Como fazer pazes entre casal de rams?


pedrioo

Recommended Posts

O meu casal de rams (tenho quase a certeza k sao um casal pq a suposta femea tem uma mancha rosa na barriga) começou por se dar bem...parecia que iam procriar...limpavam uma pedra...exibiam-se um ao outro...agora de repente o macho começou a perseguir a femea...e ja desde ha uns dias para ca k nao para de a perseguir sempre k a vê...esta foge..encolhe as barbatanas...e fica muito descolorida...existe alguma maneira de tentar juntar o casal?... talvez isolar um deles...e voltar a introduzi-lo uns dias depois...o k acham?..o k posso fazer?

 

aqua de 60l com algumas plantas...

 

Aqua Livre

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já passei por isso. Quando comprei a minha primeira femea ramirezi para juntar ao macho que tinham andavam sempre muito juntinhos para todo o lado. Ela chegou mesmo a ter o ovipostor de fora. Mas nunca vi ovos nenhuns (se calhar foram comidos). Mas de um dia para o outro começaram a dar-se mal ao ponto da femea andar sempre escondida. Separei-os de aquas e quando voltei a junta-los o assunto parecia resolvido mas não demorou muito a que tudo voltasse ao mesmo. Estou convencida que a femea apesar de ja ser sexavel era ainda demasiado nova para fazer posturas. Não bastar notar-se a barriga rosa para significar que ela está pronta. Até porque se o rosa for ainda muito ténue é certamente muito nova. Como os machos começam a ficar impacientes começam a presseguir as femeas e elas acabam por se esconder. Se vires que ele pode ameaçara vdia dela separa-os de aqua por uns tempos ate ela estar madura. Se não espera uns tempos.

Há que também ter outra coisa em conta. Teres um macho e uma femea não significa que tenhas um casal. Eles podem simplesment não gostar um do outro e ai não há nada a fazer. Com os ramirezis a palavra chave é paciencia... muita paciencia. Entretanto alimenta-os com comida variada e de boa qualidade. Comida viva ajuda na procriação.

 

Boa sorte

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta

 

A minha tambem pareceu-me ter o ovopositor de fora...mas nao tenho a certeza...pq nunca o vi em outra qualquer altura...mas agora ja nao esta saido...por isso devia ser...andavam mesmo com comportamentos de procriaçao...ou seja..como ja disse...limpavam uma pedra juntos...exibiam-se com abanares repentinos e com lindas cores e barbatanas totalmente abertas...

 

agora fikei com uma nova questao... se ela pos ovos...será k esta é uma fase pós postura falhada é normal? é suposto o macho perseguir a femea depois de uma postura falhada?..ou será pq ker mais..mas ela ja nao pode...outra coisa é que, realmente como dizes a mancha rosa nao é muito intensa e são ambos novos. Será isso?

ameaça de vida nao acho k haja...ela está bem...e de manha as suas cores estão normais e nao é perseguida..mas quando as luzes se ligam...hell on earth!!...vou continuar com a paciencia que ja aprendi a ter...a aquariofilia tem várias boas liçoes aplicaveis a várias vivencias que nada têm a ver com peixes ou água...e a paciencia e dedicação é sem duvida uma delas (ou duas..lol)

 

Espero entao que a femea amadureça e que o macho nao a persiga mais...

comida dou artemia e minhoca de sangue e tetra min...penso k seja bastante bom para eles..

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta

 

A minha tambem pareceu-me ter o ovopositor de fora...mas nao tenho a certeza...pq nunca o vi em outra qualquer altura...mas agora ja nao esta saido...por isso devia ser...andavam mesmo com comportamentos de procriaçao...ou seja..como ja disse...limpavam uma pedra juntos...exibiam-se com abanares repentinos e com lindas cores e barbatanas totalmente abertas...

 

agora fikei com uma nova questao... se ela pos ovos...será k esta é uma fase pós postura falhada é normal? é suposto o macho perseguir a femea depois de uma postura falhada?..ou será pq ker mais..mas ela ja nao pode...outra coisa é que, realmente como dizes a mancha rosa nao é muito intensa e são ambos novos. Será isso?

ameaça de vida nao acho k haja...ela está bem...e de manha as suas cores estão normais e nao é perseguida..mas quando as luzes se ligam...hell on earth!!...vou continuar com a paciencia que ja aprendi a ter...a aquariofilia tem várias boas liçoes aplicaveis a várias vivencias que nada têm a ver com peixes ou água...e a paciencia e dedicação é sem duvida uma delas (ou duas..lol)

 

Espero entao que a femea amadureça e que o macho nao a persiga mais...

comida dou artemia e minhoca de sangue e tetra min...penso k seja bastante bom para eles..

cumps

 

Se são novos isso é sem dúvida falta de experiência. Se calhar poz os ovos e comeram-los ou entao não poz ovo nenhum mas começa a entrar na fase em que pode começar a por. Isto é apesas uma hipotese mas se calhar o corpo dela está a entrar na fase de amadurecimento em que o ovipostor sai mas ainda não poem ovos. O macho ao sentir isso pensa que ela vai por ovos mas como não poe pressegue-a. Pode ser isto, não sei. Mas sem dúvida que sej o que for o tempo vai tratar do assunto. Se ves que o macho só a ataca durante os periodos de luz se não tiveres plantas exigentes no aqua podes reduzir as horas de luz no aqua. Passa para por exemplo 4 horas por dias ou durante uns dias podes ate nem ligar a luz ficando apenas a luz exterior que é mais que suficiente para eles viverem. Assim pode ser que ele deixe de chatear a femea por uns dias.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se são novos isso é sem dúvida falta de experiência. Se calhar poz os ovos e comeram-los ou entao não poz ovo nenhum mas começa a entrar na fase em que pode começar a por. Isto é apesas uma hipotese mas se calhar o corpo dela está a entrar na fase de amadurecimento em que o ovipostor sai mas ainda não poem ovos. O macho ao sentir isso pensa que ela vai por ovos mas como não poe pressegue-a. Pode ser isto, não sei. Mas sem dúvida que sej o que for o tempo vai tratar do assunto. Se ves que o macho só a ataca durante os periodos de luz se não tiveres plantas exigentes no aqua podes reduzir as horas de luz no aqua. Passa para por exemplo 4 horas por dias ou durante uns dias podes ate nem ligar a luz ficando apenas a luz exterior que é mais que suficiente para eles viverem. Assim pode ser que ele deixe de chatear a femea por uns dias.

 

 

obrigado pelas hipoteses...nao as tinha considerado...é sempre bom te-las

 

Reduzir as horas nao me tinha ocorrido... por acaso ontem aumentei de 10 para 12h de luz...isto pq só tenho 15W...e tenho algumas plantas... como para fazer o k dizes, teria seria muito árduo para as plantas... vou optar por manter como está....a femea consegue arranjas sitios onde o macho nao costuma ir e mantem-se fora de conflito... vou esperar k o tempo cure...

tendo em conta que ja foram um casal (durante uma semana mas foram) existe a hipotese de nunca mais voltarem a formar casal?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora desculpem estar a usar o tópico. Mas tendo um casal em 60 litros, será possível ter dois casais em cerca de 85/90? O meu aquário tem 80 cms de frente e vai ter um tronco, fetos, cabombas e umas grutas em xistos.

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora desculpem estar a usar o tópico. Mas tendo um casal em 60 litros, será possível ter dois casais em cerca de 85/90? O meu aquário tem 80 cms de frente e vai ter um tronco, fetos, cabombas e umas grutas em xistos.

 

Obrigado pela ajuda!

 

De acordo com isto:

"Peixe algo tímido pelo que deve ter bastantes esconderijos de modo a sentir-se seguro.

Podem ser mantidos 2 casais no mesmo aquário desde que este tenha espaço suficiente para cada casal formar o seu território (um aquário com mais de 100Lts e com cerca de 80cm de frente deve dar para o efeito)"

 

se tiveres plantas convem k as dispunhas de forma k formem barreiras visuais em vez de as arranjar muito alinhadinhas por exemplo...ou muito espaçadas... isto para nao se estarem sempre a desafiar e perseguir...e poderem criar o seu territorio...digo eu k nunca tive dois casais....

Agora diria que fica a teu criterio por ou nao, visto k nao tens os 100l..ou entao esperas k alguem te oriente melhor

 

ja agora...o meu casal voltou a fazer as pazes!!!!!!!!!! :animal_fish: finalmente..foi um alívio...é k ter uma femea linda como akela e vê-la a ser maltratada e descolorida...é desagradavel... agora ja estao outra vez com exibiçoes mutuas e a limpar alguns sitios juntos durante o processo :D

 

por isso deve ter sido apenas uma fase em k a femea nao keria tar com o mahco...possivelmente depois de uma postura...nao sei.. de qualquer maneira obrigado pelas opinioes...

 

depois ponho umas fotos...se kiserem claro

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedrioo. Obrigado pela info.

 

Ainda bem que o teu casal se entendeu. Agora é só esperar pelas posturas.

 

Quanto a mim, vou ver bem o layout do aquário que vou remodelar antes de decidir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais