Recommended Posts

Publicado (editado)

bom dia a todos

eu recentemente acabei com um aquario plantado e estava a pensar criar um de ciclideos, mais precisamente tanganyika

e tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer antes de estar a comprar o que não devo e acabar por gastar dinheiro duas vezes

1º - estou a pensar comprar areia branca para estuque

2º - estou a pensar em colocar basaltos/calcárias

3º - as plantas que pretendo colocar são anubias e valisnerias nana

antes de mais nada quero referir que o PH da água na minha zona anda por volta dos 7, testes de KH e GH infelizmente não tenho

Agora as duvidas:

eu com esta areia devo juntar coral moido para subir o PH certo? uma vez que os basaltos não alteram as caracteristicas da água ou será que tenho de meter rochas calcárias

também li algures que se pode por conchas dentro do filtro, mas fiquei "apanhar" do ar !!!

em relação ás plantas costumam colocar algum tipo de substracto fertil por baixo da areia ou não é necessário?

por agora é tudo, hehehe

abraço

luis sabino

Editado por sabinonet
Publicado:

boas

1º - estou a pensar comprar areia branca para estuque

essa areia de estuque e do aki

2º - estou a pensar em colocar basaltos/calcárias

eu metia pedras calcarias vende-se no mestre maco pedras reguionais

3º - as plantas que pretendo colocar são anubias e valisnerias nana

podes colocar as anubias e valisnerias

antes de mais nada quero referir que o PH da água na minha zona anda por volta dos 7, testes de KH e GH infelizmente não tenho

e para a agua fazes um buffer caseiro com:

bicarbonato de sódio- faz subir do PH

sal de aquário- ajuda a manter a duresa alta

Sulfato de Magnésio- subir a dureza da agua

quantidades a usar para 500gr de buffer =15 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

15 colheres de sopa de sal de aquário

30 colheres de sopa de Sulfato de Magnésio

e para meteres dentro do aquario metes 1 colher de sopa por cada 30 litros

Agora as duvidas:

eu com esta areia devo juntar coral moido para subir o PH certo? uma vez que os basaltos não alteram as caracteristicas da água ou será que tenho de meter rochas calcárias

também li algures que se pode por conchas dentro do filtro, mas fiquei "apanhar" do ar !!!

em relação ás plantas costumam colocar algum tipo de substracto fertil por baixo da areia ou não é necessário?

sem subsestrato fertil.

mais uma coisa qual e a medida do aquario e que peixes queres meter la destro

Publicado:

viva

antes de mais obrigado pela ajuda Joaquimalves

em relação aos peixes, estava a pensar em colocar conchicolas ( Neolamprologus brevis; multifasciatus; similis ) e uma especie de meia água ou da zona das rochas, mas como o aquario é limitado em termos de volume de água, estou na duvida talvez algum destes (Neolamprologus tretocephalus; brichardi; Cyprichromis)

estou mesmo na duvida :) eu gosto muito dos Tropheus mas esse são para esquecer

outra coisa, onde se arranjam as conchas para os conchicolas, nas lojas não tenho visto nada, já vi no Jumbo umas conchas utilizadas na colinaria para serem recheadas compatés, será que estas servem?

abraço

luis sabino

Publicado:

Relativamente ás especies, o melhor era colocares as medidas do áqua. mas para o biotipo em questão a flora está correcta, o substrato também (Já é calcário, não necessitas juntar mais nada).

Relativamente aos parametros utiliza o buffer caseiro que o Joaquim diz. Resulta, podes ter alguma dificuldade em arranjar sulfato de magnésio. Mas em vez de sal para aquario podes comprar um que há no continente que custa 1€ o saco de 1kg e comigo e com outras pessoas do forum tem resultado. o sal é o Marnoto. eu só consigo encontrar no continente ou no modelo, passo a publicidade.

As pedras, calcárias, sem dúvida, ajuda a manter os parametros elevados.

Um dos problemas que vais ter é o das Vals... com esse substrato vai ser muito dificil mantê-las, quanto ás anubias, ata-as a uma pedra e já está.

Se quiseres por as medidas do áqua o pessoal pode ajudar melhor, agora assim fica vago...

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
Relativamente ás especies, o melhor era colocares as medidas do áqua. mas para o biotipo em questão a flora está correcta, o substrato também (Já é calcário, não necessitas juntar mais nada).

Relativamente aos parametros utiliza o buffer caseiro que o Joaquim diz. Resulta, podes ter alguma dificuldade em arranjar sulfato de magnésio. Mas em vez de sal para aquario podes comprar um que há no continente que custa 1€ o saco de 1kg e comigo e com outras pessoas do forum tem resultado. o sal é o Marnoto. eu só consigo encontrar no continente ou no modelo, passo a publicidade.

As pedras, calcárias, sem dúvida, ajuda a manter os parametros elevados.

Um dos problemas que vais ter é o das Vals... com esse substrato vai ser muito dificil mantê-las, quanto ás anubias, ata-as a uma pedra e já está.

Se quiseres por as medidas do áqua o pessoal pode ajudar melhor, agora assim fica vago...

Abraço,

Nuno Dinis.

viva Nuno

o aquário é pequeno, apenas 100 litros, eu sei que para ciclideos é um pouco pequeno mas por agora é o que se pode arranjar

dizes que as pedras calcárias ajuda a manter os parâmetros elevados, mas eu gostava de usar basaltos, para contrastar com a areia branca, e os basaltos acho que são inertes

disseram-me para utilizar coral moido ou areia de coral que iria fazer o mesmo efeito das pedras calcárias, o que é que tu achas?

abraço

luis sabino

Publicado:

boas

conchas utilizadas na colinaria para serem recheadas compatés

servem bem.

mete as medidas do aquario por causa dos territorios do peixes

Publicado:

Boas Sabino,

Podes usar basaltos e as conchas moidas, mas isso não te vai ficar caro? refiro as conchas.

Bem se vais usar areia da Maxmat, acho que isso com Buffer chega para manter os parametros, eu tenho um Malawi com Areia da Maxmat e com Basalto e o PH está nos 8,3. Por isso se conseguires arranjar barato aproveita, senão... acho que não vale a pena gastares fortunas com isso.

No Tanganika tenho areia da MaxMat, misturada com Silica e pedras calcárias e o PH está nos 8,5... por isso.

Relativamente á Fauna, tropheus... esquece, os tropheus são peixes de Cardume e teres menos que 6 num áqua não é muito interessante, podes sempre por dois, mas sinceramente eu preferia não faria isso.

Relativamente á Outra Fauna eu prefiro os Brevis, como tenho alguns, acho muito giros, mas nunca tive similis nem multies, por isso, é um pouco o que gostares mais... tipo Brevis um Casal, Similis ou Multies colónias com muitas conchas enquanto que nos brevis basta 2/3 conchas e já chega para um casal.

CYpris nunca tive mas acho que podes colocar uns 3/4, mas relativamente a isto preferia que alguem com mais conhecimento destes piquenos se expressa-se. Os brichardi também não ficam mal, mas mais uma vez já sabes, conchiculas de um lado rochedos do outro.

Eu, no meu tanga de 80, tenho um casal de Brevis, um de Julies e agora ando a ver se ponho uns calvus Jr, porque demoram muito tempo a crescer e assim aproveitava para ver o crescimento, mas convem teres territórios bem definidos e colocá-los todos(os peixes, não só os Calvus) muito jovens. Os Calvus quando chegarem aos 8/9cm vou ter que os mudar, mas para isso demoram um ou dois anos.

As Conchas do Escargot's servem perfeitamente, com uma vantagem, no continente vendem umas a 5€ comes os gajos e depois aproveitas as conchas, obviamente muito bem lavadas.

E creio que é tudo... Se precisares de mais alguma ajuda, diz.

Abraço e boa sorte para o projecto, ah e não te esqueças de ir fazendo uns updates com umas fotos, como é costume pelo pessoal do forum.

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
boas

mete as medidas do aquario por causa dos territorios do peixes

as medidas penso que seja 80x40x40 é que de momento o aquario não está na minha casa

Publicado:
Boas Sabino,

Podes usar basaltos e as conchas moidas, mas isso não te vai ficar caro? refiro as conchas.

Bem se vais usar areia da Maxmat, acho que isso com Buffer chega para manter os parametros, eu tenho um Malawi com Areia da Maxmat e com Basalto e o PH está nos 8,3. Por isso se conseguires arranjar barato aproveita, senão... acho que não vale a pena gastares fortunas com isso.

No Tanganika tenho areia da MaxMat, misturada com Silica e pedras calcárias e o PH está nos 8,5... por isso.

Relativamente á Fauna, tropheus... esquece, os tropheus são peixes de Cardume e teres menos que 6 num áqua não é muito interessante, podes sempre por dois, mas sinceramente eu preferia não faria isso.

Relativamente á Outra Fauna eu prefiro os Brevis, como tenho alguns, acho muito giros, mas nunca tive similis nem multies, por isso, é um pouco o que gostares mais... tipo Brevis um Casal, Similis ou Multies colónias com muitas conchas enquanto que nos brevis basta 2/3 conchas e já chega para um casal.

CYpris nunca tive mas acho que podes colocar uns 3/4, mas relativamente a isto preferia que alguem com mais conhecimento destes piquenos se expressa-se. Os brichardi também não ficam mal, mas mais uma vez já sabes, conchiculas de um lado rochedos do outro.

Eu, no meu tanga de 80, tenho um casal de Brevis, um de Julies e agora ando a ver se ponho uns calvus Jr, porque demoram muito tempo a crescer e assim aproveitava para ver o crescimento, mas convem teres territórios bem definidos e colocá-los todos(os peixes, não só os Calvus) muito jovens. Os Calvus quando chegarem aos 8/9cm vou ter que os mudar, mas para isso demoram um ou dois anos.

As Conchas do Escargot's servem perfeitamente, com uma vantagem, no continente vendem umas a 5€ comes os gajos e depois aproveitas as conchas, obviamente muito bem lavadas.

E creio que é tudo... Se precisares de mais alguma ajuda, diz.

Abraço e boa sorte para o projecto, ah e não te esqueças de ir fazendo uns updates com umas fotos, como é costume pelo pessoal do forum.

Nuno Dinis.

viva Nuno

acho que vou fazer o que tu dizes, em relação à areia do maxmat, é que a areia de coral é uma pipa de massa e a vida não está facil, fica mais barato fazer o Buffer

a fauna estava a pensar numa colonia de multis, um casal de brichardi e talvez um casal de Julidochromis, ou achas que é muito?

é que estive a ler as caracteristicas destas duas especies e dizem que quando fazem criação juntos, as crias andam em conjubto tipo uma "cresce"

abraço

luis sabino

Publicado:

De facto creio que sim, mas não tenho a certeza, infelizmente nunca vi nenhuma(creche)...

a minha dúvida passa por serem ambos peixes de rochas, nesse caso tens que ter territórios muito bem definidos, porque os CA's são Beras.

Eu diria que para teres estes peixes nesse áqua devias ter os conchiculas de um dos lados, rochas no meio e rochas no outro lado com uma separação, ou pelas valisnérias ou por outra coisa, porque se as pedras estiverem todas juntas vai haver disputas entre as julies e os brichardi. Mas se tiveres cuidado com a separação parece-me possivel, mas tens que andar de olho neles por causa das guerras.

Mas depende muito do layout.

Uma coisa importantissima, é a Filtragem, tens que ter um filtro de pelo menos 5x o volume do áqua. E as TPA's (Trocas Parciais de água), pelo menos uns 20% semanais ( sempre com adição de buffer na água nova).

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
De facto creio que sim, mas não tenho a certeza, infelizmente nunca vi nenhuma(creche)...

a minha dúvida passa por serem ambos peixes de rochas, nesse caso tens que ter territórios muito bem definidos, porque os CA's são Beras.

Eu diria que para teres estes peixes nesse áqua devias ter os conchiculas de um dos lados, rochas no meio e rochas no outro lado com uma separação, ou pelas valisnérias ou por outra coisa, porque se as pedras estiverem todas juntas vai haver disputas entre as julies e os brichardi. Mas se tiveres cuidado com a separação parece-me possivel, mas tens que andar de olho neles por causa das guerras.

Mas depende muito do layout.

Uma coisa importantissima, é a Filtragem, tens que ter um filtro de pelo menos 5x o volume do áqua. E as TPA's (Trocas Parciais de água), pelo menos uns 20% semanais ( sempre com adição de buffer na água nova).

Abraço,

Nuno Dinis.

viva Nuno

Muito obrigado pela ajuda que me tens dado

tal como referes preciso de arranjar um filtro bastante "potente" e é por isso que ainda não montei o aquario

mais uma vez obrigado pela ajuda

abraço

luis sabino

Publicado:

Não te preocupes, estamos cá para isso mesmo. E além disso é sempre bom poder ajudar com o pessoal que se está a iniciar nos CA's, o problema vem depois... isto é um bichinho muito viciante.

Se reparares o pessoal que tem fishroom's não é para fazerem dinheiro com a venda dos peixes... é mesmo o vicio de ter peixitos.

Eu por mim já tinha mais uns dois ou três aquarios cá por casa, mas a maria não deixa... Enfim vou-me ficando pelos meus dois, um Malawi e outro Tanganyika.

E são os dois muito fixes, os Malawi são diferentes, são mais peixes de cores exuberantes, os tangas tem um comportamento fantástico.

Também já tive um Plantado sul americano, mas desde que comecei nos CA's não quero outra coisa.

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas!

Já passou bastante tempo neste tópica, no entanto...

Eu também me estou a iniciar no CA´s e por isso tenho lido bastante e perguntado bastante! Isto pra dizer que os Brichardi, segundo sei, além de serem mauzinhos são muito prolificos e num instante vão-te encher o aqua! Além disso nesse espaço não convém abusar da população, talvez uns conchiculas e uns rock dwellers, que até podem ser os jullies, no entando tens muito por onde escolher, toma é em atenção as necessidades de espaço por forma a teres um aqua equilibrado com peixes bonitos e saudáveis!

Boa sorte!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png