Os red cherry perdem ovos?


Fisherman

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho 6 red cherry num aquário de 20 litros, a 26 graus, com musgo e alguma madeira. Faço TPA's diárias de 2 ou 3 litros e deixo-lhes algumas algas no vidro de trás, para comerem...

Porque será então que as duas fêmeas que tenho acabam por perder os ovos?? No primeiro dia são cerca de 30, mas uns dias depois já nem se contam 10...

 

Já aconteceu umas 3 ou 4 vezes. O que pode estar a causar isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Tenho 6 red cherry num aquário de 20 litros, a 26 graus, com musgo e alguma madeira. Faço TPA's diárias de 2 ou 3 litros e deixo-lhes algumas algas no vidro de trás, para comerem...

Porque será então que as duas fêmeas que tenho acabam por perder os ovos?? No primeiro dia são cerca de 30, mas uns dias depois já nem se contam 10...

 

Já aconteceu umas 3 ou 4 vezes. O que pode estar a causar isto?

 

 

 

a causa nao te digo de certeza o que me aconteceu foi identico eu tinha um aqua com uns 20 litros tambem com reds e eles perdiao sempre os ovos agora tenho um aqua de 60litros e os tigers nunca os perdem

 

na minha opiniao será o stress (talvez por serem aqua pequenos)?

tens mais peixes lá?

e parametros ph ?

 

espera mais respostas assim aproveito e esclareço essa duvida a mim tambem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões largam os ovos quando estes não estão fecundados, mas tu andas la a contar os ovos ao pormenor? lol :rolleyes:

Perderam os ovos todos ou so alguns?

Cumps

 

 

tinha ideia que os ovos nao estavam fecundados quando ainda estavam na nuca ou nas costas do camrao quando passavam para a barriga ja estariam fecundados?

 

agora lembrei me de uma coisa:

se calhar os ovos apanham fungos ou apodrecem e a femea deita fora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A contagem dos ovos é por alto, claro mas duvido que com 4 machos no aquário, não estivessem fecundados (até porque os ovos quando descem já estão fecundados). O facto é que os tenho há uns 3 meses e nunca vi uma só cria. O aquário é só para eles, e não vejo grandes razões para stress, porque estão num sítio pouco movimentado da casa, e a qualidade da água é óptima!

 

O pH está a 6.7 ou 6.8, e os nitritos e amónia estão a zeros. Com 10% de água trocada por dia, acho que o problema não será da água, ou devo trocar com mais frequência?

 

EDIT: Quanto á hipótese de fungos, não sei se será, porque os ovos não ficam com cor diferente, ou com alguma película a rodeá-los (estive a ver com lupa :rolleyes: )

Editado por Fisherman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tinha ideia que os ovos nao estavam fecundados quando ainda estavam na nuca ou nas costas do camrao quando passavam para a barriga ja estariam fecundados?

 

agora lembrei me de uma coisa:

se calhar os ovos apanham fungos ou apodrecem e a femea deita fora?

 

Os ovos que a femea tem no abdomen fecundados passam para baixo e aos poucos vão "morrendo" alguns e ela vai libertando os...

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A contagem dos ovos é por alto, claro mas duvido que com 4 machos no aquário, não estivessem fecundados (até porque os ovos quando descem já estão fecundados). O facto é que os tenho há uns 3 meses e nunca vi uma só cria. O aquário é só para eles, e não vejo grandes razões para stress, porque estão num sítio pouco movimentado da casa, e a qualidade da água é óptima!

 

O pH está a 6.7 ou 6.8, e os nitritos e amónia estão a zeros. Com 10% de água trocada por dia, acho que o problema não será da água, ou devo trocar com mais frequência?

 

EDIT: Quanto á hipótese de fungos, não sei se será, porque os ovos não ficam com cor diferente, ou com alguma película a rodeá-los (estive a ver com lupa :rolleyes: )

 

Estar 3 meses não tem nada haver com a reprodução, até podiam estar um ano sem criar... Tens que ter paciência.

Fungos não deve ser, As tpa's estao bem

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A contagem dos ovos é por alto, claro mas duvido que com 4 machos no aquário, não estivessem fecundados (até porque os ovos quando descem já estão fecundados). O facto é que os tenho há uns 3 meses e nunca vi uma só cria. O aquário é só para eles, e não vejo grandes razões para stress, porque estão num sítio pouco movimentado da casa, e a qualidade da água é óptima!

 

O pH está a 6.7 ou 6.8, e os nitritos e amónia estão a zeros. Com 10% de água trocada por dia, acho que o problema não será da água, ou devo trocar com mais frequência?

 

EDIT: Quanto á hipótese de fungos, não sei se será, porque os ovos não ficam com cor diferente, ou com alguma película a rodeá-los (estive a ver com lupa :rolleyes: )

 

 

visto que tens essas condiçoes o misterio prevalece se calhar as femeas sao novinhas e nao tem experiencia que nao me parece ser o caso

 

fico a torcer por ti

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Exmos Senhores

Eu tenho reds e já se reproduziram sem eu ver, mas no outro dia reparei que uma femea estava atolada de ovos, vai dai e eu que pensava que tinha experiencia nisto e apanhei-a e meti-a numa maternidade. Com um pouco de musgo de java para estar ambientada e sem stress, mas o que é certo é que ela largou os ovos praticamente todos.

Sera que ainda poderei vir a ter reds?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os que largou na maternidade esquece porque já nao nascem...

Agora basta esperar que ela fique fecundado outra vez

 

Já vi e perdeu todos.

Terá sido um erro po-la na maternidade?

Será que apesar de nascerem menos é melhor deixar fecundar no canto deles?

 

Fica a lição aprendida!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

Os poucos ovos que as duas fêmeas tinham eclodiram, e até agora contei 2 red's pequeninos. Pelo que li, isso deve querer dizer que tenho uns 10, até porque tenho musgo...

 

Reactivando o tópico, acham que os red's, como os peixes, vão ganhando experiência com cada desova, aumentando assim o número de crias nascidas a cada nova geração de camarões juvenis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os ovos que passam para o abdomen estão automáticamente fecundados.Podem é não nascer, e também já vi fêmeas em que os ovos caiem,normalmente são fêmeas mais jovens, mas também pode acontecer em aquas com alguma fertilização e CO2, água demasiado ácida,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(..), mas também pode acontecer em aquas com alguma fertilização e CO2, água demasiado ácida,etc.

 

Vasco, será por causa da acidez da água? Reparei agora que o pH costuma estar nos 6.3~6.4 de manhã, que é quando o dióxido de carbono resultante da fase independente da luz da fotossíntese está na água, mas lá para o fim do fotoperíodo de 10 horas, já está na ordem dos 6.6~6.7.

 

Vou passar a fazer medições diárias, de manhã e à noite, para verificar a média da oscilação.

 

Poderá ser da instabilidade da acidez da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, será por causa da acidez da água? Reparei agora que o pH costuma estar nos 6.3~6.4 de manhã, que é quando o dióxido de carbono resultante da fase independente da luz da fotossíntese está na água, mas lá para o fim do fotoperíodo de 10 horas, já está na ordem dos 6.6~6.7.

 

Vou passar a fazer medições diárias, de manhã e à noite, para verificar a média da oscilação.

 

Poderá ser da instabilidade da acidez da água?

Essa variação não representa perigo para eles, e o teu aqua não está demasiado ácido,aliás,o teu PH está dentro do ideal. No ambiente natural deles o PH também varia na passagem do dia para a noite e vice-versa.Não há problema se o PH tiver essa pequena variação da noite para o dia,mas a variação deve ser sempre igual.É mau é quendo há uma rotina e é quebrada para valores muito diferentes,num curto espaço de tempo.

 

Eu falei que a elevada acidez da água pode ser um factor desse problema, meramente através da observação nos meus aquas,é que isso só me aconteceu sempre em águas onde o PH rondava os 5.5, e sempre com fêmeas ainda jovens.Os Cardinais adoravam este PH,e isso notava-se. Para os Red Cherrys é que poderia ser ácido demais.

 

Mas tanto poderá ser disso como de outro factor qualquer que não fosse do agrado da espécie.Estaria mais virado também para a presença abundante de fertilizantes e/ou CO2.O Red Cherry é um camarão que aguenta bem viver em aquários de alto metabolismo,onde a fertilização é rigorosa,mas isso pode trazer consequências a nivel da fertilidade e acontecer esse fenómeno da queda dos ovos.Mas são tudo meras hipóteses.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Depois de alguns tempos de pesquisa intermitente e do nascimento de muitos reds, descobri o que poderá causar a perda de ovos, e depois de procurar em sites de aquariofilia e de invertebrados, estava no sítio onde menos esperava: na wikipédia! :wink:

 

Female pregnant cherry shrimps like to hide in the dark. Often if they feel endangered by enemies, they will abandon their eggs. Provide an environment with wood or plants such as java moss for them or babies to hide.

 

Não tinham sombra suficiente, suponho, porque musgo tinham bastante. Mas como tinha em mente arranjar mais troncos e pedras para o aquário e finalmente o concretizei, não devem voltar a perder mais ovos.

 

Que pensam? Será que é isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de alguns tempos de pesquisa intermitente e do nascimento de muitos reds, descobri o que poderá causar a perda de ovos, e depois de procurar em sites de aquariofilia e de invertebrados, estava no sítio onde menos esperava: na wikipédia! :blink:

 

 

 

Não tinham sombra suficiente, suponho, porque musgo tinham bastante. Mas como tinha em mente arranjar mais troncos e pedras para o aquário e finalmente o concretizei, não devem voltar a perder mais ovos.

 

Que pensam? Será que é isto?

 

 

Eu tive melhor sorte.

Só tenho os reds há pouco mais de um mês, num aqua um pouco maior, e já se multiplicaram imenso. Tinha 5 e agora devo ter mais de 30. E o processo deu-se todo durante o tempo que aqui estiveram.

 

Mas com a tua quote apercebi-me que eles não estavam muitas das vezes nas costas de um tronco grande que eu tinha por acaso.. é que lá estava sempre escuro.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais