Como se monta o escumador (ATI BM 200)?


Recommended Posts

Olá,

 

O escumador (ATI Bubble Master 200) já me chegou e, se bem que o preço até tenha sido razoável, o facto de ter vindo da Alemanha não ajuda nada na sua montagem porque a folhinha que o acompanha digamos que vem numa lingua não muito compatível com os meus conhecimentos linguísticos!

Assim tenho algumas dúvidas que, se alguém souber esclarecer, eu fico agradecido:

 

(a montagem é novinha de raíz)

 

- É só meter o escumador para dentro da sump e ligar? Ou deve-se fazer algum tipo de solução onde o escumador fique a trabalhar durante algumas horas (água com vinagre?)?

- O tubo esgoto da coluna seca deve ficar ligado directamente à bomba ou faz a descarga para o compartimento da sump onde vai ficar o escumador?

- Penso já ter lido que estes escumadores para trabalharem bem devem ficar com o nivel de água entre x a y cms. Como se regula isso? Com algo por debaixo do escumador para fazer a altura necessária? O compartimento da sump onde fica o escumador deve estar desenhado para só permitir essa altura de água?

- O que é "afinar o escumador", como se reconhece e como se faz? (que devo observar para saber que o escumador está a trabalhar nas condições ideais?

 

Obrigado!

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho o 250, o que te aconselho é colocares o escumador a 17cms da água ( ou seja a base até à parte superior do escumador, coloquei uma caixa para elevar o escumador), depois vais calibrando com a torneirinha ( para a direita fica com mais fluco, para a esquerda tiras ) até o fluxo de água estar quase a mandar por fora, mas não pode sair água somente deixa as bolhas rebentarem do escumador, depois quando este estiver calibrado colocas o copo e vais ver isso a escumar a sério! pode demorar um tempo... Ele ao arrancar demora um pouco, se demorar mais que 1minuto é porque ele está muito no fundo.

 

 

Não é preciso lavar com vinagre, se quiseres limpa com água corrente morna!!!

O tubo esgoto da coluna seca deve ficar ligado directamente à bomba ou faz a descarga para o compartimento da sump onde vai ficar o escumador?

não é preciso fazeres nada...

 

P.S. - quando vires que a lã fica muito preta ou vês uma que ele não está a escumar muito muda a lã, teñs que colocar a mesma quantidade que tirastes de lã...

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Obrigado pelas dicas!

 

Amanhã já o testo aqui num recipiente com água doce com as tuas indicações para ver como se porta.

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

 

Boas, eu tenho o 250, o que te aconselho é colocares o escumador a 17cms da água ( ou seja a base até à parte superior do escumador, coloquei uma caixa para elevar o escumador), depois vais calibrando com a torneirinha ( para a direita fica com mais fluco, para a esquerda tiras ) até o fluxo de água estar quase a mandar por fora, mas não pode sair água somente deixa as bolhas rebentarem do escumador, depois quando este estiver calibrado colocas o copo e vais ver isso a escumar a sério! pode demorar um tempo... Ele ao arrancar demora um pouco, se demorar mais que 1minuto é porque ele está muito no fundo.

 

 

Não é preciso lavar com vinagre, se quiseres limpa com água corrente morna!!!

O tubo esgoto da coluna seca deve ficar ligado directamente à bomba ou faz a descarga para o compartimento da sump onde vai ficar o escumador?

não é preciso fazeres nada...

 

P.S. - quando vires que a lã fica muito preta ou vês uma que ele não está a escumar muito muda a lã, teñs que colocar a mesma quantidade que tirastes de lã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Obrigado pelas dicas!

 

Amanhã já o testo aqui num recipiente com água doce com as tuas indicações para ver como se porta.

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

ok, mas com água doce não vai ser a mesma coisa!

 

mas prontos...

 

 

força nisso que isso quer é trabalhar!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já liguei o escumador aqui num recipiente com água doce (aquário só chega no sábado) e segui as tuas indicações (até medi o nivel da água com fita métrica para assegurar os 17cms! :) ) e, de facto, é como dizes...não é a mesma coisa como eu tenho visto tanto noutras fotos como ao vivo. As bolhas que se formam são macro bolhas e não micro e não sobem, simplesmente rebentam e pronto. Suponho que é devido ao facto de ser água doce e não salgada, certo?

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim penso que estas certo bem como não esqueças que o trabalho do escumador é apanhar a porcaria dos peixes, restos de comida, etc... logo se colocastes água doce que não tenha nenhuma " poluição " este não vai formar as bolhas de porcaria fazendo um aglumerado de espuma até ao topo do copo e depois rebentam para o mesmo!

 

Não esquecer deves limpar de 15 em 15 dias o copo do escumador no máximo...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Boa tarde, aproveitando o mesmo tópico, tenho esse escumador, tenhonfeito tudo o que esta descrito, mas ele não escuma, só se colocar o fluxo mesmo ate ao toponda caixa de recolha' o que poderá ser?

 

Tenho os 17cm desde a base ate ao topo do nível de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais