Recommended Posts

Publicado

boas

tenho um aqua de 80l montado ja á 6 anos e quero fazer uma remodelaçao no mesmo, masi alem de mudar o look actual do aqua, queria tambem lavar o areao e colocar novo substrato, a minha duvida é a seguinte, ja li aqui o post de um membro a dizer que quando queria mudar o aspecto do aqua tirava agua do mesmo para um caixa de plastico coloccava la o aquecedor e o filtro e depois passava para la os peixes ate ter mudado o aqua, claro que isto é para ser feito numas horas e depois voltar a colocar a agua e os peixes e acabar de encher com agua nova como se fosse um tpa, a minha duvida é se ao lavar o areao e colocar o substrato nao vou ter problemas em colocar os peixes de volta

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Publicado: (editado)

Já agora fica aqui o set up do aqua, fotos não tenho pois emprestei a máquina ao meu irmão, mas mal tenha coloco

Aquario Diy – 60/45/35

Calha Diy c/ 2 Lampadas Sunglo 15w T8

Termostáto FloTec 150w

Filtro Externo Eheim 2011 c/ saida em cascata Diy

Areão de rio

Substrato Sera ( já não sei qual )

Lousas

Fauna

3 - Espadas ( 1 Macho e 2 Femeas )

1 - Beta Femea

1 – Corydora

1 – Peixe Madeira ( Rineloricaria teffeana )

1 – Botia Palhaço

1 – Raposa Voadora ( Epalzeorynchos kalopterus ) ( c/ cerca de 10cm)

1 – Plecostumus ( c/ cerca de 16cm )

1 - Peixe Borboleta Africano (Pantodon buchholzi)

Flora

Echinodorus quadricostatus ( acho que é isto, não tenho jeito para nomes, so que no site da tropica diz que esta planta cresce cerca de 15cm, isso só se forem os runers que tenho pois a planta mãe tem cerca de 60cm)

Limnophila sessiliflora ( oferecida )

Eu queria lavar o areão e colocar novo substrato pois a Limnophila que me ofereceram esta a morrer e tambem queria colocar mais plantas, mas outra que lá tenho comprei há cerca de 1 ano com 10cm e está gigante e este ano deu um runer do qual ja retirei para oferecer 4 pés e tenho mais

Editado por ric17fcp

alvarenga

Publicado:

Olha ! Parece-me que não haverá problema se lavares o areão. De facto aí estarão colónias de bactérias estabelecidas que contribuem para o ciclo do azoto mas se mantivres grande parte da água e não lavares ao mesmo tempo o filtro, elas rapidamente se re-estabelecem. Podes acrescentar Nitrivec da Sera ou outro produto parecido para ajudar.

Acho que a Lymnophyla se está a ressentir porque talvez os 30 w de luz que tens não sejam sufcientes. Usas CO2 e fertilizantes ?

Acho que faz bem mudar de vez em quando o hardscape e podes aproveitar e colocar por baixo do areão um substrato fértil.

Boa sorte.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado:

boas

obrigado pela resposta, realmente ja vi que 30w nao é suficiente, co2 não uso, por isso visto que agora ando fraco de €€€ decidi não fazer já a remodelação, vou aguardar uma encomenda que tenho na aquaristic onde comprei um substrato e vou fazer o seguinte, lavar apenas 80% do areão, nao lavar o filtro, colocar substrato e depois o areão lavado, e vou tambem comprar 2 lampadas novas, já li algures que são necessários 1w p/ litro +-, por isso vou arranjar duas de 30w, 60w acho que chegarão pois o aqua é de 80l, mas reais só terá á volta de 60, e vou tambem tentar montar um sistema de co2 caseiro, nunca fiz nem utilizei co2, mas como quero um plantado e pelo que estou farto de lêr é aconselhavel o co2, espero que resulte.

Já agora uma duvida : visto que por baixo de esse aqua de 80l tenho outro de 45l que vou montar para invertebrados, será que há hipotese de com uma garrafa de co2 caseiro fazer um T (ainda não sei como) de modo a ter duas saidas de co2 .

Cumps.

alvarenga

Publicado:

boas

visto que a minha encomenda á aquaristic está para chegar, vou começar na proxima semana com a remodelação do aqua de 80l e a montagem do nano para invertebrados, agora gostava que me aconselha-sem com uma lista de produtos que achem essenciais para se ter em casa, visto que vem ai o subsidio e vai haver uns €€ extras para gastar ;) , de momento tenho um kit de testes encomendado ( acho que devem de vir todos os mais importantes ), tenho tambem fertilizante de ferro TetraPlant - PlantMin, para a agua JBL Biotopol, e para doenças Sera Costapur, se acharem que devo ter mais alguma coisa para o caso de ser preciso ou para utilizar regularmente agradeço que me digam, pois na proxima semana vou a uma loja que existe em Matosinhos onde costumo comprar algum material e quero comprar o que me falta para acabar as montagens. Uma nota para quem é do Porto essa loja que nao sei o nome mas posso saber está a fazer 20% de desconto até ao fim do ano em todo o material de aquariofilia ( excepto vivos ).

Já agora se alguem me pudesse tirar a duvida em relação ao T para o co2 agradecia, senão monto duas garrrafas, era so pelo espaço que vão ocupar e pela estetica.

Cumps.

alvarenga

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!