicio:

DSC02255.jpg?t=1228087726

antes:

 

DSC02304.jpg?t=1228163959

 

agora:

Img003.jpg?t=1228773633

Img004.jpg?t=1228773686

 

valor do upgrate:

-candeeiro de arquiteto amarelo ( :music_singguitar: ), 4.25 euros

-lampada 20w: 3 euros

- areao fondo vivo fertelizado 4 euros

-plantas OFERTA :wacko: (POR P-MOTA)

 

 

 

 

 

conclusões que levaram ao upgrate:

 

-iluminação fraca para as plantas que tinha, passei de 6w a 20w

- mudei o filtro de lugar para provocar mas movimentação ao longo do aquario

- presisava de um plantado

- plantas precisavam de substrato fértil

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPRO OU ACEITO PODAS COM ENTREGA NA FIGUEIRA

(desculpem o caps lock)

Editado por Fernando C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que já tens experiência para fazeres o tal plantado, mas se quiseres ter anúbias, aconselhava-te a colocares o filtro numa das laterais do aquário, para maximizar a circulação de água; as folhas das anúbias crescem lentamente e são atacadas por algas, e a circulação da água ajudou-me a reduzir o seu número.

 

Das plantas que referiste, posso-te falar das anúbias, dos fetos de java, e da lemna minor, pois são plantas que mantenho.

 

As anúbias apreciam água com fertilizante. Podem até desenvolver-se, mas muitas vezes as folhas novas nascem com buracos.

 

Um feto de java não necessita de grandes cuidados, nunca tive problemas em não fertilizar, mas é capaz de crescer um pouco de mais para o teu aquário.

 

As lemna minor... Bem, só precisam de luz para te tomarem conta do aquário, porque quando me ausentei de casa duas semanas, tinha o meu aquário de 20 litros coberto. Tens de ir controlando a população de lemnas, senão bloqueiam a luz.

 

Como o teu aquário é mais ou menos como o meu nano, podes usar um candeeiro de mesa; no meu, um de 20W chega e sobra!

 

Já agora, não há perigo de o aquário transbordar, ou de o betta saltar? A linha de água parece estar mesmo aí no limite...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que já tens experiência para fazeres o tal plantado, mas se quiseres ter anúbias, aconselhava-te a colocares o filtro numa das laterais do aquário, para maximizar a circulação de água; as folhas das anúbias crescem lentamente e são atacadas por algas, e a circulação da água ajudou-me a reduzir o seu número.

 

Das plantas que referiste, posso-te falar das anúbias, dos fetos de java, e da lemna minor, pois são plantas que mantenho.

 

As anúbias apreciam água com fertilizante. Podem até desenvolver-se, mas muitas vezes as folhas novas nascem com buracos.

 

Um feto de java não necessita de grandes cuidados, nunca tive problemas em não fertilizar, mas é capaz de crescer um pouco de mais para o teu aquário.

 

As lemna minor... Bem, só precisam de luz para te tomarem conta do aquário, porque quando me ausentei de casa duas semanas, tinha o meu aquário de 20 litros coberto. Tens de ir controlando a população de lemnas, senão bloqueiam a luz.

 

Como o teu aquário é mais ou menos como o meu nano, podes usar um candeeiro de mesa; no meu, um de 20W chega e sobra!

 

Já agora, não há perigo de o aquário transbordar, ou de o betta saltar? A linha de água parece estar mesmo aí no limite...

 

o aqua esta quase ao maximo (faltao 3 min.)

que eu saiba os bettas nao saltao .

 

obrigado pela informação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua esta quase ao maximo (faltao 3 min.)

que eu saiba os bettas nao saltao .

 

obrigado pela informação

Às vezes saltam. Afinal é assim que na Natureza eles apanham alguns insectos voadores que passam ao seu alcance.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes são bettas selvagens:

 

IMG_3894copyresize.jpg

 

Como o membro João Faria referiu, na natureza os bettas alimentam-se de insectos, e tem de saltar para os apanhar. Os bettas que se encontram à venda nas lojas de animais têm barbatanas que dificultam o salto, mas o instinto de saltar está presente.

Já ia perdendo um por ter deixado a água muito alta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem la se vai a minha ideia!

 

de por a agua ate ao rebordo - preto

 

 

 

mais ideias?

olhem so mais uma duvida:

- quanto tempo dura a receita de co2 com gelatina?

 

 

so um off: quando é que é a aquadecor?

Editado por Fernando C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquadecor dia 13 e 14 deste mês

 

Para essas plantas nao precisas de co2.

O co2 de gelatina em uma garrafa de 1,5l dura +\- 2 semanas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podias pôr ai umas plantas de muito baixa manutenção...mas como tens 20watts de iluminação para +/- 15 litros, acho que podes apostar numas mais fortes, o areão é que podia ser mudado para akadama, mas se gostares assim podes pôr o musgo de java, anubia anã, fetos...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, um plantado é sempre bonito de se ver, mesmo nos aquários de pequena dimensão, nos meus dois aquários, tenho de actualizar as fotos aqui no fórum, tenho plantas naturais, mas atenção, tens de escolher entre as plantas ou os caracóis que te dei, pois eles têm um apetite enorme e enquanto existirem plantas eles não vão descansar, digo por experiência própria.

Pelas fotos o teu betta é bem bonito, podias adicionar uma fêmea, a criação pelo que li é relativamente fácil.

A experiência vai se ganhando experimentando o passo seguinte, caso dê errado, na próxima melhora-se, comigo foi assim.

Eu tirava o areão de volta do aquecedor.

Abraço, continua

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as ampularias vao sair mas de outra forma

quanto ao betta nao ha problema, nunca o vi a saltar

 

desde que mudei o meu betta ele anda muito stressado:

-as vezes apresentas as riscas no corto

- tem uma cor mais clara

- as vezes faz sprints dentro do aquario

- e dpois fica muito parado.

 

ele nao era assim!

 

foi so da mudança que passou a ser assim

a agua foi de aquario para aquario

a temperatura tive o cuidado de a medir e equibibrar nos dois aquario

o filtro foi a mesma coisa da agua

 

o que devera ser??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as ampularias vao sair mas de outra forma

quanto ao betta nao ha problema, nunca o vi a saltar

 

desde que mudei o meu betta ele anda muito stressado:

-as vezes apresentas as riscas no corto

- tem uma cor mais clara

- as vezes faz sprints dentro do aquario

- e dpois fica muito parado.

ele nao era assim!

 

foi so da mudança que passou a ser assim

a agua foi de aquario para aquario

a temperatura tive o cuidado de a medir e equibibrar nos dois aquario

o filtro foi a mesma coisa da agua

 

o que devera ser??

Boas,

Há quanto tempo não usavas o filtro?

Se fizeste o ciclo com a água do aquário então foi o mesmo que nada pois a água tem uma quantidade ínfima de bactérias. Estas encontram-se nas superfícies, sobretudo no filtro onde a área é maior.

Se o filtro é novo ou ficou parado muito tempo ou foi lavado, tiraste as bactérias e estás a começar o ciclo.

 

O que eu sublinhei na tua citação podem ser sintomas de excesso de amónia. Vê se consegues fazer um teste.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

esta noite vou por as ampularias para um aqua (agua e vidro sem filtragem, com tpas diarias)

e vou por la um bocado de verde para o betta se sentir melhor.

 

(estou a aproveitar este topico para esclarecer as minhas inuteis duvidas com o pretexto do aquario)

Duvida:

- existe o "nemo" mas na versao agua doce?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens o peixe-abelhinha de água salobra, acho que é o mais próximo de nemo.

Mas para além de gostar de água salobra também adora barbatanas compridas. ;)

 

onde posso arranjar informação isso??

Editado por Fernando C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.