The Discus Plague


ajvctrindade

Recommended Posts

The Discus Plague

 

Pois é, só o nome já parece tirado de um filme de terror. E é o que é: terror vindo directamente da Ásia/Malásia.

 

Mas passemos um pouco à história:

No passado dia 17 de Novembro (segunda-feira), adquiri um Discu numa conhecida loja na zona de Almada. Estive cerca de 30 minutos admirar os Discus de forma a ficar convencido do seu estado de saúde e a escolher o que mais gostava. Passado esse tempo lá me decidi e levei um belo examplar Red Fuji com cerca de 10 cm para casa – Peixe que até a esposa gosta.

 

Tudo correu normalmente nos primeiros dias e comecei logo a desparasitar o peixe pois, apesar de me dizerem que já estava, nunca fiando e mal não iria fazer – os outros Discus foram por arrasto, claro está.

 

Nos primeiros dias, o peixe ainda se encontrava um pouco inibido, até porque passou a ser o mais pequeno do aquário da sala, mas por lá andava e sempre que podia ia “roubar” comida.

 

No mesmo aquário tenho outros Discus, dos quais um casal Red Alenquer Stendker, um casal de escalares, cardinais, nariz de bêbado, ottos e coridoras.

 

Os peixes lá se foram conhecendo e a única reacção estranha é que os outros Discus se isolavam sempre que possível da nova aquisição. Mas até ai acho que nada de anormal – a não ser que eles estivessem a pressentir algo…

 

Na quinta-feira seguinte, cerca de 72 horas depois da introdução do Discu novo, o meu macho Red Alenquer apresentou no corpo algo que parecia que tinha andando à bulha. O que não achei estranho pois existe um macho que tem tentado “roubar” a fêmea deste.

 

O pior foi na sexta à noite quando cheguei a casa…….. eu nem queria acreditar. O meu lindo macho estava:

• Escuro;

• Com uma película no corpo tipo veludo branco e a desfazer.

• Parado num canto escuro ligeiramente inclinado;

• Com uma respiração que variava bastante.

 

De imediato tive várias reacções mais ou menos por esta ordem:

• Levou uma “trepa”;

• Pânico – tenho que o isolar;

• Não! Os outros Discus também estão muito parados…. Algo se passa;

• Mas o Discu novo está porreiro da vida e agora até parece que tem o aquário só para ele!..... Estranho…….

De imediato subi a temperatura do aquário e coloquei o único desparazitante que tinha – Metro.

 

Sem saber o que fazer, recorri à Internet e ao fórum à procura de algo semelhante. Inicialmente o remédio parecia ser Permangananto de Potássio.

 

Recorri à ajuda de Paulo Dias que me respondeu à primeiras horas do dia seguinte a disponibilizar a sua ajuda e a dar-me indicações do que fazer – Colocar Esha 2000.

 

Só por volta da uma da tarde é que consegui ir comprar o medicamente que administrei de imediato (70 gotas) – já o Discu estava “mais para lá do que para cá”.  E confesso que pensei… desta ele não se safa…

 

Ao segundo dia não notei quaisquer melhoras no bicho e os restantes também mostravam indícios de começar a sofrer do mesmo mal, mas em doses menos concentradas. Desesperado, não diminui a dose e coloquei exactamente a mesma do dia anterior (acho que até foi um pouco mais) e aguardei.

 

Ao fim do dia de Domingo… o peixe não apresentou grandes melhoras. Embora os outros sim.

 

Desesperado, lá voltei para a Internet à procura de artigos, fórum, “whatever” que me indicasse o que se passava… até que encontrei… “Discus Plague”.

 

 

Pois é, o que raio é isso do “Discus Plague”? O pior pesadelo que um amante de Discus pode ter. Aniquila Adultos e crias principalmente. Existem relatos de adultos que sobreviveram 1, 2 dias máximo.

 

Esta é uma doença que pouco se sabe e há quem defenda que pouco se pode fazer a não ser aguardar para ver se o Discu sobrevive ou não. Das diversas teorias que encontrei:

• Baixar o PH para valores 6 ou mesmo 5 e mudas de águas de 50% diárias – o que, pelo menos no meu caso, é impossível mudar a água 50% e manter PH de 6;

• Fazer um tratamento com PP;

• Fazer só mudas de água diárias de 50%

• Fazer tratamento de fungos exteriores uma vez que, como o peixe fica debilitado, os fungos exteriores são mais que muitos.

 

 

Pois bem, como eu sobrevivi à doença com 0 baixas (até à data do artigo):

- A doença manifestou-se 72 horas após introdução do peixe que tinha o vírus;

- 1º Dia – Não liguei pelos motivos já explicados;

- 2º Dia – Só vi de noite e apliquei Metronidazol directamente na água (normalmente só faço na comida), desliguei de imediato as luzes para não stressar os peixes e subi a temperatura para 31ª;

- 3º Dia – TPA inicial de 50% antes de iniciar tratamento com esha 2000 (era dia de mudar 30%) – Dose normal (70 gotas para 240L brutos);

- 4º Dia – Dose igual ao primeiro dia (70 gotas para 240L brutos) aplicada menos de 24 horas da anterior;

- 5º Dia – Dose de 50 gotas para 240L brutos aplicada 34 horas depois da anterior. Neste dia notei algumas melhoras nos peixes. Alguns comiam alguma coisa e o mais afectado desceu na coluna de água e nadou, ou melhor, arrastou-se um pouco pelo aquário

- 6º Dia – De manhã verifiquei uma melhora substancial do Discu mais afectado e os restantes já se encontravam espalhados pelo aquário em vez de se encontrarem todos juntos a um canto. :D . De noite efectuei um TPA de 30% a 40% e mais 30 gotas de esha 2000;

- 7ªe 8ª Dia, não fiz qualquer introdução de medicação além de Metro e vitaminas na comida que acompanhou todo o tempo;

- 9º Dia, não fiz nada e nem sequer dei comida.

- 10º Dia – TPA de 50%. Finalmente acredito seriamente que sobreviveram à doença. Já se apresentam bem melhores e já atacaram a comida como uns loucos. :?

Como vêm, optei por stressar o menos possível o peixe, administrar pouca comida para não degradar a água, tentar apenas com que os fungos exteriores não dessem conta do peixe… e deixar o peixe sossegado na sua batalha pela vida.

 

Recordo que, segundo diversas opiniões encontradas na Internet, medicação como o esha2000 não cura o Discu desta doença, mas ajuda a que os fungos, parasitas e afins não ataquem o Discu externamente de forma a que toda a batalha de sobrevivência do peixe seja virada ao seu real inimigo e causador de efeito secundários – “Discus Plague”.

 

Atenção, este vírus é altamente contagioso e há quem defenda inclusivamente que se consegue propagar pelo ar. Mas todos são unânimes: utilizar utensílios para cada aquário e se meter as mãos dentro do aquário infectado, nunca colocar a mesma mão em outro aquário com Discus sem previamente lavar muitíssimo bem! Eu pessoalmente tive bastante cuidado e (ainda) não se propagou para o outro aquário de Discus.

 

 

Segundo informação encontrada, o disco pode transportar o vírus por um período até 6 meses e em relação a ficar imune à doença encontrei duas teses:

1. Uma defende que o Discu só se encontra imune enquanto tiver o vírus mas não a doença;

2. Outra defende que o Discu fica imune para sempre.

Eu pessoalmente espero não chegar a nenhuma conclusão.

 

Outra característica que encontrei na Internet e que pude constatar é que a doença só afecta Disucs – todos os outros peixes nunca apresentaram qualquer sinal de doença: escalares, cardianais, ottos, coridoras, sae e botia.

 

 

Muitos dirão ou pensarão:

• “Então mas não fostes à loja?”

• “Não reclamastes?”

• “Eu fazia cá um escarcéu!!!”

E outras coisas do género.

Em relação a este ponto, tenho a dizer, por muito que me custe, que a loja acaba por não ser culpada do sucedido. Porquê? Porque efectivamente o peixe apresentava, e apresenta, estar de excelente saúde e nunca tal se poderia adivinhar. Sendo eles também lesados por isto se tivessem colocado outros peixes que não viessem da mesma remessa e por pensamentos impróprios de compradores. Mas confesso que: Discus dali? Enquanto tiver este episódio em mente, não! (nunca digas nunca ;) )

 

Antes que me acusem de tentar denegrir os Discus oriundos da Ásia/Malásia, passo a explicar o que encontrei na Internet:

• Efectivamente esta doença é oriunda da Ásia/Malásia, mas não é devido aos criadores. Aliás, encontrei em diversos sítios a dizer que os melhores Discus provêem de lá. O que se passa é que os intermediários nem sempre manuseiam os Discus convenientemente o que origina com que estes ganhem esta e outras doenças.

 

 

Espero com este texto partilhar a minha experiência e que contribua positivamente para casos semelhantes.

 

Um abraço,

António Trindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

ainda bem que estás a consegui-los safar dessa doença.

estive numa loja de almada que tambem tinha os mesmos discus( nao sei se é a mesma )

e estive tentado a levar um, mas ainda bem que nao levei!

obrigado por partilhares esta má experiencia com o pessoal.

 

 

cump

Editado por tiagoluz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António :transport027:

 

Ora aí está algo a reter, para caso aconteça esse mal a alguêm.

Eu até á data ainda nunca me aconteceu, mas há sempre uma primeira vez, e é sempre bom haver relatos de casos de sucesso, para que se possa definir os melhores procedimentos a adoptar em casos desses.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda bem que está tudo a estabilizar.

Já tive essa situação por duas vezes a primeira foi há uns cinco anos e tive algumas baixas. A outra foi há 2 anos e felizmente consegui recuperar 3 casais e 60 disquinhos com 3 cm.

Eu tive bons resultados com metronidazol e Permanganato de potassio.

1º dia dose dupla de metromidazol(flagyl) 2 past=50lts, durante 5 dias.

6º dia uma boa tpa.

8º dia permanganato de potassio 2mg/lts

9º e 10º dia tpa

11º dia segundo tratamento de metromidazol, durante 4 dias.

15º dia segundo tratamento de P.P.

16º dia ao 18º boas tpa´s.

 

No meu caso ficaram melhores do que nunca.

Na altura só tinha discus Alimões, nacionais e criações minhas.

A doença não passou para outros sistemas, foi só em tres cubos e um aqua de crescimento que têm a mesma filtração (ligados entre eles)com a mesma agua. Quando vi um deles meio adoentado (escuro e encostado) passado 2/3 horas já estavam 3/4 nas mesmas situações até ficarem todos escuros e a largar um pelicula pelo aqua, estavam tudos num canto á superficie de cada aqua. Foi um situação extrema como a tua em que pensei que não tinha mais volta comoda primeira vez. Enquanto melhoravam iam largando cada vez mais da pelicula gorduroza até ganharem as suas cores.

Depois as melhoras começaram a comer como os"lobos"

 

Que tudo fique como ideal rapidamente.

cumps,

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Obrigado por também partilhares a tua experiência da forma como o fizestes.

 

Efectivamente não mencionei, mas a "pelicula" a flutar pelo aqua foi uma constante consuante se libertava dos Discus.

 

Uma vez que já passastes por isto, o que gostaria de te perguntar é:

1º Desconfias de como se possa ter introduzido no teu aqua?

2º Passado quando tempo juntastes ou passastes discus desse aqua para outro e se não houve algum problema na altura (infectar outros discus).

 

Obrigado e um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião sincera não acho que tenha sido a praga dos discus em nenhuma das situações.Primeiro porque o metronidazol nada faz contra a doença visto ser um vírus e não parasitas intestinais.O vírus da praga dos discus propaga-se pelo ar sim porque é um vírus.O que faz ao peixe é tirar-lhe a imunidade fazendo com que os discus fiquem susceptíveis a todas as doenças do foro fungicida e bacteriano. O peixe normalmente fica tipo morto-vivo e a desfazer-se completamente e não é uma doença que se resolva em menos de dez dias....Nem é uma doença que deixe sobreviventes de balanço a 100%, ainda por cima alevins e tudo.

 

Normalmente quando se juntam 2 discus de origens diferentes um deles "vai abaixo" , convém passarem pela quarentena. Se o discu 2 for imune a uma doença mas tiver a doença presente no seu organismo e se o juntarem com o discu 1 que não está imune à doença é lógico que o discu 1 vai ficar em mau estado.Isso é básico.

 

 

Ps: Ainda bem que os discus estão melhores. E claro que a loja não tem culpa.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas "varez",

 

Obrigado pela tua opinião, mas acredita que antes de tirar algumas conclusões falei com pessoas e pesquisei.... pesquisei muito pela Internet.

 

Como referes e muito bem, é um vírus. Como eu refiro, a medicação não serve para curar, mas sim para ajudar o peixe uma vez que este fica atacado igualmente por fora devido a este se encontrar demasiado debilitado (falo essencialmente do esha2000).

Como tive a oportunidade de falar com uma pessoa bem mais experiente, idealmente deveria ter sido tomado outras medidas e ele ainda não acredita que tudo tenha passado e que eventualmente não venham a ter uma recaida. Eu pessoalmete rezo para que não e que tudo se fique por aqui.

 

E sim, 10 a 21 dias foi o intervalo de tempo encontrado em diversos relatos de pessoas que passaram pelo mesmo, ou suspeita (após as 72 horas de incubação).

 

Para mim, neste momento a dúvida reside:

- Qual o prazo de tempo que são portadores do Vírus.

Sim, porque uma coisa é ter a doença, outra é ser portador da mesma.

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Antonio Trindade,

 

Estamos aqui para partilhar experiências e aprender uns com os outros, é um prazer poder ajudar outros com os erros ou triunfos.

Realmente a película era muita e prolongou-se por muitos dias até ficarem ok, sempre que fazia tpa’s e aspirava o fundo era uma camada dessa dita película.

Sinceramente não sei o que passou, uma coisa é certa da segunda vez (pois da primeira já foi há longos anos e não me lembro) não introduzi peixes novas e até porque não fazia sentido estar a introduzir discus novos nos cubos de reprodução juntos com os casais ou num aquário com 60 disquinhos com +/- um mês e meio.

Depois disto não tive nada idêntico nem parecido, os casais ficaram nos seus cubos e os disquinhos cresceram, foram para um aqua maior, depois vendidos e fiquei com uns 4/5 que depois juntei com uns adolescentes.

 

Sempre as ordens, um abraço.

 

Varez,

 

Não sei se era a chamada “praga dos discus” sei e confirmo que na altura pesquisei bastante e os sistomas correspondiam, se o que dizem na net é correcto ou não, não sei.

Desses sintomas que falas serem a “praga dos discus” é para mim uma novidade e eu estou pronto a aprender.

 

 

 

Normalmente quando se juntam 2 discus de origens diferentes um deles "vai abaixo" , convém passarem pela quarentena. Se o discu 2 for imune a uma doença mas tiver a doença presente no seu organismo e se o juntarem com o discu 1 que não está imune à doença é lógico que o discu 1 vai ficar em mau estado.Isso é básico.

 

Não concordo...penso que tudo tem a ver com o estado do peixe...se o discu estiver de perfeita saúde e sem stress, boa qualidade da agua, etc...será muito dificil algum virus ou parasita o supreender. O discu 2 que dizes ser imune a uma certa doença na minha modesta opinião será até ficar devilitado em algo, e o disco 1 que não está imune e vai ficar doente porque algo não estava bem quer na sua saude, stress ou no seu meio (agua) e ao ficar doente nem sempre foi o discu novo o culpado, pois podia muito bem ter sido um hospedeiro que o proprio discu tinha e que aproveitou o seu estado mais devil para o "atacar", é o meu ponto de vista.

 

cumps a todos.

Editado por Máquina

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Varez escreveu:

Na minha opinião sincera não acho que tenha sido a praga dos discus em nenhuma das situações.Primeiro porque o metronidazol nada faz contra a doença visto ser um vírus e não parasitas intestinais.O vírus da praga dos discus propaga-se pelo ar sim porque é um vírus.O que faz ao peixe é tirar-lhe a imunidade fazendo com que os discus fiquem susceptíveis a todas as doenças do foro fungicida e bacteriano. O peixe normalmente fica tipo morto-vivo e a desfazer-se completamente e não é uma doença que se resolva em menos de dez dias....Nem é uma doença que deixe sobreviventes de balanço a 100%, ainda por cima alevins e tudo.

 

Normalmente quando se juntam 2 discus de origens diferentes um deles "vai abaixo" , convém passarem pela quarentena. Se o discu 2 for imune a uma doença mas tiver a doença presente no seu organismo e se o juntarem com o discu 1 que não está imune à doença é lógico que o discu 1 vai ficar em mau estado.Isso é básico.

 

Concordo a 100%!

 

Alias se fosse "A Praga dos Discos" não terias nunca esses resultados de espécimes vivos.

 

A Praga dos Discos assolou tanques já há alguns anos, tempos em que começava a internet...como começou a espalhar-se a noticia, muitos aquariofilistas, fizeram dela o Papão das doenças e justificavam todas as suas "percas" á pala da doença, quando 95% das vezes é um ataque bacteriano associado a más condições da água.

Quantos de nós quando perdemos um peixe o autopsiamos em condições?

Poucos...e poucas vezes.

Por isso, não negando a sua existência, há que saber filtrar a informação que lemos pois os residuos da falta de informação permaneceram na internet.

Fica desde já o desafio, àqueles que perderam inumeros peixes nos anos 90 que relatem como foi na altura para que fique em Memória.

Por aqui em casa felizmente não passou. Conheço relatos em Inglaterra e na Alemanha e até no Brasil os quais na altura reportavam perdas de quase 100% em aquários domésticos e em Farm´s em 24, 48H!!!!

 

Abraços

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Uma vez que conheces relatos, seria útil os colocares/disponibilizares/divulgares os mesmos. Ficariamos todos a ganhar.

 

Sem outro assunto, um abraço,

 

;):?:

Como assim?

Queres que relate coisas que li e falei em foruns no final dos anos 90??

Não há BD que aguente...mas posso tentar :thumbup3:

 

:thumbup3:

 

Abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , só uma pergunta , tens ultra violeta nesse aqua ou no aqua de quarentenas? poderia ter evitado isso .um abraço.

Se se propaga pela água (não sendo aéreo de certeza) o UV teria destruido o virus até certo ponto , mas se for crónico e eles trasnportam o virus ,

bem então qualquer dia terás nova crise se algum perder resistências ao virus .um abraço.

 

 

p.s. se não é crónico o UV tinha ajudado a evitar contagios e provavelmente até na recuperação , após tratamento. Não se usa UV com medicamentos normalmente :medieval_mace:.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , só uma pergunta , tens ultra violeta nesse aqua ou no aqua de quarentenas? poderia ter evitado isso .um abraço.

Se se propaga pela água (não sendo aéreo de certeza) o UV teria destruido o virus até certo ponto , mas se for crónico e eles trasnportam o virus ,

bem então qualquer dia terás nova crise se algum perder resistências ao virus .um abraço.

 

 

p.s. se não é crónico o UV tinha ajudado a evitar contagios e provavelmente até na recuperação , após tratamento. Não se usa UV com medicamentos normalmente :bs_quesexclaim:.

 

 

Jose Palma

 

Boas,

 

Não tenho UV e, sendo um vírus, não sei se faria alguma coisa, confesso.

 

Em relação a nova crise... também é a opinião de outros mais experientes :music_singguitar: A ver vamos.

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , só uma pergunta , tens ultra violeta nesse aqua ou no aqua de quarentenas? poderia ter evitado isso .um abraço.

Se se propaga pela água (não sendo aéreo de certeza) o UV teria destruido o virus até certo ponto , mas se for crónico e eles trasnportam o virus ,

bem então qualquer dia terás nova crise se algum perder resistências ao virus .um abraço.

 

 

p.s. se não é crónico o UV tinha ajudado a evitar contagios e provavelmente até na recuperação , após tratamento. Não se usa UV com medicamentos normalmente :roflroll2:.

 

Jose Palma

 

Relativamente as UVC's...nos dois casos que tive foram nos cubos do qual não tenho uvc.

 

Nos aquarios que tenho uvc nunca tive esse problema. Isso é um facto...conclusões? não sei?Conscidencia talvez. Apenas relato factos e experiencias.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora vejam este artigo.

 

Discus Plaque

 

Um artigo do conhecidissimo forum Holandes DPH escrito pelo Jim E.Quarles.

 

Ele diz que o que realmente pode falar é das experiencias pessoais que teve, e que a primeira coisa que notou foi o escurecimento dos Discus depois de poucas horas notou um problema com "the slim coat developing", parecia uma ranho que saia de algumas areas da "pele". Nessa altura um odor arrepiante de decomposição foi notado no tanque. Massivas mudanças de agua ajudaram a redizir o stress. No tratamento que ele aconselha recomenda dois tratamentos com PP.

Isto foi as mesmas coisas que eu notei e quanto ao PP tambem fiz tratamentos por duas vezes.

Apenas coincidencias...

 

Ele tambem refere que "Assim que os peixes tenham sido curados,depois o mesmo peixe nunca mais vai ser sujeito a Discus Praga, outras sim,mas não à praga.

 

Cumps,

 

cabecadura:?:x-mas::x-mas::x-mas::x-mas::x-mas::x-mas::x-mas::x-mas:

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já conheço esse artigo à bastante tempo.E sinceramente acho que já o memorizei cabecadura Uma nota importante: Depois de aplicado o tratamento com PP o peixe nunca deve ser introduzido novamente no aquário infectado. Nunca tive,nem quero ter praga dos discus, mas se for fácil de resolver como se tem falado aqui, preferia ter a dita "praga" em vez de parasitas intestinais :?

 

Ps: Quero apenas acrescentar que o dito virus da praga de discus se assemelha muito ao virus HIV, a diferença é ser temporário porque ambos retiram as defesas ao organismo, ficando o ser vivo susceptível de apanhar todo o tipo de doenças.O verdadeiro caos e pânico é imediatamente gerado porque o peixe apanha de tudo e mais alguma coisa.

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos e vejo-me obrigado a comentar este topico pq eu ja fui um dos atingidos pela chamada praga dos discus...a coisa de 12 anos quando me iniciei nos discus aconteceu-me isso o que me fez disistir do hobby ...passo a explicar...

tinha 2 aquarios com discus os dois de 1,20 tinha cerca de 20 discus no total e nessa altura nem pensava na sobrelotaçao dos aquarios ate pq a filtragem era mais que boa...os peixes tinham e recomendavam saude e num espaço de uma semana os 20 morreram...sintomas...simples...escurecimento total, linhas brancas pelo corpo, deixaram de comer, começaram a esconder-se em cantos separados, cheiro intenso a morte mesmo sem morrer nenhum, tratamentos muitos nem vou enunciar que nem vale a pena pois nao fixeram efeito e os 20 discus...morreram sem grande explicação e foi quando consegui saber que era a praga dos discus......explicaçoes nao existem na minha opiniao e todos rezamos para que nao nos aconteça, resta dixer que nao demorei muito a voltar a este vicio...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais