Discos selvagens Tefe


António Costa

Recommended Posts

Óla a todos do Forum

 

Já mantenho Discos a alguns anos, a linhagem que mantinha eram os pele de cobra, que já reproduzi por dua vezes,pelo que desisti de os reproduzir por não ter encontrado algum armazenista que pagase o justo por eles, acabando por oferecer os jovens a amigos que nem sempre os trataram como deviam. Mas mantenho ainda o casal reprodutor.

À cerca de três meses comprei três discos selvagens Supostamente Tefe mas como sabem é bastante vulgar o comercio trocar as origens, por vezes é salsada de todo tamanho. Os que comprei, dois deles têm as caracteristicas pintas vermelhas no corpo o outo não, mas é da mesma tonalidade dos outros. Estavam como é normal em mau estado mas após muito trabalho começaram a comer granulado, flocos e claro a papa caseira a base de coração de boi. Para que aclimatação se realiza-se mais rapidamente comprei também dois discos asiaticos dos que não valem nada mas serviriam para o que estavam destidados. Após este tempo para meu espanto tenho tido algumas posturas de um disco selvagem que me parece ser um macho com uma femea dos asiaticos. Já que consegui pelo menos descobrir o sexo de um dos sevagens, gostaria de saber se algum dos membros que costumam a ferquentar este forum se mantem esta estirpe de selvagens para saber mais saber mais sobre a reprodução desta estripe. Porque gostaria de a reproduzir e não tenho experiencia com este tipo de discos. Calculo que talvez terão especificidades particulares em relação ás estripes de cativeiro.

 

Um abraço a todos.

António Costa de Paços de Ferreira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais dificil é dar condições para um selvagem reproduzir, depois a formula e os problemas pós postura é a mesma que para os de cativeiro.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Francisco

 

Já esperava um pouco que resposta possivel fosse essa, mas agradeço na mesma desde já um muito obrigado. Uma outra questão que irei colocar será em relação á variedade, claro que não estou á espere que me respondam ja que não enviei nehuma foto. Estou a tentar enviar algumas fotos que terei aos discos mas não estou a conseguir, azelhisses de pricipiante.

 

um abraço.António costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Reproduzir discus selvagens é dificil sim, compra-los pequenos aumenta bastante as hipóteses de sucesso.O que aumenta também é fazer o que o António fez que é juntar com peixes de cativeiro.Dificil vai ser formar um casal selvagem.Quanto à reprodução já foi tudo dito no post anterior.É basicamente a mesma coisa, penso eu....Boa sorte...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óla Varez

 

Concordo enteiramente com o que acbou de dizer por essa razão perguntava se haveria mais algem que mantinha esta varidade para que podesse adequir um pequeno lote de juvenis para dai tentar tirar pelo menos um casal, assim a situação seria menos dificil. Porque tenho plena consiencia de que com a quantidade de exenplares que possuo só por mero acaso e repito por muito mero acaso conseguirei alguma coisa, aumentando o nº de exemplares também aumenta um pouco as possibilidades. Um outro problema é que as lojas vulgarmente não sabem cuidar muito bem dos discos muito menos dos selvagens, agravando ainda o seu estado ja muito debelitado pela importação fazendo com que o leque de escolhas reduza ainda mais. Nem me atrevo a mostrar o estado em que estavam os meus e eram os melhores, ainda possuo um que o numerei nas fotos que te vou enviar com nº3, ainda esta magro como um cão vadio, começando agora alimentar-se melhor o que me da uma certa esperança de o poder recoperar.

 

 

Um abraço António costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Bonitos exemplares antes de mais.

São TEFE red spotted green, mantive essa mesma estirpe durante 4 anos junto com 2 Heckel e uma Pigeon.

Como a tarefa que te propões não foi facil para mim, vou tentar ajudar-te com os dados que tenho, por isso só respondo agora, pois já tinha visto o tópico.

Infelizmente tenho apenas duas fotos dos ditos, pois o imagestation fechou e o freek aqui não fez back up...

 

tefe003wt7.jpg

 

Na foto está a fêmea que gostava mais, era um belo peixe com 18cm quase redonda como podes ver.

 

bestfotocn1.jpg

Shot at 2006-11-28

Aqui um dos machos e uma Pigeon.

 

Nunca consegui de facto fazer crescer alevins, mas tive posturas, tambem nunca separei o casal, para ver até onde iam...

Infelizmente estive bastante doente já este ano, internado e acabei por perder um deles, a fêmea e uma Pigeon, que não sei bem porquê, gostou de um dos machos...e estragou um dos planos..

Por fim acabei por vender os restantes e comecei com peixes novos e menos exigentes, os quais mantenho agora.

Dou-te agora os parâmetros da água no dia, (tenho escrito em EXCEL ;)) em que tive duas posturas em simultâneo uma em cada canto do aquário.

 

PH= 5,6

Condutividade= 25 microSiemens

GH estava quase a 0, meia gota chegava para mudar de cor.

KH=1

NO3=10mg/l

Tinha adicionado Ferro 2 dias antes, mas não medi pois não tinha teste, mas achei coincidência, e apontei.

Tinha +\-300gr de turfa a rodar no filtro e não a mudava há 30 dias, mas era limpa na manutenção.

Não fazia TPA Há 6 dias.

Não injecto CO2!

 

Considerações:

 

Não sei a proveniência dos teus peixes e pode dar-se o caso de serem F1´s ou até mais.

De qualquer forma aqui, sempre foi importante ter valores de PH e GH baixinhos e ter a Osmose sempre a "bombar" para as TPA´s.

O que chateia pelo desperdicio e pelo trabalho.

Em especial os Heckel não gostavam que o PH subisse acima de 6, notava-se logo a faixa central a escurecer, mas tambem nos outros se notava.

Isto é um facto, já que quando fazia uma TPA menos cuidada notava logo...

Sempre foram peixes timidos, comiam na mão mas nunca foram como outros que tive.

Adoram comida congelada, em especial larvas vermelhas, que ao contrario do que dizem não me provocaram doenças do foro intestinal.

De qualquer forma desparasitava-os,e pelo menos em 2 ocasiões estavam parasitados, nada que não aconteça com outro tipo de alimentação...

Não pegavam em artémias...e gostavam de mordiscar as algas que cresciam, alias era um habito que todos partilhavam e não apresentavam Spironucleus ou outra parasitação intestinal.

São peixes maravilhosos, mas requerem sempre atenção e cuidado especialmente porque EU os tentava manter em aguas acidas, mas tambem perigosas, sempre no intuito de induzir á reprodução.

Nunca descures a água, o NO3 deve sempre ser baixo!!

Acredito que não tenha de ser assim para todos, esta é a minha experiência de 4 anos com eles.

Talvez uma melhor opção mantê-los só em vidro, tendo em vista o controlo do NO3, mas pessoalmente não gosto e não disponho de tempo e espaço.

 

Abraço

 

Qualquer questão terei o prazer de responder.

Boa sorte e diverte-te!

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óla a todos

 

Quero agradecer publicamente toda a amabilidade e dispodimilidade que teve o Varez em colucar as minhas fotos no forum, foi impecavel. Desde já um muito muito Obrigado.

Quanto aos disco fico como é claro feliz por terem gostado dos animais. Mas o que mais me preocupa é de os conseguir reproduzir. Para isso estou mesmo a ver. Que vou ter que reabilitar o outo cubo que está ocupado com os Aphy. striatum.

 

Um abraço Antonio Costa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem :crazyeyes:

 

Grande explicação do Hugo Santos... pelos menos, fica provado que não é nada fácil reproduzi-los beer

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óla Hugo Santos

 

Desde já agradeço-te os dados que me enviaste.

Quanto a estes discos foram-me vendidos em Fevereiro como F0 mas poderá ser verdade ou não. Uma coisa é certa vinham com estado lamentavel apesar do vendedor dizer que já comiam, mas quando os meti no cubo nada, após dias começaram a pegar na comida e davam a impressão que comiam mas se observace bem atiravam na para fora, foi quando comecei dar-lhes larvas de musquito negras que comiam muito bem. Quando acbou o stok voltou o problema, então comecei a dar-lhes minhocas de terra que comeram bém apartir de ai foi um passo para comerem o coração de boi e começram a engordar.

Quanto á timidez foram bastante timidos de inicio mas quando começaram a comer essa timidez desapareceu por completo, hoje vêm comer á mão como os outros dois de cativeiro que comprei na mesma altura.

As aguas sinceramente não tenho a coisa tão bem controlada como tu, sei que o PH 6.5 a DG 4 alemães o KH ramente messo mas é baixo quanto aos parametros biologicos estâo baixos porque faço TAS de 25% diarias com agua da rede filtrada 24 h por carvão activado e um removedor de amonia, por agora não tenho tido razão de queixa.

Já algum tempo tenho verificado que um dos sevagens tem andado errabichado com uma femea de cativeiro mas tem me acontecido o mesmo que te aconteceu os ovos servem de comida fresca para o selvagem, apesar de que desta ultima vez os ovos terem durado atá ao outro dia. estou a pensar reabilitar o outro cubo que tenho e tentar deixar o casal só e ver o que dá. apesar de não ser asituação que mais me agrada um selvagem com um de cativeiro mas será um começo.

 

Um abraço António costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hugo Santos os teus discus selvagens eram realmentente muito bonitos mas pelas fotos parecem-me tudo menos Tefe green. Não têm a cor (o que até poderia ser das fotos) nem o formato de corpo que os Tefe green costumam ter; estes cortumam ter o corpo mais redondo com a barbtn dorsal mis pequena. Os teus parecem-me uma estirpe de castanhos selvagens, alo parecido aos Alenquer ou Nhamundas por exemplo.

Tens mais fotos?

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais