1º Aquário


barrocas

Recommended Posts

Boas a todos.

Estou a iniciar-me na aquariofilia e precisava de umas dicas vossas para evitar cometer erros desnecessários. Tenho pesquisado muito, mas mesmo assim tenho dúvidas.

Quero um aquário comunitário em que as estrelas maiores sejam os escalares. Tou a pensar adquirir um aquário da Juwel de 180L por 255€ (acham um bom preço?).

Embora não vos possa dar ainda as especificações do filtro, da iluminação e do termoestato, gostava que me indicassem qual a melhor combinação de substrato e ou areão para não começar logo mal de inicio. Quero ter muita flora e talvez um tapetezinho.

Dicas são necessárias.

 

Um abraço fish

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero um aquário comunitário em que as estrelas maiores sejam os escalares. Tou a pensar adquirir um aquário da Juwel de 180L por 255€ (acham um bom preço?).

Embora não vos possa dar ainda as especificações do filtro, da iluminação e do termoestato, gostava que me indicassem qual a melhor combinação de substrato e ou areão para não começar logo mal de inicio. Quero ter muita flora e talvez um tapetezinho.

Dicas são necessárias.

 

Um abraço fish

 

Opa, tudo jóia?!

Então...acho que 180L é pouco pra escalares, assim como discos eles são peixes cardumeiros, seria legal ter um cardume de no mínimo 5 ou 6. No mínimo um aquário de uns 250L te daria mais opções de ter outros cardumes de peixes.

Aconselharia você a mandar fazer o aquário em lojas de vidro, a maioria já vende montada e colada certinha. Não sei aí em Portugal, pois aqui no Brasil num aquário de 126L paguei 130R$ (em torno de 43 euros). Creio que com 200 euros você consiga montar um aquário de mais de 1 metro, talvez 2. Sei lá...

O areao depende do estilo de aquário que quer fazer, se for de água ácida opte por substrato neuto...se for alcalino tem substratos especificos que alcalinizam a água com efeito tampão. Para plantados é bom uma granulação mais fina, para melhor fixagem das raízes pois muitas plantas tem as mesmas muito sensíveis e talvez não consigam chegar ao substrato para obter nutrientes. Faça primeiro uma camada de 1 a 3 cms de substrato fertil e depois de 3 a 6 cm de substrato tipo areao ou pedra de rio.

Pense aí nas possibilidades e vá postando pra galera ir ajudando como pode.

Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

primeiro bem vindo ao vicio.

 

escalares também são o meu peixe favorito, nesse aqua podes colocar 4.

quanto ao substrato se vai ser plantado podes colocar fertil por baixo e por cima tens muita escolha e muito preço, é uma questão de dinheiro.

 

off-topic: aconcelho-te a ires a uma loja em salvaterra ao pé da igreja (onde costumo ir) tem peixes bons e material.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

primeiro bem vindo ao vicio.

 

escalares também são o meu peixe favorito, nesse aqua podes colocar 4.

quanto ao substrato se vai ser plantado podes colocar fertil por baixo e por cima tens muita escolha e muito preço, é uma questão de dinheiro.

 

off-topic: aconcelho-te a ires a uma loja em salvaterra ao pé da igreja (onde costumo ir) tem peixes bons e material.

 

Boas

Já me decidi e já encomendei o aquário. Agora é esperar uma semana.

Quanto ao substracto, vou adquirir fértil para colocar em algumas zonas do aquário, acho que vou adquirir algum areão na mesma loja que tu (rio de coruche?), e se achar em alguma loja, areão negro para colocar por cima do outro. O areão do rio é só mesmo para fazer volume. Que acham? É fazível?

Quanto ao hardscape... ando à procura de um belo tronco e ou de umas belas rochas... mas ainda não achei nada que me levasse à paixão.

Já fui à loja que me indicaste... mas como ainda estava na fase da procura de um aquário... não liguei muito ao resto.

Obrigado pelas dicas e se tiverem algum reparo a fazer, não exitem. É que não me está a apetecer cometer nenhum erro infantil logo no início.

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que não me está a apetecer cometer nenhum erro infantil logo no início.

Boas,

Conheces o CICLO DO AZOTO?. Este é uma erro bastante comum. Lê com atenção o link.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas,

Conheces o CICLO DO AZOTO?. Este é uma erro bastante comum. Lê com atenção o link.

Cumps.

 

Sim, tenho lido sobre o assunto. :music_singguitar:

 

Boas

 

Para substracto eu escolhia o da ELOS tem bastantes resultados com plantas e mantem o ph :D

 

Cumps

 

Obrigado pela sugestão, é uma hipótese.

 

 

Já agora colocava outra questão, posso ter 1 casal de apistogramas agassizi junto com 4/5 escalares?

O aquário terá 100x42x50 comp.xlarg.xalt.

Ahhh, e também um cardumesito de tetras e claro está o pessoal da limpeza.

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.