Espectro de luz das actinicas


Recommended Posts

Bom dia!

 

Apesar de ser um tipo dos plantados e não ter o meu reef :roll: (eu sei...eu sei ja me vao tentar convencer a ir para o dark side1 :lol: )

 

Gostaria de saber se me conseguem mostrar gráficos do espectro de intensidades das lampadas actinicas, estive á procura na net mas só encontro sites de vendas....

 

Para além disso se me puderem dizer quantos Watts, lumens, e litros de água teem era porreiro! e já agora...e se não for pedir demais...quanto acham que gastaram na aquisição das actinicas!

 

:)

 

("Que descaramento! Este gajo nem sequer 1,5l de água salgada tem em casa e vem para aqui pedir informações!" "ora mete lá a cabecinha de fora que eu já te dou as informações!" :D )

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o espectro de luz das actinicas é so na parte azul. dos 350 aos 420nm se fizeres uma peskisa de imagens no google por actinic spectrum ves a imagem,quanto á relacao de wats por litro o é bom 1w por litro mas para corais duros se puderes por mais ke isso eles nao se queixam,até agradecem mostrando as suas cores maravilhosas. dis-nos o ke planeias fazer em termos de litragem e sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já fiquei com uma ideia....o meu problema é que sempre que vejo um grafico com gama de cores...para o mesmo comprimento de onda vejo cores diferentes....

 

ex:

moonlight-chart.jpg

ems.gif

 

 

image004.jpg

 

trans43.jpg

 

spectrum.jpg

 

Penso que o melhor é guiar-me mesmo por diagramas de cor:

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase...cie1976.html#c1

 

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase...ion/cie.html#c2

 

e já agora um link para quem gosta de editar digitalmente as fotos:

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase...colchar.html#c1

 

e mais um link de interesse sobre os picos das cores primarias e a sensibilidade dos olhos ás mesmas:

 

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase.../colcon.html#c1

 

um dado interessante é que em média na população os cones sensiveis ás cores nos olhos estão distribuidos da seguinte maneira:

 

64%são sensiveis ao vermelho

32%são sensiveis ao verde

2%são sensiveis ao azul

tudo isto valores aproximados... :D a soma não dá 100%

 

Fizo: quanto ao que quero fazer...não é montar um reef...para já!

 

E quanto aos lumens...para o azul são uma medida muito má, já que lumens são relativos á sensibilidade do olho humano! e portanto numa lampada actinica basta fazeres um shift aos azuis ou meteres um pouco em cores com maior comprimento e os lumens mudam significativamente sem que no entanto tenhas muito mais azul!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...como ninguem parece interessado... :P gostaria que comentassem o seguinte no que toca a zooxanthellae que me parece a principal razão de ser das actinicas para além do lado estético:

 

The next question that comes up is if supplementation of actinic 03 radiation (that is, lighting that ranges from ~380 nm to ~480 nm, with a major peak at ~420 nm) is needed with the higher Kelvin bulbs. In my opinion, if you are using a bulb 10,000 K or greater, supplementation is not

absolutely needed. HOWEVER, the increase in coral growth and color provided by this supplementation makes it well worth the additional expense. Supplementation is advisable if you are using bulbs of 6500 K or less, and especially if you are using lighting of 5500 K or less. When using fluorescent lighting, you will need to use a combination of bulbs in order to get both as proper spectrum for the corals and a good color rendering for you. Usually a 1:1 ratio of actinic to full spectrum should be sufficient for most purposes. If you decide to use compact fluorescent lighting, a 1:1 ratio of 7100K and 6700K bulbs is, in my experience, your best choice for reef systems as this combination closely resembles that of the absorbence spectra for zooxanthellae. In clear reef environments, the wavelengths of maximum penetration fall between 440 nm and 490 nm. This may explain, in part, the spectral peaks of chlorophyll b and some carotenoid pigments. This is not to say that other wavelengths are not represented or utilized by zooxanthellae,

just that their energy relative to the above-mentioned range is not as great, especially as one goes deeper. It must be remembered that the greatest absorbence occurs within the relatively narrow range of ~450 nm to ~460 nm. So, where does this leave the reef hobbyist? While the actinic 03 bulb is adequate to the task, the 7100K compact fluorescent tubes appear to be superior since it peaks at ~460 nm (with a smaller peak at ~420 nm), matching more closely the absorbence spectra of zooxanthellae. Utilized with a compact fluorescent of 6700K, the spectrum matches very closely that of the absorbence spectra for zooxanthellae, with peaks in both the ~400 nm to ~550 nm range and a smaller peak in the ~650 nm to ~700 nm range. In theory, then, the zooxanthellae are able to utilize a greater portion of the light hitting them than they might using an actinic 03/full spectrum bulb combination. Practical experience has shown me, as well as a host of other

hobbyists, that the use of these bulbs in combination allows for superb stony and soft coral growth and color, matching those produced by metal halide lighting of similar wattage.

 

Em todas as lampadas actinicas das principais marcas eles referem o pico aos 420nm....mas pelos vistos este não é o pico de absorção da zooxanthellae.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Bem, as actinicas sao apenas um complemento estetico. Nao precisas de as colocar num sistema salgado para teres sucesso com corais. As lampadas normais e principalmente as HQI ja fornecem quantidades suficientes dos tons azuis de que um coral (e ate os sps) precisam...

 

D resto, e apenas ao gosto de cada um ou no maximo para ajudar a simular o amanhecer e anoitecer. :P

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto...a conversa das companhias que vendem as lampadas é basicamente treta e as HQI já tratam de tudo...ok, alguem contra?

 

já agora..qual destes dois espectros vos parece ser mais favorável para introdução num reef?

 

 

Pic_1761_20.jpg

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais