Posologia do Sal / Colisa cega...


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Venho aconselhar-me convosco acerca da posologia de sal q devemos administrar nos aquas. Já pesquisei por aí e mtos dizem q o ideal é 1 colher de sobremesa para cada 20L. O q me dizem?

 

Agora passando aos problemas dos meus peixitos:

 

- SAE com problema na bexiga natatória (penso eu), vive num aqua 180l c/ pleco, CAE's, colisa cobalto, serpaes. Tudo começou qd fiz uma preparação de CO2 caseiro na qual n obtive sucesso com o nº de bolhas, aumentei a quantidade de fermento e o resultado foi um PH hiper mega ácido q provocou o caos no aqua. Seguiram-se TPA's urgentes mas o SAE ficou bastante afectado. Sempre q se mantia parado parecia q estava bêbado, a cauda n parecia ter locomoção suficiente para se manter e nadava quase sempre na vertical. Situação durava há duas semanas... pensei q já n se safava.

 

Tratamento iniciado c/ 9 colheres de sal. Resultado: de um dia para o outro notei uma recuperação incrivel... parecia milagre. Antes parecia um morto-vivo e passou a andar feito flecha de um lado para o outro. Sucesso!

 

Next:

 

- Colisa cobalto com névoa nos olhos, qd percebe q há flocos perto dele faz investidas mas já falha mtas vezes. Ficou assim qd o mudei de aqua pois andava a destruir-me o tapete de glosso do aqua de 180l p fazer o ninho. Vive agora num aqua de 54l c/5 guppies, 1 cory, 1 oto, 1 ampulária.

 

Iniciei tratamento c/4 colheres e meia de sal (ainda tentei juntar o SAE no aqua + pequeno mas é impossível apanhar este peixe... mesmo estando moribundo). Problema manteve.

 

 

Neste último caso... deverei insistir com + sal? Com q frequência deve ser administrado?

 

Deverei fazer uma TPA antes de administrar + sal?

 

Deverei fazer tratamento com outro tipo de medicação?

 

Ou devo parar com os tratamento pois este problema n tem solução?

 

Obrigado desde àqueles q leram tudo e responderão às minhas questões! bigsmile

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu nunca uso sal para tratamentos pois já existem medicamentos para quase todas as doenças. É um ligeiro desinfectante que não se compara à eficácia dos medicamentos de boas marcas. Já te ocorreu que o SAE pudesse andar disparado de um lado parao outro à rasca com o excesso de sal ;) . Se fosse a ti não punha mais... mas isso sou eu. bigsmile Há outras opiniões...

 

No teu caso tens um possível problema na bexiga natatória e olhos esbranquiçados, ambos de origem bacteriana. Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid. Verifica os níveis de amónia durante o tratamento, pode subir qualquer coisa.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu nunca uso sal para tratamentos pois já existem medicamentos para quase todas as doenças. É um ligeiro desinfectante que não se compara à eficácia dos medicamentos de boas marcas. Já te ocorreu que o SAE pudesse andar disparado de um lado parao outro à rasca com o excesso de sal ;) . Se fosse a ti não punha mais... mas isso sou eu. :( Há outras opiniões...

 

No teu caso tens um possível problema na bexiga natatória e olhos esbranquiçados, ambos de origem bacteriana. Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid. Verifica os níveis de amónia durante o tratamento, pode subir qualquer coisa.

Cumps.

 

 

Obrigado pela resposta! :D

 

Já se passaram 2 dias... o SAE voltou mesmo ao q era antigamente. E principalmente... voltou a comer, e a roubar os flocos aos serpae como antes. Parece q tá ok! Amanhã faço TPA.

 

Relativamente ao colisa, vou então experimentar um desses (estou a inclinar-me + para o Sera) e ver no q dá... n queria perder este colisa, é um peixe cheio de personalidade!

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou começar o tratamento com Sera baktopur... no entanto introduzi ontem uns red's no aqua, achas q lhes vai fazer mal?

 

Outra questão q me preocupa é q hoje mesmo fiz TPA, tirei um pouco de água do fundo do interior da biobox para renovar e tal... depois qd olho para o balde, qual n é o meu espanto... encontro pequenos pontos pretos, mesmo minúsculos a ziguezaguear no fundo, serão pulgas d'água? Será q o tratamento vai tratar deste pequeno problema?

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O JBL Ektol Fluid é desaconselhado a invertebrados. É bem possível que que o Baktopur também o seja. Afinal são medicamentos muito semelhantes.

Tens possibilidade de os separar?

 

Por esta ordem de ideias, esses bichos devem ir desta para melhor.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O JBL Ektol Fluid é desaconselhado a invertebrados. É bem possível que que o Baktopur também o seja. Afinal são medicamentos muito semelhantes.

Tens possibilidade de os separar?

 

Por esta ordem de ideias, esses bichos devem ir desta para melhor.

Cumps.

 

 

A única possibilidade é mudar o colisa para o aqua 180l, voltar a apanhar os reds tá fora de questão :Fade-color

 

Sendo assim trato o colisa e o SAE ao mm tempo... vou ter é de gastar um pouco + de produto com tanta água.

 

Obrigado pelas dicas.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única possibilidade é mudar o colisa para o aqua 180l, voltar a apanhar os reds tá fora de questão :roflroll2:

 

Sendo assim trato o colisa e o SAE ao mm tempo... vou ter é de gastar um pouco + de produto com tanta água.

 

Obrigado pelas dicas.

Enche com pouca água; o suficiente para ferrar o filtro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enche com pouca água; o suficiente para ferrar o filtro.

Cumps.

 

 

Outra dica q me parece mto bem... devo conseguir tirar uns 5 litros só ao nivelar pelo limite mínimo.

 

Como tb tenho uma raíz bastante maciça no aqua + rocha vulcânica grande + areão... em vez de 180l deve ter uns 165...

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dica q me parece mto bem... devo conseguir tirar uns 5 litros só ao nivelar pelo limite mínimo.

 

Como tb tenho uma raíz bastante maciça no aqua + rocha vulcânica grande + areão... em vez de 180l deve ter uns 165...

Não te esqueças que a entrada de água para o filtro é que deve ficar dentro de água.

A saída pode ficar fora, embora faça ruído de cascata...

Assim talvez possas baixar ainda mais já que a entrada costuma estar abaixo da saída.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que a entrada de água para o filtro é que deve ficar dentro de água.

A saída pode ficar fora, embora faça ruído de cascata...

Assim talvez possas baixar ainda mais já que a entrada costuma estar abaixo da saída.

Cumps.

 

 

Sim, era isso mesmo q estava a pensar.

 

No entanto, depois de consultar um anúncio q se encontra na zona das ofertas, resolvi passar pelo aquario Vasco da Gama e trouxe 2 aquas velhos q estavam a dar. São sensivelmente de 80L, têm um pouco de bolor por fora pois têm suportes de ferro. Nota-se q foram usado há pouco tempo pois ainda tinham restos de areão ainda húmido. O q me disseram é q eram usado para reprodução e manter os pequenotes.

 

Já tratei de os limpar à mangueirada, vou enchê-los com água de um dos aquas q estão a funcionar juntamente com água da torneira, comprar um filtro e um termostato. Será o meu novo hospital.

 

Ah... e já agora, o q achas do Sera Omnipur? Foi o 1º medicamento q comprei qd tive uns problemas com os meus 1ºs peixes. Pelo q diz na bula, é eficiente nas doenças mais comuns dos peixes, incluindo afecções bacterianas como o caso do colisa.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

E parabéns pela acquisição.

O Baktopur é mais específico e forte que o Omnipur, que é mais generalista.

 

É que sabes, ainda não está excluida a hipótese do Baktopur DIRECT (a bomba), embora me pareça pouco provável; convém começar por qualquer coisa mais forte.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais