Dúvidas gerais


Recommended Posts

Olá,

Estou a pensar montar um aquário com ciclídeos, mais virado para os kribensis, escalares, bocas de fogo...

O aquário tem 120*40*70.

Tenho algumas dúvidas:

- qual é o melhor substrato? a akadama? quantos litros preciso?

Eu tenho muito areão, mas acho que não iria fazer o mesmo efeito. O que acham?

 

- os nigrofasciatus são compatíveis com os kribensis? pergunto isto porque tenho um casal de kribensis e um casal de nigrofasciatus. Neste momento estão em aquários separados,mas queria juntar tudo no aquário principal.

Com esta fauna, que outros peixes me aconselham? posso introduzir acarás e bocas de fogo?

 

Quanto a plantas,posso colocar nymphea lotus e outras plantas com alguma exigência?

 

Para um aquário com 120*40*70 e com uma calha com 3lâmpadas de 30W (total 90W) e com uma filtragem composta por um filtro externo eheim 2215 (600l/) acham que está ok?

Agradeço todas as opiniões

 

Cumprimentos

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá então tentar ajudar:

 

 

Olá,

Estou a pensar montar um aquário com ciclídeos, mais virado para os kribensis, escalares, bocas de fogo...

 

Começas logo por falar de três biótopos completamente distintos: Kribensis (Rios Africanos); Escalares (Sul Americanos) e Bocas de Fogo (América Central), obviamente com características diferentes não só no que diz respeito aos parâmetros químicos da água, mas simultaneamente à sociabilidade, comportamentos territoriais, etc..

 

O aquário tem 120*40*70.

Tenho algumas dúvidas:

- qual é o melhor substrato? a akadama? quantos litros preciso?

 

Se quiseres um aquário bem plantado a akadama é realmente muito boa, no entanto, não te esqueças que queres manter peixes e por isso mesmo terás de fazer aspirações ao areão: com akadama não sei se o resultado será o melhor :mrgreen:

 

Eu tenho muito areão, mas acho que não iria fazer o mesmo efeito. O que acham?

 

Acho que um bom areão faz exactamente o mesmo efeito.

 

- os nigrofasciatus são compatíveis com os kribensis? pergunto isto porque tenho um casal de kribensis e um casal de nigrofasciatus. Neste momento estão em aquários separados,mas queria juntar tudo no aquário principal.

 

De todo! Os nigrofasciatus são peixes muito territoriais e extremamente agressivos. Os kribensis também não são flor que se cheire, por isso não recomendo essa combinação.

 

Com esta fauna, que outros peixes me aconselham? posso introduzir acarás e bocas de fogo?

 

Aconselho-te a reconsiderares e a decidires apenas por um único biótopo onde podes ter alguns ciclídeos como "joias da coroa". :roflroll2:

 

Quanto a plantas,posso colocar nymphea lotus e outras plantas com alguma exigência?

 

Dependendo do biótopo que escolheres, ou seja, vai depender das espécies que decidires manter, pois como calculas manter plantas com alguns ciclídeos não é fácil.

 

Para um aquário com 120*40*70 e com uma calha com 3lâmpadas de 30W (total 90W) e com uma filtragem composta por um filtro externo eheim 2215 (600l/) acham que está ok?

 

Acho que o filtro é muito fraquinho para esse volume. Qualquer coisa acima dos 1200 l/h já será considerável :tongue:

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda

 

Eu queria manter os kribensis, e escalares. Se houver alguns outros peixes compatíveis com estes dois,melhor ainda, mas à partida eram estes.

Posso neste caso colocar plantas como a nymphea lotus? Eu tive recentemente um aquário com malawi e sei que eles comem as plantas todas. Mas parece-me que com estas espécies (escalares e kribensis) não vou ter esse problema. Corrige-me se estiver engando.

 

Sendo assim vou manter o areão.

 

Vou então melhorar também a filtragem.

 

Devo colocar um filtro interno para aumentar a circulação de água?

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais